Avançar para o conteúdo principal

Prf.Manuel Machado e a sua indignação com a disparidade de orçamentos



Meus caros leitores, vejo muitas pessoas quase a congratular o professor Manuel Machado por ter dito e passo desde já a citar: "Eu, com uma equipa de três milhões, a jogar no Dragão contra uma equipa de 80 ou 90 milhões? Isto assim não tem interesse nenhum!" De seguida referiu:
"Isto conta o campeonato dos três clubes grandes, o resto é carne para canhão. Se o negócio seguir este caminho, estará condenado".

Ora bem, para mim isto não é novidade nenhuma e o professor Manuel Machado que me desculpe mas ele não descobriu a "pólvora". Todos nós sabemos a discrepância que existe entre os mais diretos concorrentes ao titulo em relação ao SC Braga e ao Vitória SC e muito mais é a diferença para as restantes equipas da Liga NOS. Não precisamos de ir mais longe, basta olharmos para os valores dos direitos televisivos que se oferece aos clubes menores em relação aos três "grandes". Estes clubes já são intitulados grandes pelo historial, pela massa associativa e com estes direitos televisivos, patrocínios, marketing, bilhética, é normal a diferença entre os clubes.

Este problema não pode ser resolvido pela Federação portuguesa de futebol, nem pelo presidente da Liga, nem pelo Secretário de estado do Desporto. A UEFA e a FIFA, que são os órgãos que tutelam o futebol, pouco ou nada fazem para acabar com esta diferença, não me parece que internamente se consiga resolver esta situação.

Eu por um lado entendo o que diz o treinador do Moreirense, é realmente complicado jogar com uma enorme diferença de qualidade individual e por consequência uma diferença de qualidade no coletivo, mas isso faz parte. Como se costuma dizer, "odeia o jogo, não o jogador"! O FC Porto (neste caso) não tem culpa que exista esta diferença, se é permitido que haja esta disparidade enorme de orçamentos, sem que ninguém com responsabilidades coloque um travão, não é certamente os clubes com maior poderio que o vão fazer.

Obviamente que depois tenho que recorrer a outras Ligas com outro poderio financeiro e que logicamente causam ainda uma maior diferença para com as nossas equipas "grandes".
A Premier League tem por exemplo direitos televisivos altíssimos e o último classificado por exemplo desta ultoma edição da Liga Inglesa recebeu, imagine-se, 107,5 milhões de euros. É realmente muito, muito dinheiro, mas o vencedor recebeu 173,4 milhões de euros.
Só em Inglaterra é que uma equipa que luta para a manutenção é que pode adquirir jogadores por valores a rondar os 7 ou 8 milhões de euros, quando não perdem a "cabeça" e quebram recordes de transferências do clube com contratações de 14 ou 15 milhões de euros, ou até mais.
Em Portugal isto é inimaginável que algum dia aconteça.

Depois há ainda a chegada dos empresários Chineses e os "Sheik's do petróleo, que aumentaram ainda mais a diferença de orçamentos em certos países, como o Paris Saint Germain, o AC Milan ou mesmo o Manchester City.
Estes e outros clubes com o poder de contratar tudo e todos, fazem com que os "grandes" de Portugal também sintam essa diferença, embora numa dimensão diferente dos emblemas internos do nosso futebol, mas sentem.

Por isso não era preciso o professor Manuel Machado proferir estas palavras, porque mesmo ele não queira arranjar desculpas para ter perdido, fica sempre essa ideia e depois não vai há muito tempo, que equipas sem grandes  recursos bateram e batem o pé aos grandes clubes do futebol europeu...por vezes batem e de que maneira. É raro, mas acontece!


A Bola É De Todos

Comentários

  1. Sem dúvida ! O problema ontem no fcp-moreirense, ñ foi a diferença de orçamentos, foi sim o facto de não terem uma equipa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...