Avançar para o conteúdo principal

Jornada 34 da Liga NOS (Moreirense 3-1 FC Porto)





Jogo entre o Moreirense e o FC Porto, num jogo sem objetivo para os "dragões", mas de uma extrema importância para a equipa de Moreira de Cónegos.

A grande novidade nos "azuis e brancos" foi a entrada de José Sá para o lugar de Iker Casillas.

O Moreirense sabia que precisava vencer para permancer no escalão máximo do futebol português, e por isso mesmo procurou assumir as despesas do jogo e aos 3 minutos podia mesmo ter aberto o marcador, num bom cabeceamento ao qual José Sá se opôs com qualidade.
O Porto subiu no terreno, começou a pegar no jogo, com mais bola mas sem criar situações de grande relevo.
Aos 15 minutos, jogada pelo lado esquerdo do ataque da equipa de Petit, com Rebocho a fazer um cruzamento forte e tenso e Boateng mesmo à ponta de lança, a bater Sá com um excelente golpe de cabeça.
Brahimi procurava ser o maior desiquilibrador dos "dragões", sempre o mais inconformado.
Moreirense sempre bem posicionado defensivamente e muito bem nas saídas em contra-ataque, a mostrar critério. Perto da Meia hora Frederic Maciel, pelo lado esquerdo a criar calafrios na defensiva do FC Porto.
Aos 37 minutos, Felipe não soltou a bola de forma simples, Boateng rapidíssimo, recuperou a mesma e, isolou o número 67 da Moreira de Cónegos( Maciel) que na cara de Sá faz o 2-0.

Um Porto lento, "levezinho" e previsível, com bola e sem critério na zona de finalização.
O Moreirense sem bola, mas "matreiro" no contra-ataque e aproveitou 50% das oportunidades.
Para além da diferença da qualidade individual e coletiva, Petit decidiu ter apenas 2 homens no miolo contra 3 do FC Porto. Algo arriscado, mas que está a dar resultado até ao momento. 

No segundo tempo, Nuno fez alterações na procura de mudar por completo o rumo do jogo, mas sempre com lentidão de processos o que dificultava o desiquilibrio na defensiva do Moreirense.
A equipa de Moreira de Cónegos manteve sempre a mesma forma de jogar e a forma de estar do FC Porto facilitava abordagem ao jogo por parte da equipa de Petit.
A melhor oportunidade dos "dragões" até então surgiu por Danilo, que quase dentro da baliza foi displicente e atirou por cima.
O Moreirense quase que abdicou de atacar e preocupou-se apenas a estar bem defensivamente.
Pouco passava dos 60 minutos jogada de ataque portista com boa jogada inicialmente de Soares onde no final, é Maxi de forma pouco ortodoxa a reduzir para 1-2. Belo golo de Maxi!
Aos 70 minutos Nildo na marcação de um livre ainda distante, obrigou José Sá a fazer a defesa da tarde.
A equipa de Cónegos ficou algo nervosa, mas teve cabeça fria e Boateng, após uma falha grave de Felipe, coloca a bola em Alex que faz o 3-1 e "matou" o jogo.

Uma vitória justa do Moreirense que faz história. Nunca tinha vencido o FC Porto em jogos a contar para a Liga.
Petit volta assegurar a permanência de uma equipa na Liga NOS depois de na época passada ter feito a prosa com o Tondela.
Um jogo cinzento dos dragões que melhorou um pouco na segunda parte com a entrada de Corona e André Silva.

Na primeira parte não entendi a situação de Felipe a marcar um livre muito perigoso bem na entrada da área. Com Brahimi e Herrera por exemplo,ser o central a marcar, causou-me alguma estranheza. Mas se nos lembrarmos de Lindelöf...!

Com todo o respeito pelos meus caros leitores Portista é que se revêem na tal "Liga Salazar" que alguém quer fazer prevalecer, penso que perde todo o sentido quando se fazem jogos desta qualidade. Com a equipa na máxima força, o FC Porto fez um jogo fraco principalmente na primeira parte. Como disse em outras ocasiões, a arbitragem não justifica tudo, muito menos quando não se joga para ganhar.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...