Avançar para o conteúdo principal

Taça Cidade de Guimarães: Vitória S.C. vs FC Porto (0-2)





Noite de Taça Cidade de Guimarães, com a equipa local a receber o FC Porto que foi o convidado especial.

Sérgio Conceição apresentou um 11 que deverá andar próximo do seu 11 tipo, com o sistema tático a ser baseado no 4-4-2.
Os "dragões" tomaram conta do jogo desde o inicio e logo aos 3 minutos Otávio que faz uma tabela com Aboubakar e por pouco o brasileiro não abriu o marcador.

O FC Porto, pressionante sem bola a não deixar a equipa de Pedro Martins construir e pensar o seu jogo e quando teve bola, nunca sentiram a pressão da equipa vimaranense.
A equipa azul e branca teve sempre um à vontade enorme em todas as fases do jogo.
Estavam jogado pouco mais de um quarto de hora de jogo, quando Alex Telles, cruza para a área e Soares envia a bola ao ferro da baliza de Douglas.
Aos 21 minutos, lentidão e displicência da equipa do Vitória e rapidez de Aboubakar , que se isola e na cara de Douglas, finta o guardião e faz o 0-1 no Afonso Henriques.
Cinco minutos depois, passe longo de Marcano, que isola Soares que faz o 0-2 para o FC Porto. Muita culpa para os centrais e para Douglas que esperaram uns pelos outros, literalmente.
Um Porto a jogar com intensidade, pressão alta, boa troca de bola e golos. Algo que não se via muito na temporada passada. Nota-se já novas rotinas nos jogadores e vê-se muito trabalho já feito pela nova equipa técnica.

No segundo tempo, o Vitória surgiu com mais personalidade, mais agressivo, mais enérgico, enquanto o FC Porto mostrou-se mais controlador, dando mais iniciativa ao adversário.
Aos 52 minutos e quando nada o fazia prever, entrada fora de tempo de André André, que originou a sua expulsão. Já situações que mesmo em amigáveis não se pode deixar passar. Espero é que quando for a sério, se tenha a mesma postura em relação a todos os clubes.
Aos 60 minutos a melhor oportunidade para o Vitória, com Teixeira a "picar" a bola sobre José Sá, mas Felipe a cortar antes da bola passar a linha na sua totalidade.
Passava pouco dos 75 minutos quando Ricardo Pereira após um bom entendimento com Oliver, rematou e a bola a passar perto do poste direito da baliza de Douglas.


Uma Vitória que se ajusta muito pela primeira parte do FC Porto, onde só os "dragões" existiram.
O segundo tempo a equipa de Pedro Martins apareceu mais no jogo, com mais agressividade ofensiva e com mais personalidade, mas teve apenas uma oportunidade onde poderia ter chegado ao golo.
O FC Porto procurou ser mais controlador e ter ficado com menos um homem condiciona qualquer estratégia de jogo.
De qualquer das formas as substituições não mostraram nada de diferente nem de relevante.

O Vitória, com a primeira parte pálida, no segundo tempo mesmo com os azuis e brancos a jogarem muito tempo com menos um jogador, mostrou momentos que deixa em expectativa o que pode valer realmente este Vitória.

Uns aspetos que que reparei nesta equipa de Sérgio Conceição é a liberdade posicional que os jogadores têm, as sucessivas viradas de flanco ou o passe longo para as costas da defensiva adversária, sempre de forma intencional( como se viu no segundo golo).
Isto para além da intensidade de jogo e pressão alta que está a ser imagem de marca deste novo FC Porto.
Ricardo Pereira de lateral subiu para extremo para Maxi ocupar a posição mais defensiva do corredor direito. Penso que será uma possibilidade a ser pensada seriamente em jogos de maior exigência defensiva ou em jogos em que o adversário tenha muita qualidade nas linhas. Nomeadamente nos jogos frente aos rivais diretos ou porventura na Champions League.




A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...