Caros leitores, Renato Sanches vai jogar na Premier League. O destino escolhido foi o Swansea City, equipa que é treinada por Paul Clement, antigo adjunto de Carlo Ancelotti no Bayern de Munique.
Esta transferência é a título de empréstimo e custará 8,5 milhões de euros ao emblema do País de Gales e sem qualquer opção de compra.
Este empréstimo servirá para o médio evoluir numa equipa de outro patamar futebolístico que certamente se vai enquadrar mais nos seus objetivos a curto prazo, ou seja jogar com regularidade. Clement como tem conhecimento quer do jogador, assim como amizade que também o liga a Ancelotti, fica aqui criado um elo importante quer para o jogador, quer para o Bayern que assim vai estando a par de tudo o que envolve o internacional português.
Ninguém refere um pormenor que é importante no que toca ao Benfica. Uma saída de Renato Sanches mesmo que por empréstimo, para o emblema da Luz significa perda de dinheiro. É como se o jogador tivesse assinado menos um ano de contrato.
Como eu tenho dito (e aqui está mais uma prova) que os objetivos são igual a 0 na maioria das situações.
A transferência poderia chegar facilmente aos 60 milhões de euros, pensava-se inicialmente! Depois veio a público que os 50 jogos tinham que ser feitos....a titular.
Isto para não falar nos outros 20 milhões que se bem me lembro o Renato tinha que estar nos finalistas para melhor jogador do mundo. Agora deixo umas perguntas:
Desculpem a expressão mas, os responsáveis do Benfica demonstram assim tanta inocência negocial?
Por mais que se acredite no potencial, o Renato Sanches tem qualidade a curto prazo para "lutar" com jogadores de classe mundial? Sinceramente há coisas inacreditáveis e só quem é fanático não vê as coisas com clareza.
Aqui não está em causa se foi mal ou bem vendido, porque 35 milhões de euros por um jovem de 18 anos, que teve uma ascensão enorme em apenas meio ano é algo excelente e raríssimo de se ver. Agora, fica aqui bem evidente que foi cedo de mais. Nem tudo se pode basear em dinheiro! Acredito que Renato Sanches caso tivesse continuado mais uma época ou mesmo duas, iria dar para além do rendimento desportivo, provavelmente iria ser vendido por outros valores.
Meus caros leitores, outro exemplo é Gonçalo Guedes. Outro jogador que vinha a ser preponderante com a ausência do Jonas, dava à equipa soluções que outros jogadores não davam, tinha características únicas para um jovem e o Benfica vendeu o jogador por 30 milhões de euros (mais os ditos variáveis de 7 milhões de euros). Guedes poderia e deveria fazer pelo menos até ao final da temporada, tenho a certeza que iria render mais dinheiro e desportivamente seria importantíssimo.
Eu entendo que é preciso fazer dinheiro, eu entendo que há contas para pagar, mas não entendo como não se pensa que estes jovens com enorme qualidade de ajudar a equipa no presente e com um potencial elevado que deixam em aberto a expectativa de um encaixe exorbitante no futuro, estão no clube com salários "pequenos" e dão muito à equipa em vários aspetos. Estes jogadores é que são de manter porque para além disso, sabem o que é a mística do clube, eles "nasceram" ali!
Acredito que o Renato Sanches terá que ter a cabeça no lugar e adaptar-se rapidamente a esta nova realidade.
Já se entendeu que o Bayern não está com paciência para dar oportunidades ou esperar que ele "expluda" e o problema é que se as coisas não correm como esperam, começa a ser criado um rótulo de eterna promessa, mesmo sendo ainda um jovem e isso não cativa as equipas de topo.
Neste defeso fiquei com a ideia que o Bayern de Munique tentou de tudo para se livrar desta situação querendo vender a título definitivo ao AC Milan, mas acabou por não se concretizar devido aos valores pedidos pelo clube alemão.
Seja como for, há situações que não se consegue prever. Quem paga estes valores tem que ter a consciência que é um tiro no escuro. Agora não se pode tratar estes "miudos" como se fossem máquinas, porque mesmo que eles sejam novos e que se iludam com o dinheiro e com a fama, a vida não é tão simples conformes eles pensam e depois de eles sentirem na pele essa realidade é que por vezes há a inconstância no futebol jogado e a incompatibilidade com o grupo de trabalho para além do clima e hábitos do país onde são inseridos.
Mas o que acho na verdade é que esta contratação mesmo sendo por empréstimo é estrondosa para uma equipa como Swansea. Agora veremos se são criadas todas as condições para que Renato corresponda às elevadas expetativas e às exigências de uma competição como a Premier League. Será bom principalmente as equipas como o Manchester United ficarem a saber se o Renato Sanches tem "unhas para tocar esta guitarra".
A Bola É De Todos
Comentários
Enviar um comentário