Caros leitores, tenho lido bastantes coisas acerca da aquisição de Danilo Da Silva,não no que toca propriamente ao jogador, mas pelo valor que em conjunto com Kyle Walker, fez o Manchester City desembolsar nada mais, nada menos que, 81 milhões de euros.
A questão levantada é: se o City gastou 51 milhões de euros no jogador proveniente do Tottenham, porque será que foi gastar mais 30 milhões de euros em mais um lateral?
Pois bem, a minha resposta para esta pergunta é simples.
Danilo, para quem não sabe, não é um lateral direito de raiz. Ele foi um médio defensivo que foi adaptado com sucesso ao lado direito da defesa, onde faz todo o corredor com facilidade e com muita qualidade.
Hoje em dia sente-se mesmo mais confortável nessa posição e pode também desempenhar as funções no corredor contrário.
Para que os meus leitores fiquem a conhecer um pouco melhor Danilo, o brasileiro de 26 anos, é natural de Bicas, em Minas Gerais.
A sua carreira desportiva teve início no América Mineiro em 2003 equipa onde chegou a profissional em 2009. Destacou-se no clube de Belo Horizonte com 37 jogos e 5 golos e despertou o interesse do Santos, clube que pagou 900 mil euros pelos seus serviços em Julho de 2010.
Depois de 78 jogos e 10 golos, surgiu o FC Porto como porta de entrada na Europa. Contratado em Julho de 2011 por 13 milhões de euros, Danilo estreou-se apenas em Janeiro de 2012 pela equipa dos "dragões".
Danilo passou de uma grande promessa do Santos, a um lateral de topo do futebol Europeu ao serviço do clube azul e branco.
Esteve presente em 141 partidas e balançou as redes em 13 ocasiões e chegou mesmo a envergar a braçadeira de capitão dos "dragões" dada a sua enorme influência no grupo de trabalho.
A cobiça em conseguir os seus préstimos tornou-se enorme principalmente entre os dois principais clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid.
A equipa da capital, mostrou mais vontade em ter o jogador e conseguiu adquirir o passe do futebolista por 31,5 milhões de euros.
Em duas temporadas ao serviço do Real Madrid, Danilo esteve presente em 56 partidas e marcou três golos.
Nesta passagem pelos 'merengues' serviu para encher o currículo de títulos. Duas Champions League, um edição da La Liga , uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.
Em termos de Seleção o novo jogador do City estreou-se pela 'canarinha' no dia 14 de Setembro 2011 frente à Argentina no primeiro jogo do Super clássico das Américas .
Nesta nova etapa espera-se que possa ser importante para Pep Guardiola. Diria mais, o internacional brasileiro é um jogador ao estilo de Guardiola, é versátil,desempenha com sucesso várias posições e é muito bom taticamente.
Certamente que vai ser crucial para o treinador espanhol ter um jogador que possa "usar" em várias posições, em diferentes momentos do jogo.
Para terminar, dizer ainda que o FC Porto também tira dividendos deste negócio. Arrecadou 600 mil euros devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Teve direito a 40% do 1,5 milhões de euros(5% do valor total da venda) que está destinado para os clubes que fizeram parte da formação do jogador até aos 23 anos.
A bola é de todos
Comentários
Enviar um comentário