Avançar para o conteúdo principal

Gianluigi Buffon: Um humilde campeão



Ontem foi um dia triste para muitos italianos, mas acredito que para um deles a derrota da Juventus custou ainda mais. Refiro-me a Gianluigi Buffon.

Buffon, nasceu em Carrara há 39 anos atrás e é hoje uma das maiores referências do futebol Mundial. Podemos mesmo dizer que é uma lenda viva do panorama futebolístico e também uma imagem criada de pura humildade e fairplay.

 Gigi, nasceu para o futebol em clubes modestos, como o Canaletto, Perticata e Bonascola, até chamar atenção do Parma em 1991.

 Após 6 anos ao serviço dos 'Parmensi', a Juventus garantiu os serviços do jovem (na altura tinha 23 anos) guarda-redes por um valor a rondar os  52,88 milhões de euros.

 Com uma carreira de muitos de títulos, quer pela 'Juve' quer pela sua Seleção,quer também a titulo individual, em 2013 Buffon, foi considerado o melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, de acordo com a Federação  Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Hoje em dia, é o jogador mais internacional de sempre pela seleção 'Azzurra', com 163 internacionalizações.

 No dia 20 de Março de 2016, 'Gigi' bateu o recorde de minutos sem sofrer golos na Serie A italiana, com 974 minutos ultrapassando o recorde que pertencia a Sebastiano Rossi, com 929 minutos.

 O Carisma que Buffon tem,faz com que adeptos de todos os clubes e os próprios jogadores dos clubes adversários tenham um respeito e uma admiração pelo passado do jogador, assim como pela própria pessoa em si.

É com profunda tristeza que vejo um guarda-redes desta qualidade e com esta personalidade terminar a carreira no clube sem conseguir atingir o patamar mais alto que um profissional de futebol ambiciona. A Champions League.
É evidente que em nada belisca nem apaga a carreira de grande nível que Buffon construiu, mas chegar a 3 finais da Champions e não conseguir vencer, "dói" e "mói" a vida inteira.

Termino dizendo que, foi e ainda é,para mim um privilégio ver e seguir a carreira de um jogador deste nível. Buffon, é um exemplo que os mais novos devem seguir, quer em termos profissionais, quer em termos morais.

Para muitos, o melhor de sempre, para muitos, uma lenda viva...


#Abolaédetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...