Avançar para o conteúdo principal

Nuno Espírito Santo, um adeus anunciado




Vou fazer um interregno na atribuição dos "prémios" da Liga Nos, para analisar a saída de Nuno Espírito Santo do FC Porto.

Era uma saída que eu já prespetivava desde o início da sua chegada, mas honestamente cheguei a pensar que ele ia permanecer pela forma como falou no fim do jogo com o Paços de Ferreira. A derrota por 3-1 diante o Moreirense e a fraca exibição da equipa levou a este óbvio desfecho. Foi a gota de água principalmente para os associados que mesmo que Pinto da Costa e a sua direção, quisessem manter o treinador iria ser uma situação insustentável para todos.

Em relação ao trabalho de Nuno, trouxe algumas melhorias ao futebol em relação ao passado recente. Nao há por onde fugir em relação a isso. Trouxe coesão defensiva, que foi referência na Europa do futebol. Mas, com 34 jornadas, uma equipa que não tem um sistema de jogo bem definido, não tem criado um 11 base e quando assim é, é meio caminho andado para a "desgraça". O próprio discurso não ajudou o agora ex-tecnico do FC Porto. Humilde de mais, faltou em Nuno a arrogância necessária determinados momentos. Faltou passar ambição ao grupo e aos associados quando falava nas entrevistas rápidas e nas conferências de imprensa. É algo extremamente importante fazer todos em redor do clube acreditar que é possível. Uma imagem de Nuno que nunca vou esquecer, foi logo de seguida ao grande jogo no Dragão que o Porto fez frente ao Benfica, Nuno disse e passo a citar, : "...se conseguimos ter esta postura frente à um rival, então estamos na luta...". Uma equipa como o FC Porto, com o historial que tem, um crónico candidato ao título, e depois de uma enorme exibição, este discurso é algo inacreditável!

Em relação ao seu sucessor, é preciso dizer antes de mais, que o Porto está-se a tornar num cemitério de treinadores. Quanto mais tempo sem vencer, mais complicado é para um treinador pegar nesta equipa. Quem vier sabe que ou ganha ou provavelmente sai. Tem o pescoço na guilhotina, venha quem vier. Não há mais tempo para experiências.

Fala-se muito de Marco Silva, mas também de Carlos Carvalhal ou Sérgio Conceição.
Em relação a Março Silva, eu no lugar do técnico que mesmo descendo com o Hull para o Championship, ganhou respeito e reputação em Inglaterra o que é difícil.  Penso que não era o melhor passo para a sua carreira sair da órbita da Liga inglesa, quando há equipas da Premier League interessas nos seus serviços. Mas o FC Porto é sempre o FC Porto e o prestígio de estar a frente de uma equipa assim também abre outros horizontes, reparamos em Vítor Pereira.

Vamos ver o que está reservado para o futuro do FC Porto e qual será o eleito para levar em frente uma  equipa com uma enorme carência de títulos.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...