Avançar para o conteúdo principal

Zlatan Ibrahimović


Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos...

Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016.

"Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!
 Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF.
Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnica com a bola nos pés, como é o caso de Ibrahimovic.

Passou por algumas das melhores equipas do futebol europeu, que se fosse falar ao pormenor do bom que fez em todas uma tarde não chegaria. Ao sair da Holanda , transferiu-se para Itália onde representou de inicio a Juventus. Mais tarde com a descida de divisão da Vecchia Signora,(devido ao Calcio Caos em 2006) mudou se de malas e bagagens para Milão para representar o Inter.
Mais tarde, o Barcelona estava no seu horizonte com Pepe Guardiola a acenar-lhe. Pensava-se que tinham tudo para "casar" bem,mas passado uma época e mesmo com 45 jogos e 21 golos marcados,não falavam a mesma língua futebolística e o inevitável divórcio chegou. Zlatan, foi emprestado para Milão, mas desta feita para representar  o AC Milan. Fez duas épocas de grande nível, como aliás,fez em todos os clubes por onde passou, com exceção do Barça onde parecia "peixe fora daágua".
Posteriormente, apareceu na sua vida Nasser Al-Khelaifi, com o projeto de fazer crescer o Paris Saint Germain e Zlatan seria obviamente a 'cabeça de cartaz' para dar força evidente à ambição do milionário catariano. Assim foi,"deixou" Berlusconi, e Galliani e viajou para Paris para "dar vida" a este projeto que ja tinha começado, mas sem grande chama, algo que Ibrahimovic, só por si, ja levava em demasia. Passados 4 anos de PSG e com mais de 170 jogos feitos e um pouco menos de golos marcados Ibra, deixou clara a sua marca no parque dos príncipes!

Como o seu 'Ego' pediu uma estátua no lugar da Torre Eiffel para permancer em Paris, José Mourinho conhecendo o seu génio, e sabendo que estava em vias de ser um jogador livre, não demorou muito a "picar" o jogador para o ajudar a dar a volta a um Man. United que tem andado perdido na Premier League e na Europa. Como Zlatan não é senhor de fugir à "guerra", nao fosse ele cinturão negro de taekwondo, aceitou o desafio, embora tivesse admitido que o seu objeitivo era ter ingressado novamente o AC Milan.
 Sempre com o seu ego nos píncaros, e com frases proferidas sempre em tom de sarcasmo, auto nomeou-se de Deus na sua chegada a Old Trafford, e disse que a venda das suas camisolas chegaria para comprar Paul Pogba (contratação que era veiculada na imprensa) e a verdade é que chegou mesmo!

A época ja começou, Zlatan leva 5 jogos e 4 golos até ao momento, não gosta de jogar à quinta-feira (liga europa),como o próprio disse,uma vez mais a enaltecer o seu ego,mas esta época vai ter que mostrar que para um jogador como ele tem que ser fácil conquistar o troféu(entenda-se o fácil!). Um jogador de classe mundial,mas  nunca conseguiu a distinção de melhor do mundo. Um jogador fenomenal em toda a ascensão da palavra e com toda a certeza o melhor sueco da história à frente largamente de Henrik Larsson.
Esperemos que Ibra, consiga construir mais uma página no futebol, desta vez na Premier League, incentivos não lhe faltarão, mas olhando para o seu 'ego',diria que os incentivos é que precisam do "deus" Zlatan."



Grattis på födelsedagen Zlatan Ibrahimovic !



A Bola É De Todos

Comentários

  1. Ibrahimovic es "el tercero más fuerte del fútbol" en la mente de muchos aficionados porque esta persona tiene un atributo de sistema poco común en el mundo. Este hombre nórdico ha utilizado su retórica y materiales reales a lo largo de toda su carrera.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...