Caros leitores, o Benfica no seu segundo jogo da pré-temporada sofreu 5 golos frente à equipa dos Young Boys.
É preciso não esquecer que a equipa suíça começa a competir de forma oficial já no próximo dia 22, o que quer dizer que já se encontra numa fase mais adiantada da preparação para a nova época. O que, atenção, não desculpa os 5 golos sofridos pelos encarnados, de forma alguma!
O que quero na verdade, é definir bem a minha opinião acerca da baliza da encarnada.
Eu disse que Bruno Varela era a melhor opção, assim como Miguel Silva, ambos para integrar o plantel, não para a titularidade, até porque tal como eu disse, Júlio César deveria ser o dono da baliza no início até que entendam( se é que já não não entenderam) que é preciso ir ao mercado contratar um guarda-redes.
Alguém jovem com enorme e inequívoca qualidade e que assuma a baliza de imediato ou então um guardião com um perfil já definido, com experiência de Champions League ou que tenha 'alta rotação' numa Liga de topo que, só por si seja garantia de pontos.
Eu quando referi os jovens guarda-redes portugueses, quis dar seguimento à forma de estar do Benfica nos últimos tempos. Alguém jovem, com potencial, conhecedor do nosso futebol e que seja conhecedor da matriz do clube ou que seja capaz de assimilar isso de forma fácil.
Depois de ter sido bem sucedido com Ederson Moraes, o regresso de Bruno Varela quis dar a entender que a ideia era efetivamente a mesma, agora, não se acerta sempre em "cheio".
Eu considero Bruno Varela melhor opção do que aquela que se falava na altura, que seria André Moreira, nesse aspeto não tenho qualquer dúvida. Mas, Varela não é nem de perto, nem de longe um Ederson.
Acho que a ideia se for explorar as capacidades e o potencial do guardião sub-21, e não se importar de correr riscos, mesmo com a pressão pode ser que corra bem...pode ser! Agora se o 'penta' for de fato o objetivo é ter uma forte presença na Champions é preciso mais, bem mais.
Depois de Ederson conseguir ajudar a equipa da forma que todos sabemos, é evidente que é preciso alguém que tenha um perfil semelhante.
Apostar num jovem pode ter dois pontos de análise. Em primeiro lugar, se não houver problema de não vencer( embora seja um candidato crónico e os adeptos exijam o titulo) e dar-lhe tempo para corresponder às expectativas e na crença acerca do seu potencial, é uma hipótese.
A outra forma de analisar é ser alguém como Ederson,Oblak, Donnarumma, De Gea, ou Thibaut Courtois. Alguém que mesmo muito jovem, se tornou desde cedo e de forma clara um verdadeiro "gigante" das balizas.
Ter à sua frente uma defesa coesa e ágil e que no sistema jogue subido, ajuda bastante,mas é claro que o guarda-redes tem a sua cota parte.
Como já tive a oportunidade de dizer, a minha visão de um guarda-redes de equipa "grande" é a seguinte:
A equipa normalmente tem mais bola, mais iniciativa de jogo, tem superioridade sobre a grande maioria dos adversários (da Liga) e, porventura, o guarda-redes é incomodado 3 ou 4 vezes por jogo(normalmente). Posto isto, o guardião tem que dizer "presente" de forma clara e que dê segurança ao resto da equipa!
Este é outro fator de sorte para quem for o eleito para a baliza encarnada ou para uma equipa com objetivos de topo, ser (no geral) pouco incomodado.
Eu dou-vos um exemplo: O antigo guarda-redes do Benfica Roberto. Teve a prestação desastrosa na equipa da Luz que todos vimos. Cada bola que ia à sua baliza era um autêntico tormento. Na temporada seguinte, foi o melhor guardião da La Liga. Esquisito? Não. Numa equipa como o Real Zaragoza que lutava para não descer, a bola estava normalmente 10 vezes ou mais perto do "portero" espanhol. Ele tinha que defender alguns remates e com isso ganhar pontos para a classificação individual.
De fato eles fez defesas bastante expressivas e em "15 remates" tinha que defender alguns. Mas numa equipa grande, mostrou não ser de "confiança" nem conseguiu dar tranquilidade a quem jogava à sua frente.
Olhando para alvos jovens e com potencial que mesmo não sabendo os valores pudessem ser alternativas para a baliza, talvez Mile Svilar do Anderlecht ou Predrag Rajkovic do Maccabi Tel Aviv.
Mais experientes talvez Steve Mandanda ou Samir Handanovič, digo estes nomes apenas como opinião pessoal que acredito que fizessem boa figura. Outro que salientei anteriormente que seria uma excelente opção, mas que assinou há uns dias pelo Standard Liege é Guillermo Ochoa.
Quis voltar a este assunto para que saibam a minha opinião de forma clara depois de ter escrito o artigo sobre André Moreira e se ter falado apenas de jovens para defender a baliza do Benfica.
A Bola é de todos
Comentários
Enviar um comentário