Avançar para o conteúdo principal

O que será preciso para vencer?




Bem meus caros leitores,  vou aproveitar que estamos na altura da Seleção Nacional e dar a minha opinião sobre o que penso que será preciso para vencer. Talvez o Selecionador Fernando Santos, leia e modifique alguma coisa.

Para começar, é preciso ter a coragem de assumir que alguns jogadores têm que dar o lugar. Principalmente no 11 inicial. Continua-se a deixar jogar a reputação ou interesses alheios ao desporto em si, do que a necessidade de mostrar mais e melhor.
Depois, o sistema tático está errado. Bem sei, que este 4-4-2, foi para beneficiar apenar um em detrimento dos restantes, mas não pode ser.Ronaldo nao é a Seleção , nem a Seleção é o Real Madrid. Ninguém tem o discernimento nem a coragem para dizer,mas não faz mal. Eu digo!
Sabemos bem que Ronaldo já não é um extremo de pura aceleração, se ainda vivem com o Ronaldo de Old Trafford na cabeça, esqueçam! Cristiano Ronaldo, hoje em dia é um avançado com ideias de extremo, que por vezes resulta. A sua eficácia na finalização é que evoluiu...bastante.
Agora, o sistema que mais beneficiam este núcleo de jogadores, é o 4-3-3 ou o 4-2-3-1. Temos jogadores de muita qualidade e que por natureza jogam nas alas. Temos médios criativos para o miolo, com visão de jogo que podem pensar o jogo bem melhor do que tem sido feito até agora. Sem qualquer tipo de descompensação defensiva.

 Para além da alteração tática,  há "peças" que a meu ver estão erradas.
Olhando para a defesa, poderia até manter o quarteto. Em termos de centrais não temos melhor atualmente e, aprecio os laterais. Para mim Guerreiro é indiscutível. Este sim é ele e mais 10. Para o lado direito gosto do Cedric. É certinho a defender e a atacar, mas como aprecio um futebol para além de inteligente,  atacante, escolhia Nelson Semedo. Ataca com muita energia e assertividade. Dá intensidade ao jogo e isso faz falta a esta equipa. A sua velocidade e a facilidade em se recompor reduz alguma deficiência defensiva que ainda tem.

Depois no miolo, para médio mais recuado sem duvida que escolhia Danilo Pereira. É mais ágil e é preciso alguém com facilidade e rapidez de processos. William, tem tudo menos isso. No jogo de ontem, o jogador do Sporting, parecia que estava "perro".
Ao jogar com 3 médios, optaria por Adrien mais posicional para manter o equilibrio e Pizzi a chegar-se mais à frente. Numa espécie de box-to-box. Com a excelente época que fez a 8, poderia dar qualidade e inteligência ao futebol de Portugal com bola, e jogar inteligentemente sem ela.

Nas alas daria a oportunidade a Bernardo Silva na direita e Ronaldo na esquerda. O agora jogador do City, não é um extremo puro, mas é um avançado interior, ou seja, flete da ala para zonas interiores com tentativas de finalização ou de ultimo passe. Ronaldo jogaria da mesma forma mas do lado contrário. Acho que mesmo sem recuar tanto quanto o necessário,  daria mais e melhores resultados.
Os meus caros leitores se gostavam de ver Messi e Ronaldo juntos, ter Bernardo a jogar,  não é o argentino...mas quase. Tem muitos movimentos idênticos e seria interessante.
O ponta de lança seria André Silva,claro. Entrou tarde e na primeira oportunidade criou o lance mais perigoso (tirando o golo) para Portugal aos...85 minutos.

Em cima referi também o 4-2-3-1. No miolo a 2, seria Danilo e Pizzi. O transmontano como sabemos fez uma época com sucesso em todos os sentidos e dá mais garantias e soluções a nivel ofensivo do que Adrien  ou Moutinho. Nos 3, daria o lugar a Gelson, com Ronaldo alternado a posição com Bernardo que iria jogar a falso 10, ou o tal 9,5. Assim poderiam ludibriar as marcações adversárias.

Estas seriam as minhas soluções para criar uma equipa forte com capacidade de vencer. Essencial seria manter a identidade.  Independentemente do adversário, saber bem o que pretende do jogo e construir uma base com previsões de futuro, não fazer uma equipa baseada na "3° idade". A Seleção não é um lar de idosos nem a Santa Casa da Misericórdia.
Não pode haver "vacas" sagradas. Todos os jogadores têm a sua fase, o seu tempo e é preciso terem a noção exata de que é preciso dar a vez,como lhes deram a eles no passado.


#Abolaédetodos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...