Agora sim está confirmado! Sérgio Conceição foi o eleito para treinar o FC Porto, assinando contrato válido para às próximas duas temporadas.
Jorge Nuno Pinto da Costa, achou por bem, que o técnico de 42 anos, era a pessoa indicada para trazer de novo títulos ao "reino do dragão",assim como Sérgio Conceição queria o FC Porto a todo o custo.
Na minha opinião meus caros leitores, acho que foi uma decisão errada, de ambos os lados! E acho que Sérgio Conceição vai ter o mesmo desfecho de Nuno Espírito Santo ou pior. Digo isto sinceramente. Conceição não tem estabilidade emocional para conviver com a adrenalina e a exigência de treinar uma equipa como o FC Porto. Que precisa de vencer,já! Espera-se também que os seus jogadores, estejam sem treinador do banco alguns jogos, devia a expulsões que certamente terá. É um treinador muito emotivo, com o "coração perto da boca" e isso tem as suas repercussões,evidentemente.
Isto é a minha visão do erro por parte da administração do clube.
Por parte do treinador português , penso que foi mal escolhido,não pelo prestígio do FC Porto, evidentemente, mas pelo respeito que estava a conseguir junto da comunicação social francesa e era idolatrado por todos no Nantes. Até mesmo o presidente. Daí a renovação até 2020 com um projeto de médio/ longo prazo. Nesta situação o dinheiro é o menos, embora o FC Porto pagará de vencimento menos do que o clube francês. E Sérgio Conceição terá plena consciência que tem a cabeça a prémio, como se fosse qualquer outro no seu lugar. Perde, sai! E fica com menos um mercado. O mercado francês certamente que nunca mais lhe abrirá as portas. Esta situação, não inspira confiança a nenhum presidente para o contratar para dirigir um grupo de trabalho.
Outro aspeto que tenho que referir é a postura que teve para com o clube do Nantes. Existe um ditado que diz, "Nas costas dos outros,vejo as minhas" e o que aconteceu, com contrato até 2020, ter uma atitude de forçar a saída da forma que fez, penso que não é correto. E pode acontecer também no FC Porto. Agindo desta forma ninguém está imune, penso eu.
Mas também tem aspetos positivos. Sérgio Conceição conhece bem a realidade futebolística da Liga portuguesa, é um homem da casa, conhece o 'ADN Porto' e sabe bem que tem que implementar essa forma de ser e de estar no grupo de trabalho. É preciso ter 'sangue azul' e dar tudo para vencer. É preciso mostrar em campo essa ambição, essa vontade de vencer.
As suas equipas posicionam-se bem em campo, praticam um bom futebol, mas tudo é diferente quando se chega a patamares como o FC Porto. Principalmente quando não se sabe ao certo o orçamento disponível para reforçar o plantel nem sabendo ainda quem vai sair, sabendo que certamente haverá saídas e das importantes.
O jogador que deveriam fazer tudo para segurar penso que seria Danilo Pereira. É crucial manter um jogador destes na equipa. Como já disse em diversas ocasiões, para mim é o único jogador à Porto. Em termos táticos é um equilibrio enorme e no que toca a "puxar" pela equipa é irrepreensível.
Quero terminar dizendo que, o problema deste FC Porto não será apenas o treinador. A meu ver é preciso fazer uma análise aprofundada de quem está a fazer mal ao clube. Quer dentro e fora do grupo do trabalho. Mas a função principal de Sérgio Conceição para além das suas competências técnicas, será ver e excluir quem anda por ventura a "minar" o balneário. Mas para clube eliminar "intrusos" requer toda atenção do treinador, do diretor geral para o futebol Luís Gonçalves, mas principalmente de Jorge Nuno Pinto da Costa .
#Abolaedetodos
Comentários
Enviar um comentário