Meus caros leitores, o FC Porto, ainda não encontrou o seu treinador para a época 17/18 da Liga NOS. Há muitos nomes em cima da mesa, Sérgio Conceição, Pedro Martins, Paulo Sousa, Berizzo e principalmente, Jorge Jesus e Marco Silva.
Na minha modesta opinião, acho que nenhum destes tem capacidade de mudar o rumo deste FC Porto.
Começando pelos dois últimos, Jorge Jesus, é carta fora do baralho, com um ordenado a rondar os 7 milhões de euros brutos, e com o pagamento de uma cláusula de 15.6 milhões de euros ao Sporting CP, penso que perante as dificuldades financeiras do clube "azul e branco" fica logo fora de hipótese. Porque não vejo nem Jesus a baixar drasticamente o seu ordenado, nem vejo o Sporting a deixar sair sem receber qualquer compensação.
Em relação a Marco Silva, é de fato um treinador muito bom, com futebol de ataque, com boas ideias táticas, mas tem algo que não vai funcionar e que Nuno também tinha...O discurso! Tem uma forma muito "levezinha" de abordar as questões. Não tem a arrogância necessária para estar num clube como o FC Porto. Não é mau, mas penso que quer Marco Silva quer Nuno Espírito Santo, são humildes e boas pessoas, digo isto sem ironia ou sarcasmo. Não quero com isto dizer que para estar à frente de um clube como o FC Porto seja preciso alguém com mau ser, nada disso, mas é preciso ter pulso, saber o que quer e mostrar aos jogadores que é preciso ter sangue azul! Outro aspeto é a reputação que ganhou em Inglaterra. Com clubes interessados nos seus préstimos como é o caso do Southampton, Cristal Palace e Watford e com os vencimentos que se praticam na Premier League fica difícil de sair para um clube onde tudo é uma incógnita neste momento. Para não falar que na Liga inglesa, é muito complicado entrar um treinador estrangeiro e mais complicado é serem reconhecidos positivamente. Marco atingiu isso e acredito que pese muito na sua decisão.
Sérgio Conceição, penso que não seria a melhor opção. Já esteve em clubes como SC Braga e o Vitória SC, clubes com uma dimensão menor do que os "dragões" e não conseguiu atingir um objetivo de relevo. Tem um feitio que porventura pode coincidir com o que falta no "reino do dragão", mas é preciso algo mais.
Outro nome muito falado é o de Pedro Martins. Faz sentido pelo trabalho que fez esta temporada no VitóriaSC, e que já vinha desenvolvido no Marítimo e no Rio Ave. É um treinador com muita competência técnica e tática, mas não sei se estaria já preparado para um salto deste tamanho. Preferia ver mais uma época no Vitoria para ver do que é capaz. Ah! E o seu discurso também não é nada acutilante. É um discurso direto e decidido, mas não é de "tiro ao alvo".
O nome de Paulo Sousa e Eduardo Berizzo também já foram lançados pela comunicação social.
Começando pelo argentino, não sei até que ponto seria uma opção válida. Não conhece o futebol português por "dentro", tinha que se enraizar na realidade do clube e no seu ADN.
Em relação a Paulo Sousa, tem feito excelentes trabalhos por onde tem passado e tem subido sempre patamares por clubes de diferentes dimensões. As suas equipas praticam um bom futebol, têm sempre um bom posicionamento e sabem o que querem do jogo em todas as suas fases. Neste momento deixou o cargo de treinador da Fiorentina e não sei até que ponto pode ser ele o escolhido. Mas tenho um Feeling que será ele o próximo técnico do Dortmund.
Também há muitos associados que falam em Jorge Costa. Entendo, mas não concordo. Entendo porque são pessoas que têm no Jorge Costa a visão de um grande capitão que foi. Cheio de garra e vivia o simbolo do clube como poucos. Mas hoje em dia, não é mais esse homem, esse líder. Basta vermos a sua postura pelas equipas por onde passou.
Agora vou dar-vos a minha opinião. Podem criticar-me, estão no vosso direito! Mas, para mim o treinador que para mim podia dar um "pontapé" nesta situação no FC Porto, é....Pedro Emanuel! Eu sei que ele renovou recentemente pelo Estoril e provavelmente, não estará em equação a contratação, mas penso que tem o que é preciso para mudar o a equipa.
Pedro Emanuel tem cinco pontos que acho completamente decisivos e essenciais.
Ora vejamos, ponto número 1: Tem o "tal" ADN Porto vincado na sua personalidade.
Ponto número 2: Foi capitão, foi líder e sabe bem o que é vencer...a jogar!
Ponto número 3 : As suas equipas praticam bom futebol!
Ponto número 4: Gosta de pressão alta e agressividade no seu jogo ofensivo.
Ponto número 5: sabe ler o jogo de uma forma inteligente.
Ponto número 4: Joga em 4-3-3, um claro +, do ADN Porto!
Ponto número 5: Tem um discurso com arrogância, direito e ambicioso.
São estes os pontos que me fazem dizer que este seria o homem ideal para treinar o FC Porto e devolver a ambição, a vontade de triunfar e a cima de tudo voltar a ser o FC Porto que já foi um dia.
Acredito que até dia 1 de Junho no máximo a decisão será anunciada.
#Abolaedetodos
Comentários
Enviar um comentário