Avançar para o conteúdo principal

Jogo de preparação: Chivas vs FC Porto (2-2)




Dois dias depois o FC Porto voltou a testar as suas novas ideias e a sua competência desta vez frente ao Campeão mexicano, Chivas.

Desta vez Sérgio Conceição optou por colocar Soares e Aboubakar na frente de ataque, num nítido 4-4-2.
O jogo começa quase com os "dragões" em vantagem. Aboubakar aproveitou sucessivo erros da defesa do Chivas e tava feito o 1-0.
A equipa azul e branca teve momentos, diria mesmo, de brilhantismo durante esta primeira parte.
Bom jogo interior, passes a rasgar a defensiva adversária, um claro entendimento entre os jogadores no processo ofensivo.
Pouco passava da meia hora, Aboubakar atira à trave, numa joga que mostra esse entendimento.
Perto dos 40 minutos, ficou ainda mais evidente, o entendimento e os novos os processos ofensivos, com o golo de Otávio. Um excelente momento de futebol da equipa azul e branca.


O segundo tempo foi bem diferente do jogo anterior.
As habituais substituições dão origem à quebra de ritmo do jogo.
O Chivas alterou a equipa inteira, os seus melhores jogadores fizeram a segunda metade do encontro.
O FC Porto, teve sempre melhor( desde o início do jogo),
até ao primeiro golo do Chivas. Um livre marcado de forma rápida, com o árbitro a deixar seguir, o que apanhou a defensiva portista desprevenida.
A melhor ocasião para os "dragões" surgiu aos 82 minutos num remate cruzado de Sérgio Oliveira, a razar o poste esquerdo da baliza mexicana.
Uma falha da defensiva portista deu origem ao golo do empate perto dos 85 minutos.

Este jogo foi francamente melhor do que o anterior.
É preciso não esquecer que a equipa mexicana jogou com muita juventude no seun11 inicial, jogadores juniores que mostraram os erros da inexperiência, mas o que não retira mérito ao futebol portista.
Foi evidente o claro melhoramento dos processos, mais rapidez, maior mobilidade e já se nota um Porto bem diferente da última temporada, diria mesmo das duas últimas temporadas.
Agora, é preciso entender para quantos minutos aguenta esta forma de jogar. É preciso manter-se forte nos 90 minutos e não em 45. Mas ainda é cedo para entendermos esse fator, a quebra física normal desta altura também não ajuda a encontrar uma resposta melhor.

Tal como eu referi no jogo do Sporting, para mim deveria se começar por uma equipa que se pensa que será o 11 inicial ou perto disso, para ganhar as rotinas e a coesão necessária. Pois, Conceição fez isso no quarteto defensivo, (algo que considero essencial) e manteve um total de 8 jogadores que estiveram no 11 inicial no jogo frente ao Cruz Azul.
Para mim a minha maior curiosidade nos jogadores deste FC Porto 17/18 era Ricardo Pereira.
O (agora) lateral direito, evoluiu bastante no tempo que passou no Nice.
Faz todo o corredor com qualidade e demonstra inteligência a jogar. Não considero surpresa porque eu já estava "consciente" com o futebol que o jogador iria apresentar.
Acho melhor os "dragões" começaram a pensar na renovação, porque com uma cláusula de 25 milhões de euros, qualquer clube inglês paga.
Caso fique, Maxi Pereira tem a vida complicada com a concorrência de Ricardo Pereira, Mas ele também tem que se habituar à ideia (e ja deve ter essa consciência) de ser ultrapassado,porque já não é um menino.

Destes dois jogos em terras mexicanas, os primeiros jogos onde podemos ver a evolução destas últimas semanas de trabalho, mostram uma clara evolução. Já não há só um dedo de Conceição, neste jogo já vimos uma mão do treinador portista, o que cria maior expectativas nos seus associados.

A bola é de todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...