Avançar para o conteúdo principal

FC Porto: Grande ou..."apenas" melhor?






O FC Porto continua a fazer uma pré-temporada segura e demonstra um notório crescendo de qualidade.
Desta vez o adversário foi o Portimonense, que pouco conseguiu fazer para contrariar o poderio evidente da equipa azul e branca.

O sistema tático está cada vez mais (bem) estruturado e os jogadores mostram um melhor entrosamento (a todos os niveis) a cada dia que passa. Para além disso, a intensidade vai subindo de nível e, a mobilidade vai sendo cada vez maior conforme o melhoramento da capacidade física.

A defesa está definida desde há um tempo para cá e Sérgio Conceição (e bem), não mexe nesses homens nem modifica O quarteto no seu 11 inicial. Ou melhor, temos visto um protótipo do seu 11 tipo que vai recebendo um "aperto" aqui e ali. Ontem foi Brahimi no lugar de Otávio e o argelino para além dos golos, deixou um perfume do seu futebol e teve a sua "liberdade".
Na frente de ataque, Aboubakar e Soares, "casam" cada vez melhor e com o melhor de tudo incluído... golos.

Também é preciso referir a grande fragilidade apresentada pela equipa de Vitor Oliveira. Com um ou outro apontamento de qualidade ofensiva, mas muito "meigo" em todas as fases do jogo, para quem quer assegurar a permanência no escalão máximo do futebol português.
Tem certamente muito trabalho ainda por desenvolver para que possa estar à altura de disputar a grande maioria dos jogos da Liga NOS.

Eu quando fiz análise ao FC Porto, referi que é preciso ir ao mercado para algumas posições e mantenho o que disse.
A possível chegada de Marcus Wendel do Fluminense para o miolo e Richarlison para as alas demonstra que o treinador e a SAD portista dão-me razão.
Mesmo que não sejam estes os jogadores, há sempre um fundo de verdade e como se costuma dizer, "onde há fumo, há fogo", acredito que essas posições precisam de ser reforçadas e não descarto ainda um central, (mesmo que Marcano não saia) e um lateral esquerdo que dê a mesma performance ao jogo como Alex Telles, algo que Miguel Layún não faz, embora considere um jogador versátil e que faz sempre falta num plantel, e Rafa Soares também não entra muito nas contas como também já tinha referido.
A situação de Danilo Pereira é a mais delicada, tendo em vista uma possível transferência e se este Porto quer ter fortes aspirações de atingir o sucesso,o internacional português é um jogador imprescindível para o clube atingir os objetivos.

Para terminar, quero dizer-vos que, este FC Porto está de fato a mostrar qualidade, tem sem dúvida outro ADN, tem intensidade no seu jogo e tem feito golos, mas não quero que os meus leitores portistas criem demasiadas expetativas. Digo isto porque ninguém joga sozinho e a temporada é longa, há sempre várias adversidades durante os de 10 meses de competição.
Acredito que a ansiedade de voltar aos títulos seja enorme, principalmente por estarem "habituados" a ver a vossa equipa a jogar um futebol sem identidade, sem um sistema definido e tudo mais que fui falando convosco ao longo da temporada passada. Por isso é preciso ter sempre humildade e não "embandeirar em arco".
Estas ultimas palavras servem para todos, mas principalmente para os rivais diretos Benfica e Sporting.
Para se ser "penta" é preciso trabalhar muito e bem e, o Sporting não é por ter contratado jogadores de qualidade e alguns deles sonantes que ja é campeão nacional. Tudo é teórico até ao "confronto" e, tal como disse anteriormente, ninguém joga sozinho.


A Bola é de todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...