Avançar para o conteúdo principal

Zinedine Zidane: O carisma de vencer



Há treinadores que têm um estilo muito próprio. Uns usam muito o discurso, o chamado 'mind games', outros mostram inteligência tatica e outros utilizam a motivação interna. José Mourinho, Pep Guardiola, Antonio Conte ou mesmo Carlo Ancelotti, são alguns dos treinadores mais falados dos últimos anos e que utilizam esses predicados, para atingir o sucesso. Mas, há um que é diferente.

Zinedine Zidane, antigo futebolista de renome mundial, atualmente com 44 anos, mostrou que sabe vencer como jogador e nos dias de hoje, mostra-nos que também sabe levar um clube à glória.
Zizou,começou como adjunto de Ancelotti no Real Madrid, passou pelo Castilla, (equipa B do Madrid) onde foi adjunto e mais tarde assumiu o comando técnico, até dar o salto como treinador principal dos merengues no dia 4 de Janeiro de 2016.
Neste praticamente ano e meio, Zidane conseguiu levar o clube atingir: 1 Liga espanhola, 1 Supertaça Europeia, 1  Mundial de clubes e 2 Champions League.
Mas não é só os títulos que fazem cair o foco sobre Zidane. A sua forma de liderar o grupo de trabalho é algo excecional. O seu passado glorioso como jogador, deixo-lhe de herança, um carisma e respeito únicos. É notório que todos os jogadores admiram e ouvem o treinador e respeitam as suas decisões. Têm uma relação saudável, tudo em prol e em benefício da equipa. Algo que não é fácil, aliás nunca foi! O Real Madrid é conhecido por ser uma equipa com egos enormes que fazem apenas com que a sua imagem se sobreponha ao clube.
Fica bem vincado aqui, que não é preciso ser um mestre em termos táticos nem um expert motivacional para vencer. Zidane trabalha a partir do sentimento que os jogadores têm pela sua pessoa. É caso raro no futebol.
Outro dos aspetos que Zidane trouxe com sucesso foi a gestão física dos jogadores, mas principalmente de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale.
O Ronaldo já não vai para novo e o técnico francês começou a retirar Ronaldo de campo, fazendo uma melhor gestão das suas capacidades. Quiseram fazer disso um problema, mas hoje vemos que foi a melhor opção é melhor do que isso, é vermos os números do capitão de Portugal. Encontra-se em excelente forma, algo que não era habitual nesta altura, continua a marcar muitos golos e mantém-se como um dos mais utilizados da equipa.
A equipa habitualmente joga num 4-3-3, com nuances de um 4-4-2, que consegue e bem "camalear-se" mediante as circunstâncias do jogo. Evidentemente que a qualidade tática e técnica dos seus jogadores assim o permite, mas não deixa de ser interessante de acompanhar visto da tv (imagino visto no Estádio).

Zidane com a sua humildade, com a empatia que tem com o grupo, juntando os seus métodos de treino e as suas ideias, pouco se nota a sua inexperiência.
Esta sua forma de ser e de estar no futebol, também faz com que outros jogadores, principalmente os mais jovens queiram ser treinados e queiram certamente sentir a experiência e os ensinamentos de Zinedine Zidane.

É de louvar o seu percurso até aqui e resta-nos agora esperar para ver se leva a melhor sobre José Mourinho e o seu Manchester United em jogo a contar para a Supertaça Europeia.

#Abolaedetodos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...