Avançar para o conteúdo principal

Seleção Nacional: De tantos,um?



Caros leitores, com a Taça das Confederações aí a chegar, vai-se falar com mais insistência na Seleção Nacional.
E nos últimos dias tem se falado na seleção das quinas que esteve presente no Euro 2000 com destaque para o golo de Luis Figo, que deu início à reviravolta diante a Inglaterra.
Mas, o que quero dizer-vos é que, para mim a Seleção nesse longínquo ano 2000 era a verdadeira Seleção portuguesa. Nao estou a comparar ninguém, mas sentia-se que a alma de um povo estava presente nos jogadores! Era um sentimento tão bonito, tão genuíno e profundo! E nessa altura Figo venceu o Ballon d'Or em 2000 e foi o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001. Ou seja, já tínhamos um melhor do mundo! Já era dos melhores, mas faltava oficializar.
Em 2004 ainda se manteve esse espírito. Um País a puxar pelos homens que nos representavam enquanto povo, foi algo único. Mas que desde que apareceu Cristiano Ronaldo que tudo se foi perdendo.

Estas minhas palavras nada tem a ver com a qualidade do jogador, que é inabalável e inquestionável. Que fique bem claro esse aspeto! Mas, a Seleção Nacional portuguesa, passou a ser Cristiano Ronaldo, ponto. E isso é inadmissível. Todos trabalham em prol de um objetivo mas no final só se fala do Cristiano, nas capas do Jornal só aparece "CR7". Alguém já se colocou no lugar dos companheiros? Que também se esforçam , mas no final só se destaca um? É pena. Ronaldo é inevitávelmente a cara da Seleção, contra isso nada a dizer, mas os mídia estão a estragar cada vez mais o bonito que era apoiar Portugal. Pelo menos para mim.
Para ser sincero convosco, neste Euro 2016, só na final frente à França, onde vi o grande espírito de sacrifício juntamente com a sorte(mas não há vencedores sem sorte, correto?) é que vibrei de fato com a Seleção e com a sua enorme conquista.

A Seleção Nacional portuguesa, sempre foi considerada uma boa Seleção, mas nada do outro mundo, muito menos uma potência do futebol. Só a partir de 2000 é que começaram a olhar para Portugal com outros olhos. Mas a vaidade portuguesa fez com que caísse no mundial da Coreia com grande estrondo.
Em 2004 voltou a humildade e a União e poderíamos ter sido felizes em "casa".
Mas dai até hoje, com os mídia e tudo que envolve,tem criado uma imagem como se fossemos uma Seleção quase imbatível o que é manifestamente um engano. Temos muita qualidade individual,  jogadores de categoria e que jogam nas melhores equipas do mundo, mas em termos de qualidade coletiva em várias ocasiões deixa muito a desejar.

Para mim, atualmente a Seleção perdeu muito do seu encanto. E para si meu caro leitor, o que significa a Seleção Nacional?

PS: Por falar em Seleção de Portugal, os atuais jogadores no escalão sub-20 e sub-21, faz-me prever um futuro brilhante para Portugal. Não tenho dúvidas que vamos conseguir ser Campeões do Mundo e da Europa, brevemente e mais do que uma vez. Tenho plena certeza e consciência disso mesmo. Temos uma categoria enorme de jogadores a prepararem-se para serem destaques na Europa quer nas equipas, quer em conjunto de "quinas" ao peito.


#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...