Avançar para o conteúdo principal

Pré-temporada 17/18: SL Benfica



Caros leitores, tenho lido muita coisa acerca da pré temporada das equipas de maior relevo em Portugal e não concordo com muito do que é escrito(ou falado).
Como costumo dizer-vos, não sou o senhor da verdade, simplesmente tenho uma opinião diferente.

Na temporada passada eu disse que, o Benfica tinha o plantel com mais qualidade e com mais soluções, com exceção da posição 8.
Disse também que Carrillo, Célis, André Horta e (mais tarde)Marcelo Hermes não tinham qualidade suficiente para fazerem parte de uma equipa com estes objetivos e o passado recente e o presente comprova isso mesmo.

Os seus adversários mais diretos rumo ao título Nacional, estão a encarar esta época como uma época de mudança total de rumo e Luís Filipe Vieira, os elementos da SAD juntamente com o treinador, se não querem ser ultrapassados devem procurar resolver algumas lacunas no seu plantel.

Olhando primeiramente para o atual Campeão Nacional, Rui Vitória tem optado por colocar a sua equipa algumas vezes desequilibrada em campo. Joga com jogadores jovens, mas sem o misto de experiência necessária para complementar a juventude desses atletas. O que falo foi mais do que evidente, por exemplo na primeira parte do jogo frente ao Hull City .
Depois há uma carência evidente na defesa. Não há por onde fugir.
Na minha forma de analisar, considero essencial contratar um guarda-redes que possa entrar diretamente no 11. Que assuma a baliza de caras e que tenha uma qualidade e um estatuto que torne inegável a sua presença entre os postes. É preciso alguém que transmita confiança e segurança à equipa.
Júlio César estaria disponível para algum imprevisto e para as Taças, na linha do que fez com Ederson Moraes na última temporada.
Talvez Sérgio Romero, suplente do Manchester United, poderia ser o "tal". Um empréstimo com opção de comprar seria a saída mais viável na minha opinião.

Acho que os encarnados tambem precisam de um lateral direito. André Almeida é um jogador que não é "exuberante" em nenhuma posição,mas é "certinho" onde quer que jogue. É muito importante ter alguém como ele num plantel, mas acho que é preciso alguém que dê intensidade ao corredor e que dê a profundidade devida. Na minha opinião Diogo Figueiras poderia ser o jogador para essa posição.
É um atleta que esteve 6 anos na formação encarnada, vindo do Vilafranquense.
Tem experiência internacional ao serviço do Sevilla onde em duas épocas fez mais de 70 jogos e conquistou 3 Ligas Europa.
É ainda um jovem, tem 26 anos e o seu contrato com o Olympiacos termina em Junho de 2019, o que porventura pode ser uma vantagem negocial para o Benfica.
Não me esqueci de Buta nem de Pedro Pereira, mas acho que ainda não estão preparados para salto com esta exigência.
Buta ainda tem que crescer mais e nada melhor do que um empréstimo a uma equipa da Liga Nos e o Pedro Pereira, foi um mau negócio para o Benfica.
Eu comentei com alguns leitores que me perguntaram em privado e no meu meio mais pessoal levantaram-me questão sobre o que achava do jovem lateral contratado à Sampdoria e a minha resposta foi simples: um mau negócio, porque o jogador não tem o valor pelo qual o Benfica pagou 2, 66 milhões de euros, oferecendo literalmente o passe de Filip Djuricic, passe esse que o Benfica pagou 8 milhões de euros. É só fazer as contas.
Atenção que refiro à sua capacidade atual, não estou a dizer que o jogador não possa evoluir e daqui a 2 ou 3 anos possa ser jogador para este patamar. Mas atualmente não me parece que seja, nem tão pouco capacidade para ser o número 2 da lateral direita.

Para terminar, acho que o Benfica deveria ponderar a contratação de um defesa central com experiência internacional, com idade entre 26 e os 30 anos, para fazer dupla com Jardel. O Benfica tem jovens com muito valor, como o Kalaica ou Ruben Dias, mas ainda não tem capacidade para serem titulares. O Benfica se quer continuar a vencer, tem que ser coeso e nada melhor do que mostrar coesão nos centrais.
Para mim, o melhor jogador para isso seria Ezequiel Garay. Não sei até que ponto se poderia fazer o negócio, mas tendo a Gestifute como empresa que gere os seus interesses e, como sabemos Jorge Mendes tem uma ligação profissional muito forte com o Benfica, poderia haver aqui uma possibilidade. O que também pode ajudar é a revolução que aos poucos vai sendo feita no plantel do Valencia. O seu contrato termina em 2020. Acredito que se todas as partes realmente quisesse, poderia haver um final feliz.

O Benfica já encaixou (supostamente) valor suficiente para poder despender de algum para contratar 3 jogadores que iriam dar outra segurança e outra confiança a nivel defensivo,mas também ao resto da equipa.
De resto, o Benfica tem um plantel de muita qualidade, tem muitas opções ofensivas.
Os jogadores que podem integrar o lote dos convocados para jogos oficias estão mais do que adaptados e Seferović mostra-se mais do que entrosado com esta nova realidade. Mas este Benfica tem algo que considero importantíssimo. As rotinas criadas neste sistema tático com alguns anos. É meio caminho andado para o sucesso e acho que é este o degrau a cima que o Benfica está em relação aos seus adversários diretos. Tem muitos jogadores rotinados e bem enquadrados no sistema tático e têm enraizado em si o que têm que fazer quer na sua posição, quer em termos das ideias da equipa.
Para que estas ideias de jogo e as rotinas possam fluir com grande qualidade e eficácia é preciso manter jogadores como Ljubomir Fejsa, Pizzi e Jonas, são e serão sem dúvida nenhuma fundamentais para o Benfica atingir o sucesso e o tão desejado penta.


A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...