Avançar para o conteúdo principal

Taça das Confederações: Nova Zelândia vá Portugal (0-4)



Caros leitores, às vezes não é a qualidade dos jogadores que faz o jogo, mas sim a motivação com que estão no mesmo. Neste jogo frente aos neozelandeses, passou-se um pouco isso,principalmente até ao primeiro golo português . Muita entrega ao jogo, muita motivação da Nova Zelândia, do que propriamente da Seleção das quinas.
Portugal entrou sem ligação entre setores, muito idêntico ao que se passou diante o México. O primeiro remate aconteceu aos 23 minutos com um cabeamento de Ronaldo (repetiu aos 25 minutos com a bola a embater na trave após defesa).
A equipa neozelandesa ,entrou subido no campo, pressionante na procura de não deixar Portugal pensar o jogo, mas nunca conseguiu incomodar.
Pouco passava da meia hora quando Danilo Pereira sofreu uma falta dentro da área originando uma grande penalidade. Ronaldo não perdeu a oportunidade e abriu o marcador.

Aos 37 minutos, uma excelente jogada entre Quaresma e Eliseu que Bernardo Silva deu o melhor seguimento fazendo o 0-2 dando estabilidade no jogo e emocional olhando ao que se passava no jogo entre a Rússia e o México .
Portugal chegava ao intervalo sem jogar muito. As debilidades do jogo neozelandês ajudaram mais do que propriamente o jogo feito por Portugal. Embora a jogada do segundo golo tenha sido bem trabalhada.

O segundo tempo, até próximo dos 60 minutos não teve muita história.
A Nova Zelândia teve aos 58 minutos a possibilidade de reduzir a desvantagem, mas Rui Patrício com uma defesa apertada e ainda com a ajuda de Bruno Alves negou o golo.
Pouco depois foi a vez de Ronaldo a cabecear e a obrigar o guardião neozelandês a defesa a dois tempos.
Com a saída de Ronaldo, o sistema tático foi alterado para 4-2-3-1 e na minha opinião o futebol saiu mais fluído , mais inteligente e mais ofensivo. A cima de tudo, mais coletivo, pareceu-me.
Aos 80 minutos André Silva a fazer jus ao que em cima referi. Estava assim feito o 0-3 que dava descanso a Portugal em busca do primeiro lugar do grupo.
Para fechar as contas, Nani faz o 0-4 final após uma jogada simples e eficaz.

Pois bem, Fernando Santos deve ter lido o que escrevi acerca da seleção e dos melhores jogadores para formar o 11. Embora tenha mantido a mesma tática para beneficiar mais Ronaldo, houve melhoras significativas último jogo.

Bernardo Silva já na partida anterior , foi quem mais se destacou e merecia mesmo prémio de melhor em campo, principalmente pela primeira parte que fez.

Embora tenham mantido o mesmo sistema tático , As "peças" que entraram deram outra forma ao jogo da equipa nacional.
Contudo, não entendo como não se dá uma oportunidade no 11 inicial a Pizzi.

Neste jogo foi notória a diferença de Nelson Semedo de uma época inteira para o jogo de hoje. Umas semanas sem competir originam isto. É normal. Para além da falta de rotinas com os colegas, o que não ajuda em nada.
Contra fatos não há argumentos e o que eu escrevi no artigo sobre a melhor forma de Portugal vencer e salientei o 4-3-3 e o 4-2-3-1, no jogo de hoje mostrou que de fato faz sentido essa alteração tática. Como disse nesse mesmo artigo, é preciso ir em busca dos interesses da equipa e não de um jogador , mesmo que tenha tanta importância com o é o caso de Cristiano Ronaldo.
Embora ninguém dê relevância a este fator que considero decisivo a alteração tática fez diferença na forma como decorreu o jogo até ao final. Quero na forma de jogar com o ainda se marcou mais dois golos de bola corrida.

O futebol para além de inteligente, tem que ser simples e pragmático. Foi o que aconteceu após essa alteração.

Embora a Nova Zelândia não seja um potência do futebol mundial, bateu-se bem mediante as suas possibilidades e capacidades.
Portugal foi um justo e claro vencedor e chega assim as meias-finais da Taça das Confederações.

#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: Benfica contrata Filip Krovinovic (Rio Ave)

Mais uma contratação para a equipa das "águias"! Filip Krovinovic assinou um contrato até Junho de 2022, numa transferência que ronda os 3 milhões de euros. Para os meus leitores ficarem a conhecer melhor o novo reforço do Benfica, Krovinovic nasceu em Zagreb no dia 28 de Agosto de 1995. Iniciou a sua formação no Dínamo  local com 13 anos, mas foi no NK Zagreb que fez  todo o seu percurso de crescimento até chegar a profissional aos 17 anos. Tornou-se peça importante na equipa completando 78 jogos e marcou 13 golos. Isto em pouco mais de duas épocas. Chegou ao Rio Ave na época 15/16, onde mostrou qualidade nos 17 jogos em que esteve presente, mas estava na fase de adaptação. Esta temporada, Krovinovic esteve presente em 26 jogos, a contar para a Liga NOS e marcou por 5 vezes. Em todas as competições, o croata completou 36 jogos, o que faz um total de 2112 minutos. Em termos das suas características, é um jogador com grande capacidade técnica. Tem um excelente control...

Paris Saint Germain: Neymar Jr assina até 2022 e torna-se na maior transferência do futebol mundial

Quando se pensava que o futebol já não nos surpreendia muito mais, eis que agora surgiu esta exorbitante contratação do Paris Saint Germain. Neymar Jr. deixou assim um colosso como é o Barcelona, para integrar um projeto milionário da Oryx Qatar Sports Investments, empresa a quem pertence o Paris Saint Germain. O dono da empresa, assim como dono do clube parisiense é o qatari Nasser Al-Khelaïfi. Temos que ver o negócio assim, porque de fato a realidade é esta. O futebol desde que teve o investimento destes empresários e dos fundos, deixou de ser uma modalidade desportiva e passou a ser um negócio que move milhões, muitos milhões de euros. Esta contratação bateu de longe qualquer recorde de transferências do futebol mundial. O Paris Saint Germain para conseguir adquirir o passe de Neymar Jr. , pagou ao Barcelona a módica quantia de 222 milhões de euros. Valor estipulado na cláusula de rescisão do jogador quando rubricou contrato com o clube 'blaugrana'. O jogador era...

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...