Avançar para o conteúdo principal

"Prémios" Liga NOS, categoria : A sensação




A sensação da temporada na minha opinião, foi sem dúvida nenhuma o Grupo Desportivo de Chaves.

Acabado de chegar da Liga Ledman Pro, contou com Jorge Simão para ter sucesso num novo projeto na Liga Nos. Simão implementou as suas ideias numa equipa com experiência, madura e com muita qualidade. Um conjunto de jogadores que fizeram uma excelente equipa de futebol.
Com um futebol seguro, taticamente muito bom e com todos os jogadores a saberem o que fazer dentro de campo. Todos os jogadores mostraram sempre ter a noção exata das indicações que tinham, que pouco se reparava pelas suas limitações.
Mas tudo foi mudando aos poucos. Não a qualidade dos jogadores, mas a forma da equipa jogar em certos momentos do jogo. Isto aconteceu desde que jogadores como Assis ou Battaglia, partiram para o SC Braga. Eram importantíssimos no equilíbrio da equipa, davam mais músculo ao miolo e taticamente eram muito bons. Foram substituídos por Pedro Tiba e Renan Bressan, jogadores de qualidade, mas com outro tipo de características. Jogadores mais técnicos, com maior capacidade de finalização e para além disso, Bressan é exímio na marcação de livres diretos. Mas não deram o que a equipa precisava da mesma forma que os outros dois jogadores.

A equipa técnica tambem sofreu alterações. Ricardo Soares substituiu Simão que em Janeiro foi contratado para a equipa técnica do Braga. Mas não foi por isso que a equipa não praticou bom futebol. Nada disso. Começou apenas a jogar de forma diferente, mas penso que ainda com nuances do "ADN Simão".

Em termos de plantel, há jogadores muito bons com um futuro que pode ser promissor. Fábio Martins é o caso que mais salta à vista, mas também Carlos Ponck. O português,  está emprestado pelo SC Braga, Fábio certamente terá interessados nos seus serviços, mas Abel Ferreira vai querer contar com o jovem jogador. O cabo verdiano, está emprestado pelo Benfica e na posição de defesa central, encontrará muitas dificuldades para seguir carreira de águia ao peito.

Depois ainda há jogadores como Braga, importantíssimo na forma de jogar da equipa, principalmente de pensar o jogo ofensivo, Perdigão forte no um contra um, e com muita qualidade técnica, Rafael Lopes, um ponta de lança que sai bem da posição e joga muito bem de costas para a baliza. Todos eles são "comandados" pelo único totalista da Liga NOS e líder da equipa, Nelson Lenho. Nelson para além da sua qualidade como jogador, onde atua como lateral esquerdo é muito regular no seu jogo. Embora com 33 anos, apoia bem o ataque, e tem uma boa consistência defensiva. Para além disso, tem algo que aprecio bastante. A sua forma de liderar a equipa, com moderação e respeito, sabe "estar em campo", e mostra ser um verdadeiro capitão. Sinceramente é esta a imagem que tenho do jogador que é natural de Viana do Castelo.

A equipa teve nesta edição da Liga uma prestação muito bem conseguida, principalmente na primeira parte da época. A partir da 27° jornada houve uma quebra, mas numa prova de regularidade, nunca se consegue estar bem nem com a mesma frescura física e mental 34 jornadas de uma competição como esta, por isso considero normal.
Alcançou o 11° lugar da Liga NOS com 38 pontos, mas penso que poderia perfeitamente ter chegado aos 40/45.

Agora temos que aguardar para sabermos que tipo plantel será o do Chaves e qual o seu treinador. Mas acima de tudo, penso que o importante será cimentar a sua posição no principalmente escalão do futebol português, porque o Desportivo é uma equipa com tradição no nosso futebol e os adeptos flavienses merecem isso. O Chaves tem uma massa associativa que ama o clube de uma forma diferente e apaixonante.

Muitos parabéns pela temporada que protagonizaram nesta edição da Liga NOS 16/17.

PS: Poderia perfeitamente atribuir este "prémio" ao Feirense. Não era descabido, de todo.
Se olhasse apenas pela classificação teria que ser, fez mais 10 pontos do que  o Desportivo de Chaves.
Desde a chegada de Nuno Manta Santos, o Feirense deu um salto, em termos de pontos e em termos de qualidade no seu futebol ainda mais. Mas no global de uma época desportiva, penso que o Chaves foi mais completo, principalmente em termos exibicionais, o que cativa mais o amante da modalidade.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...