Avançar para o conteúdo principal

O que será preciso para vencer?




Bem meus caros leitores,  vou aproveitar que estamos na altura da Seleção Nacional e dar a minha opinião sobre o que penso que será preciso para vencer. Talvez o Selecionador Fernando Santos, leia e modifique alguma coisa.

Para começar, é preciso ter a coragem de assumir que alguns jogadores têm que dar o lugar. Principalmente no 11 inicial. Continua-se a deixar jogar a reputação ou interesses alheios ao desporto em si, do que a necessidade de mostrar mais e melhor.
Depois, o sistema tático está errado. Bem sei, que este 4-4-2, foi para beneficiar apenar um em detrimento dos restantes, mas não pode ser.Ronaldo nao é a Seleção , nem a Seleção é o Real Madrid. Ninguém tem o discernimento nem a coragem para dizer,mas não faz mal. Eu digo!
Sabemos bem que Ronaldo já não é um extremo de pura aceleração, se ainda vivem com o Ronaldo de Old Trafford na cabeça, esqueçam! Cristiano Ronaldo, hoje em dia é um avançado com ideias de extremo, que por vezes resulta. A sua eficácia na finalização é que evoluiu...bastante.
Agora, o sistema que mais beneficiam este núcleo de jogadores, é o 4-3-3 ou o 4-2-3-1. Temos jogadores de muita qualidade e que por natureza jogam nas alas. Temos médios criativos para o miolo, com visão de jogo que podem pensar o jogo bem melhor do que tem sido feito até agora. Sem qualquer tipo de descompensação defensiva.

 Para além da alteração tática,  há "peças" que a meu ver estão erradas.
Olhando para a defesa, poderia até manter o quarteto. Em termos de centrais não temos melhor atualmente e, aprecio os laterais. Para mim Guerreiro é indiscutível. Este sim é ele e mais 10. Para o lado direito gosto do Cedric. É certinho a defender e a atacar, mas como aprecio um futebol para além de inteligente,  atacante, escolhia Nelson Semedo. Ataca com muita energia e assertividade. Dá intensidade ao jogo e isso faz falta a esta equipa. A sua velocidade e a facilidade em se recompor reduz alguma deficiência defensiva que ainda tem.

Depois no miolo, para médio mais recuado sem duvida que escolhia Danilo Pereira. É mais ágil e é preciso alguém com facilidade e rapidez de processos. William, tem tudo menos isso. No jogo de ontem, o jogador do Sporting, parecia que estava "perro".
Ao jogar com 3 médios, optaria por Adrien mais posicional para manter o equilibrio e Pizzi a chegar-se mais à frente. Numa espécie de box-to-box. Com a excelente época que fez a 8, poderia dar qualidade e inteligência ao futebol de Portugal com bola, e jogar inteligentemente sem ela.

Nas alas daria a oportunidade a Bernardo Silva na direita e Ronaldo na esquerda. O agora jogador do City, não é um extremo puro, mas é um avançado interior, ou seja, flete da ala para zonas interiores com tentativas de finalização ou de ultimo passe. Ronaldo jogaria da mesma forma mas do lado contrário. Acho que mesmo sem recuar tanto quanto o necessário,  daria mais e melhores resultados.
Os meus caros leitores se gostavam de ver Messi e Ronaldo juntos, ter Bernardo a jogar,  não é o argentino...mas quase. Tem muitos movimentos idênticos e seria interessante.
O ponta de lança seria André Silva,claro. Entrou tarde e na primeira oportunidade criou o lance mais perigoso (tirando o golo) para Portugal aos...85 minutos.

Em cima referi também o 4-2-3-1. No miolo a 2, seria Danilo e Pizzi. O transmontano como sabemos fez uma época com sucesso em todos os sentidos e dá mais garantias e soluções a nivel ofensivo do que Adrien  ou Moutinho. Nos 3, daria o lugar a Gelson, com Ronaldo alternado a posição com Bernardo que iria jogar a falso 10, ou o tal 9,5. Assim poderiam ludibriar as marcações adversárias.

Estas seriam as minhas soluções para criar uma equipa forte com capacidade de vencer. Essencial seria manter a identidade.  Independentemente do adversário, saber bem o que pretende do jogo e construir uma base com previsões de futuro, não fazer uma equipa baseada na "3° idade". A Seleção não é um lar de idosos nem a Santa Casa da Misericórdia.
Não pode haver "vacas" sagradas. Todos os jogadores têm a sua fase, o seu tempo e é preciso terem a noção exata de que é preciso dar a vez,como lhes deram a eles no passado.


#Abolaédetodos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...