Avançar para o conteúdo principal

Sporting CP - Jorge Jesus: Não é defeito, é... feitio!




O Sporting sofreu uma derrota frente ao Vitória SC em jogo de preparação disputado em Rio Maior.
Os três golos sem resposta que a equipa de Jorge Jesus "encaixou" é para mim de fácil entendimento.

Pelo que li, já querem criar "dramas" e problemas, mas a verdade é que tudo não passou de um erro, um grande erro de Jorge Jesus.
Quando se mexe no sistema tático é meio caminho andado para sofrer dissabores. Desaparecem as rotinas, as habituais movimentações e os entendimentos em campo. É a meu ver, normal que isto aconteça.
Mas o maior problema de Jesus ter alterado o sistema habitual de jogo, foi ter alguns jogadores ausentes( André Pinto,Mathieu, Piccini, Coentrão é Bas Dost).
Colocar Petrovic a central? Buno César(canhoto) a fazer o corredor direito? Bem, só podia correr como correu.
Para além destas situações abalarem animicamente os atletas, porque mesmo sendo pré-temporada, ninguém se sente bem a perder (e muito menos por 3 bola a 0), está-se a perder tempo de preparação para os jogos que realmente importam e quanto a isso não há desculpas.

A expulsão também não ajudou a equipa, ou melhor até ajudou porque a partir daí o Sporting melhorou, mas comprovou outro pormenor que é um por maior: a lentidão de Coates. Referi que ao fazer dupla com Mathieu poderia trazer problemas no futuro e hoje apenas com Coates, o lance poderia ter dado golo, mas originou "apenas" o cartão vermelho para o jogador uruguaio. Na minha modesta opinião,só a experiência ou a maturidade de um bom posicionamento em campo pode "safar" está dupla.
Depois há situações em que não se pode assobiar para o lado, na revisão que fiz da pré-época leonina, disse também que é preciso ter atenção à situação de André Pinto e, esta derrota, com 3 centrais faz me pensar no Paulo Oliveira.
Eu disse que os meus caros leitores sportinguistas ainda se iam lembrar muito do defesa que foi a contratação mais cara da história do Eibar e certamente durante este jogo, ele passou na vossa cabeça algumas vezes.
Deixo-vos uma pergunta no ar a respeito de centrais: se os centrais estão quase todos indisponíveis, não será ainda mais complicado arranjar 3 defesas do que os 2 do sistema tático habitual? Fica a questão.
Outro caso é Schelotto, Ainda estou para entender o porquê de ter deixado de contar. Renova no inicio de Janeiro deste ano até 2019 e de repente deixa de fazer parte do grupo de trabalho.
É que entre ele e o Piccini (e Bruno César ou André Geraldes)...!


No final do jogo para a Taça Cidade de Guimarães, eu escrevi que a segunda parte que a equipa de Pedro Martins tinha feito, deixa em expectativa o que pode realmente valer esta equipa. Vi bons momentos no jogo e jogadores que podiam fazer bem melhor. Ora, ontem ficou explicito isso mesmo, embora, haja uma cota parte de culpa do Sporting que originou este desfecho, a outra cota parte pertence a...Miguel Silva.
Para quem estava lesionado( ou condicionado) no ombro na altura do jogo frente ao FC Porto, o guarda-redes do Vitória recuperou bem rápido e esteve em excelente plano.
Quem tinha dúvidas sobre o que eu disse de Miguel Silva para reforçar o Benfica ou mesmo outra equipa "grande", para os mais distraidos, acho que ficou demonstrado a competência e a qualidade do jovem guardião do Vitória SC.


A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...