Avançar para o conteúdo principal

FC Porto: Treinador, procura-se...




Meus caros leitores, o FC Porto, ainda não encontrou o seu treinador para a época 17/18 da Liga NOS. Há muitos nomes em cima da mesa, Sérgio Conceição, Pedro Martins, Paulo Sousa, Berizzo e principalmente, Jorge Jesus e Marco Silva.
Na minha modesta opinião, acho que nenhum destes tem capacidade de mudar o rumo deste FC Porto.

Começando pelos dois últimos, Jorge Jesus, é carta fora do baralho, com um ordenado a rondar os 7 milhões de euros brutos, e com o pagamento de uma cláusula de 15.6 milhões de euros ao Sporting CP, penso que perante as dificuldades financeiras do clube "azul e branco" fica logo fora de hipótese. Porque não vejo nem Jesus a baixar drasticamente o seu ordenado, nem vejo o Sporting a deixar sair sem receber qualquer compensação.

Em relação a Marco Silva, é de fato um treinador muito bom, com futebol de ataque, com boas ideias táticas, mas tem algo que não vai funcionar e que Nuno também tinha...O discurso! Tem uma forma muito "levezinha" de abordar as questões. Não tem a arrogância necessária para estar num clube como o FC Porto. Não é mau, mas penso que quer Marco Silva quer Nuno Espírito Santo, são humildes e boas pessoas, digo isto sem ironia ou sarcasmo. Não quero com isto dizer que para estar à frente de um clube como o FC Porto seja preciso alguém com mau ser, nada disso, mas é preciso ter pulso, saber o que quer e mostrar aos jogadores que é preciso ter sangue azul! Outro aspeto é a reputação que ganhou em Inglaterra. Com clubes interessados nos seus préstimos como é o caso do Southampton, Cristal Palace e Watford e com os vencimentos que se praticam na Premier League fica difícil de sair para um clube onde tudo é uma incógnita neste momento. Para não falar que na Liga inglesa, é muito complicado entrar um treinador estrangeiro e mais complicado é serem reconhecidos positivamente. Marco atingiu isso e acredito que pese muito na sua decisão.

Sérgio Conceição, penso que não seria a melhor opção. Já esteve em clubes como SC Braga e o Vitória SC, clubes com uma dimensão menor do que os "dragões" e não conseguiu atingir um objetivo de relevo. Tem um feitio que porventura pode coincidir com o que falta no "reino do dragão", mas é preciso algo mais.

Outro nome muito falado é o de Pedro Martins. Faz sentido pelo trabalho que fez esta temporada no VitóriaSC, e que já vinha desenvolvido no Marítimo e no Rio Ave. É um treinador com muita competência técnica e tática, mas não sei se estaria já preparado para um salto deste tamanho. Preferia ver mais uma época no Vitoria para ver do que é capaz. Ah! E o seu discurso também não é nada acutilante. É um discurso direto e decidido, mas não é de "tiro ao alvo".

O nome de Paulo Sousa e Eduardo Berizzo também já foram lançados pela comunicação social.
Começando pelo argentino, não sei até que ponto seria uma opção válida. Não conhece o futebol português por "dentro", tinha que se enraizar na realidade do clube e no seu ADN.
Em relação a Paulo Sousa, tem feito excelentes trabalhos por onde tem passado e tem subido sempre patamares por clubes de diferentes dimensões. As suas equipas praticam um bom futebol, têm sempre um bom posicionamento e sabem o que querem do jogo em todas as suas fases. Neste momento deixou o cargo de treinador da Fiorentina e não sei até que ponto pode ser ele o escolhido. Mas tenho um Feeling que será ele o próximo técnico do Dortmund.

Também há muitos associados que falam em Jorge Costa. Entendo, mas não concordo. Entendo porque são pessoas que têm no Jorge Costa a visão de um grande capitão que foi. Cheio de garra e vivia o simbolo do clube como poucos. Mas hoje em dia, não é mais esse homem, esse líder. Basta vermos a sua postura pelas equipas por onde passou.

Agora vou dar-vos a minha opinião. Podem criticar-me, estão no vosso direito! Mas, para mim o treinador que para mim podia dar um "pontapé" nesta situação no FC Porto, é....Pedro Emanuel! Eu sei que ele renovou recentemente pelo Estoril e provavelmente, não estará em equação a contratação, mas penso que tem o que é preciso para mudar o a equipa.
Pedro Emanuel tem cinco pontos que acho completamente decisivos e essenciais.
Ora vejamos, ponto número 1: Tem o "tal" ADN Porto vincado na sua personalidade.
Ponto número 2: Foi capitão, foi líder e sabe bem o que é vencer...a jogar!
Ponto número 3 : As suas equipas praticam bom futebol!
Ponto número 4: Gosta de pressão alta e agressividade no seu jogo ofensivo.
Ponto número 5: sabe ler o jogo de uma forma inteligente.
Ponto número 4: Joga em 4-3-3, um claro +, do ADN Porto!
Ponto número 5: Tem um discurso com arrogância, direito e ambicioso.

São estes os pontos que me fazem dizer que este seria o homem ideal para treinar o FC Porto e devolver a ambição, a vontade de triunfar e a cima de tudo voltar a ser o FC Porto que já foi um dia.
Acredito que até dia 1 de Junho no máximo a decisão será anunciada.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...