Avançar para o conteúdo principal

FC Porto: Treinador, procura-se...




Meus caros leitores, o FC Porto, ainda não encontrou o seu treinador para a época 17/18 da Liga NOS. Há muitos nomes em cima da mesa, Sérgio Conceição, Pedro Martins, Paulo Sousa, Berizzo e principalmente, Jorge Jesus e Marco Silva.
Na minha modesta opinião, acho que nenhum destes tem capacidade de mudar o rumo deste FC Porto.

Começando pelos dois últimos, Jorge Jesus, é carta fora do baralho, com um ordenado a rondar os 7 milhões de euros brutos, e com o pagamento de uma cláusula de 15.6 milhões de euros ao Sporting CP, penso que perante as dificuldades financeiras do clube "azul e branco" fica logo fora de hipótese. Porque não vejo nem Jesus a baixar drasticamente o seu ordenado, nem vejo o Sporting a deixar sair sem receber qualquer compensação.

Em relação a Marco Silva, é de fato um treinador muito bom, com futebol de ataque, com boas ideias táticas, mas tem algo que não vai funcionar e que Nuno também tinha...O discurso! Tem uma forma muito "levezinha" de abordar as questões. Não tem a arrogância necessária para estar num clube como o FC Porto. Não é mau, mas penso que quer Marco Silva quer Nuno Espírito Santo, são humildes e boas pessoas, digo isto sem ironia ou sarcasmo. Não quero com isto dizer que para estar à frente de um clube como o FC Porto seja preciso alguém com mau ser, nada disso, mas é preciso ter pulso, saber o que quer e mostrar aos jogadores que é preciso ter sangue azul! Outro aspeto é a reputação que ganhou em Inglaterra. Com clubes interessados nos seus préstimos como é o caso do Southampton, Cristal Palace e Watford e com os vencimentos que se praticam na Premier League fica difícil de sair para um clube onde tudo é uma incógnita neste momento. Para não falar que na Liga inglesa, é muito complicado entrar um treinador estrangeiro e mais complicado é serem reconhecidos positivamente. Marco atingiu isso e acredito que pese muito na sua decisão.

Sérgio Conceição, penso que não seria a melhor opção. Já esteve em clubes como SC Braga e o Vitória SC, clubes com uma dimensão menor do que os "dragões" e não conseguiu atingir um objetivo de relevo. Tem um feitio que porventura pode coincidir com o que falta no "reino do dragão", mas é preciso algo mais.

Outro nome muito falado é o de Pedro Martins. Faz sentido pelo trabalho que fez esta temporada no VitóriaSC, e que já vinha desenvolvido no Marítimo e no Rio Ave. É um treinador com muita competência técnica e tática, mas não sei se estaria já preparado para um salto deste tamanho. Preferia ver mais uma época no Vitoria para ver do que é capaz. Ah! E o seu discurso também não é nada acutilante. É um discurso direto e decidido, mas não é de "tiro ao alvo".

O nome de Paulo Sousa e Eduardo Berizzo também já foram lançados pela comunicação social.
Começando pelo argentino, não sei até que ponto seria uma opção válida. Não conhece o futebol português por "dentro", tinha que se enraizar na realidade do clube e no seu ADN.
Em relação a Paulo Sousa, tem feito excelentes trabalhos por onde tem passado e tem subido sempre patamares por clubes de diferentes dimensões. As suas equipas praticam um bom futebol, têm sempre um bom posicionamento e sabem o que querem do jogo em todas as suas fases. Neste momento deixou o cargo de treinador da Fiorentina e não sei até que ponto pode ser ele o escolhido. Mas tenho um Feeling que será ele o próximo técnico do Dortmund.

Também há muitos associados que falam em Jorge Costa. Entendo, mas não concordo. Entendo porque são pessoas que têm no Jorge Costa a visão de um grande capitão que foi. Cheio de garra e vivia o simbolo do clube como poucos. Mas hoje em dia, não é mais esse homem, esse líder. Basta vermos a sua postura pelas equipas por onde passou.

Agora vou dar-vos a minha opinião. Podem criticar-me, estão no vosso direito! Mas, para mim o treinador que para mim podia dar um "pontapé" nesta situação no FC Porto, é....Pedro Emanuel! Eu sei que ele renovou recentemente pelo Estoril e provavelmente, não estará em equação a contratação, mas penso que tem o que é preciso para mudar o a equipa.
Pedro Emanuel tem cinco pontos que acho completamente decisivos e essenciais.
Ora vejamos, ponto número 1: Tem o "tal" ADN Porto vincado na sua personalidade.
Ponto número 2: Foi capitão, foi líder e sabe bem o que é vencer...a jogar!
Ponto número 3 : As suas equipas praticam bom futebol!
Ponto número 4: Gosta de pressão alta e agressividade no seu jogo ofensivo.
Ponto número 5: sabe ler o jogo de uma forma inteligente.
Ponto número 4: Joga em 4-3-3, um claro +, do ADN Porto!
Ponto número 5: Tem um discurso com arrogância, direito e ambicioso.

São estes os pontos que me fazem dizer que este seria o homem ideal para treinar o FC Porto e devolver a ambição, a vontade de triunfar e a cima de tudo voltar a ser o FC Porto que já foi um dia.
Acredito que até dia 1 de Junho no máximo a decisão será anunciada.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...