Avançar para o conteúdo principal

"Prémios" Liga NOS, categoria : A sensação




A sensação da temporada na minha opinião, foi sem dúvida nenhuma o Grupo Desportivo de Chaves.

Acabado de chegar da Liga Ledman Pro, contou com Jorge Simão para ter sucesso num novo projeto na Liga Nos. Simão implementou as suas ideias numa equipa com experiência, madura e com muita qualidade. Um conjunto de jogadores que fizeram uma excelente equipa de futebol.
Com um futebol seguro, taticamente muito bom e com todos os jogadores a saberem o que fazer dentro de campo. Todos os jogadores mostraram sempre ter a noção exata das indicações que tinham, que pouco se reparava pelas suas limitações.
Mas tudo foi mudando aos poucos. Não a qualidade dos jogadores, mas a forma da equipa jogar em certos momentos do jogo. Isto aconteceu desde que jogadores como Assis ou Battaglia, partiram para o SC Braga. Eram importantíssimos no equilíbrio da equipa, davam mais músculo ao miolo e taticamente eram muito bons. Foram substituídos por Pedro Tiba e Renan Bressan, jogadores de qualidade, mas com outro tipo de características. Jogadores mais técnicos, com maior capacidade de finalização e para além disso, Bressan é exímio na marcação de livres diretos. Mas não deram o que a equipa precisava da mesma forma que os outros dois jogadores.

A equipa técnica tambem sofreu alterações. Ricardo Soares substituiu Simão que em Janeiro foi contratado para a equipa técnica do Braga. Mas não foi por isso que a equipa não praticou bom futebol. Nada disso. Começou apenas a jogar de forma diferente, mas penso que ainda com nuances do "ADN Simão".

Em termos de plantel, há jogadores muito bons com um futuro que pode ser promissor. Fábio Martins é o caso que mais salta à vista, mas também Carlos Ponck. O português,  está emprestado pelo SC Braga, Fábio certamente terá interessados nos seus serviços, mas Abel Ferreira vai querer contar com o jovem jogador. O cabo verdiano, está emprestado pelo Benfica e na posição de defesa central, encontrará muitas dificuldades para seguir carreira de águia ao peito.

Depois ainda há jogadores como Braga, importantíssimo na forma de jogar da equipa, principalmente de pensar o jogo ofensivo, Perdigão forte no um contra um, e com muita qualidade técnica, Rafael Lopes, um ponta de lança que sai bem da posição e joga muito bem de costas para a baliza. Todos eles são "comandados" pelo único totalista da Liga NOS e líder da equipa, Nelson Lenho. Nelson para além da sua qualidade como jogador, onde atua como lateral esquerdo é muito regular no seu jogo. Embora com 33 anos, apoia bem o ataque, e tem uma boa consistência defensiva. Para além disso, tem algo que aprecio bastante. A sua forma de liderar a equipa, com moderação e respeito, sabe "estar em campo", e mostra ser um verdadeiro capitão. Sinceramente é esta a imagem que tenho do jogador que é natural de Viana do Castelo.

A equipa teve nesta edição da Liga uma prestação muito bem conseguida, principalmente na primeira parte da época. A partir da 27° jornada houve uma quebra, mas numa prova de regularidade, nunca se consegue estar bem nem com a mesma frescura física e mental 34 jornadas de uma competição como esta, por isso considero normal.
Alcançou o 11° lugar da Liga NOS com 38 pontos, mas penso que poderia perfeitamente ter chegado aos 40/45.

Agora temos que aguardar para sabermos que tipo plantel será o do Chaves e qual o seu treinador. Mas acima de tudo, penso que o importante será cimentar a sua posição no principalmente escalão do futebol português, porque o Desportivo é uma equipa com tradição no nosso futebol e os adeptos flavienses merecem isso. O Chaves tem uma massa associativa que ama o clube de uma forma diferente e apaixonante.

Muitos parabéns pela temporada que protagonizaram nesta edição da Liga NOS 16/17.

PS: Poderia perfeitamente atribuir este "prémio" ao Feirense. Não era descabido, de todo.
Se olhasse apenas pela classificação teria que ser, fez mais 10 pontos do que  o Desportivo de Chaves.
Desde a chegada de Nuno Manta Santos, o Feirense deu um salto, em termos de pontos e em termos de qualidade no seu futebol ainda mais. Mas no global de uma época desportiva, penso que o Chaves foi mais completo, principalmente em termos exibicionais, o que cativa mais o amante da modalidade.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...