Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS, balanço final: Sporting CP



O Sporting CP teve uma época muito abaixo das expectativas. Depois da temporada passada esperava-se que a equipa leonina estivesse novamente na corrida pelo título até ao final da época. Com os maiores custos da sua história e o maior investimento alguma vez feito pelo clube, todos prespetivavam mais, muito mais do que realmente aconteceu. Mas a verdade que esse dinheiro não foi bem gasto. As contratações não foram caracteriosas, e não trouxeram a qualidade para suprimir o que se tinha perdido. Principalmente Slimani e João Mário. Estas duas peças foram muito importantes, mas para mim, a peça que dificultou muito esta temporada foi o jogador para substituir Teófilo Gutierrez. O tal 9,5 que faz a ligação entre o miolo e o ataque, Jorge Jesus teve muita dificuldade em encontrar um jogador para fazer essa posição com a qualidade necessária. Só de a pouco tempo a esta parte, Alan Ruiz, (que tem muita qualidade e vai surpreender na próxima época), classifiquei-o como a melhor contratação do Sporting antes da chegada de Bas Dost.

As experiências nesta equipa foram muitas. Critiquei muitas vezes Nuno Espírito Santo pelas constantes alterações táticas, mas Jesus não alterou a tática mas esteve sistematicamente a mudar jogadores. Na defesa, os laterais foram trocando até sair João Pereira, depois Esgaio ainda alternou com Schelotto, mas pouco. Muito trocou foi de lateral esquerdo! Ora Marvin, ora Jefferson, ora Esgaio e até Bruno César. No centro da defesa só rodava um. Coates só falhou um jogo e foi por acumulação de cartões. O seu companheiro de posto é que foi alternando. Embora Rúben Semedo fosse quem tenha jogado mais, Paulo Oliveira e Douglas também lá estiveram. Assim é impossível ganhar rotinas e consistência defensiva. A culpa não é só destes jogadores evidentemente mas 35 golos sofridos, é muito para um candidato ao título, seja em que Liga for.

Depois um jogador que foi, como se costuma dizer,"pau para toda a colher", Bruno César. O brasileiro quase todos os jogos mudava de posição, assim não dá para um jogador ter rotinas na posição nem o entendimento com os colegas é o melhor. Por vezes a qualidade individual dos jogadores é que disfarça certas lacunas. Depois no ataque, Bryan Ruiz esteve muito abaixo da época passada, em tudo. Nos golos, nas exibições no que deu à equipa. Podemos dizer que Gelson Martins foi o braço direito de Bas Dost e o holandês o abono de família. Penso que estes dois jogadores em momentos da temporada carregaram o Sporting.

Em termos de jogo, o Sporting teve um início forte de campeonato, venceu o FC Porto logo na 3° jornada, fez um excelente jogo no Barnabéu, mas de seguida foi o primeiro tombo. Perde em Vila do conde de forma um tanto, traumática,3-1 foi o resultado. Mas a equipa levantou-se e venceu logo o Estoril em casa. O empate a 3 no Vitoria SC depois de estar a vencer por 3 bolas, também não foi fácil de digerir. Nao foi nada fácil, que perdeu 4 pontos em dois jogos. Num empate caseiro frente ao Tondela, e de seguida na Madeira frente ao Nacional.
Aquipa de Jorge Jesus fez um excelente jogo frente ao Benfica . Num jogo bastante polémico, a equipa leonina fez uma exibição muito boa, sabia o que queria do jogo, mas sai do Estádio da Luz com uma derrota por 2-1. Como não bastasse a derrota com o rival, seguiu-se nova derrota com o Braga em Alvalade, 0-1 foi o resultado.
Depois de algumas vitorias pela margem minima, para fechar a primeira volta, mais um empate a duas bolas frente ao Desportivo de Chaves. Para abrir a segunda ronda de jogo, empate na Madeira diante o Marítimo de Daniel Ramos também um empate a 2. No jogo seguinte, o Sporting desloca-se ao Estádio do Dragão e perde por 2-1 num jogo pouco conseguido dos "leões".

Apartir daqui seguiu-se 10 vitórias e dois empates. Foi uma fase muito positiva e notou-se coisas boas. Principalmente o entrosamento de Alan Ruiz na posição 9,5 o que ajudou bastante a equipa em muitos momentos do jogo e trouxe golos. Mas de repente a equipa ficou apática, previsível e termina a época irreconhecível. Não dá para entender muito bem o que leva a equipa a sofrer 3 golos do Belém, em pleno Estádio de Alvalade, assim como perder na Feira logo de seguida.

A verdade é que esta temporada foi muito má e agora é altura de reflexão e ver o que esteve mal e fazer melhor. O jogo contra o Desportivo de Chaves no fecho da Liga, com muito jovens de grande potencial, mostrou que o futuro pode ser risonho, mas é preciso acreditar nos jogadores e dar as devidas oportunidades. Entrar aos 85 minutos, não faz crescer ninguém.
Acredito que tudo se vai resolver da melhor maneira, porque a Liga Nos precisa de um Sporting idêntico ao seu bom nome, que seja competitivo e que mostre as "garras do leão" como na temporada passada.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...