![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAPZXX6hZYqK84uqPDRzT9IZhuVpq2RPPFkEb3h6Kc22hwkvLck7bQF1Dz4_VXKozzIhkr5krv_EjUv3_t-A7He0K-7daOC_tbCuUN3lN0EFRI11dP4X6i4fzkNGaUjS88EW7rfYpAS8w3/s320/20170518_124531.jpg)
Está confirmado! Passados 17 anos, o AS Mónaco regressa ao título na Ligue 1.
Leonardo Jardim fez algo incrível depois de ter um plantel curto e muito jovem. Isto tendo em conta que teve num duro e longo percurso,um adversário fortíssimo como o Paris Saint Germain e mesmo assim, conseguiu levar a equipa até ao sucesso.
O treinador português juntamente com a sua equipa tecnica,teve sempre a noção certa e atempada e fez uma gestão, diria, impecável dos seus jogadores. Poder contar com jogadores como Radamel Falcão, com experiência e com uma enorme qualidade finalizadora. É Algo que fez uma grande diferença. Mas isto só foi possível, porque Jardim fez um trabalho extraordinário na recuperação psicológicamente do jogador.
Depois ter ainda jogadores com a versatilidade de Fabinho,a imponência física e tática de Bakayoko, a qualidade inegavel do pé esquerdo de Thomas Lemar, aliado à sua visão de jogo, a inteligência e técnica de Bernardo Silva, terminando na categoria e engenho do "menino" Mbappé. Muito do futebol do Mónaco passou por estes craques . Em termos gerais e olhando para números, a equipa do Principado, tem um desequilíbrio enorme. Muitos golos sofridos, mas um número exurbitante em golos marcados. Mais de 150 golos na baliza adversária é algo impressionante! Só na Liga francesa, a equipa de Jardim, ultrapassou a barreira dos 100 golos(104) , algo impensável e ao mesmo tempo espetacular. Há 57 anos que não existia uma equipa tão goleadora como este Mónaco. Se recuarmos no tempo, o RC Paris na época 59/60 foi a equipa com maior número de golos marcados numa só temporada com 118 tentos.
Agora em termos de futuro quer de Jardim quer dos seus jogadores, ainda é tudo uma incógnita. O treinador do ano da Liga francesa, tem sido cobiçado pelo Arsenal e Inter de Milão e são possibilidades em aberto. Os jogadores com mais interessados, será porventura, Mbappé, Bernardo, Bakayoko e Lemar, com os gigantes de Manchester prontos a perder a cabeça, juntamente com Arsenal e Chelsea e, os colossos espanhóis Real Madrid e Barcelona. Mas claro que não descarto os laterais Mendy e Sidibé, e mesmo Falcão, mas este ultimo para uma Liga como a chinesa por exemplo.
Mas já não falta assim tanto tempo para abertura do mercado de transferências, que é algo que aprecio bastante. Faz mexer com a nossa cabeça,onde criamos expectativas, imaginamos plantéis e ficamos ainda mais ansiosos para que a bola volte a rolar nos relvados.
Pois é, é isto que nos une a todos, chama-se...futebol.
PS: Dizer apenas que Leonardo Jardim, é o segundo treinador português a vencer o 'le championnat', depois de Artur Jorge ao serviço do Paris Saint Germain em 1994.
#Abolaedetodos
Comentários
Enviar um comentário