Avançar para o conteúdo principal

Nuno Espírito Santo, um adeus anunciado




Vou fazer um interregno na atribuição dos "prémios" da Liga Nos, para analisar a saída de Nuno Espírito Santo do FC Porto.

Era uma saída que eu já prespetivava desde o início da sua chegada, mas honestamente cheguei a pensar que ele ia permanecer pela forma como falou no fim do jogo com o Paços de Ferreira. A derrota por 3-1 diante o Moreirense e a fraca exibição da equipa levou a este óbvio desfecho. Foi a gota de água principalmente para os associados que mesmo que Pinto da Costa e a sua direção, quisessem manter o treinador iria ser uma situação insustentável para todos.

Em relação ao trabalho de Nuno, trouxe algumas melhorias ao futebol em relação ao passado recente. Nao há por onde fugir em relação a isso. Trouxe coesão defensiva, que foi referência na Europa do futebol. Mas, com 34 jornadas, uma equipa que não tem um sistema de jogo bem definido, não tem criado um 11 base e quando assim é, é meio caminho andado para a "desgraça". O próprio discurso não ajudou o agora ex-tecnico do FC Porto. Humilde de mais, faltou em Nuno a arrogância necessária determinados momentos. Faltou passar ambição ao grupo e aos associados quando falava nas entrevistas rápidas e nas conferências de imprensa. É algo extremamente importante fazer todos em redor do clube acreditar que é possível. Uma imagem de Nuno que nunca vou esquecer, foi logo de seguida ao grande jogo no Dragão que o Porto fez frente ao Benfica, Nuno disse e passo a citar, : "...se conseguimos ter esta postura frente à um rival, então estamos na luta...". Uma equipa como o FC Porto, com o historial que tem, um crónico candidato ao título, e depois de uma enorme exibição, este discurso é algo inacreditável!

Em relação ao seu sucessor, é preciso dizer antes de mais, que o Porto está-se a tornar num cemitério de treinadores. Quanto mais tempo sem vencer, mais complicado é para um treinador pegar nesta equipa. Quem vier sabe que ou ganha ou provavelmente sai. Tem o pescoço na guilhotina, venha quem vier. Não há mais tempo para experiências.

Fala-se muito de Marco Silva, mas também de Carlos Carvalhal ou Sérgio Conceição.
Em relação a Março Silva, eu no lugar do técnico que mesmo descendo com o Hull para o Championship, ganhou respeito e reputação em Inglaterra o que é difícil.  Penso que não era o melhor passo para a sua carreira sair da órbita da Liga inglesa, quando há equipas da Premier League interessas nos seus serviços. Mas o FC Porto é sempre o FC Porto e o prestígio de estar a frente de uma equipa assim também abre outros horizontes, reparamos em Vítor Pereira.

Vamos ver o que está reservado para o futuro do FC Porto e qual será o eleito para levar em frente uma  equipa com uma enorme carência de títulos.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...