Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 7° Jornada: Moreirense vs Sporting CP (1-1)



O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a receber a 7°jornada da Liga NOS, com o encontro entre o Moreirense e o Sporting CP.

A equipa de Jorge Jesus a ter como principais notas, a ausência de Acuña(substituído por Bruno César) e os regressos de Fábio Coentrão e Gelson Martins ao 11 inicial.

A primeira grande ocasião de golo foi para a equipa da casa. Com 5 minutos jogados,Tozé, no corredor esquerdo, flete para a zona central e sem oposição remata com a bola a não sair muito longe do poste esquerdo de Rui Patrício. O guardião leonino pareceu controlar o lance, mas fica a boa iniciativa do jovem que chegou vindo do Vitória SC.
Na resposta, 4 minutos depois, Alan Ruiz já dentro da área, desfere um remate em arco com a bola a passar bem perto da baliza defendida por Jhonatan.
Com 15 minutos de jogo, não havia uma definição de superioridade em qualquer uma das equipas. O jogo estava dividido, com a zona central a ser o principal motivo desse equilíbrio. As equipas procuravam o jogo pelas alas para comseguir a aproximação à baliza contrária, mas nem sempre com o melhor efeito.
Aos 20 minutos, Tozé na esquerda, de trivela a isolar Peña que na cara Patrício não consegue abrir o ativo. Excelente intervenção de Rui Patrício a negar o golo ao Moreirense!
Aos 27 minutos, livre direito batido por Bruno Fernandes com a bola ao canto inferior direito da baliza do Moreirense o que obrigou Jhonatan a uma intervenção complicadíssima e de grande nivel.
Em jeito de resposta, de novo Tozé a fletir de novo para a zona central e a rematar com a bola ir perto do poste direito da baliza de Patrício e o guardião leonino a estirar-se e a desviar para canto. Na sequência do canto, Peña surge numa zona privilegiada para abrir o ativo mas teve uma evidente displicência.
A cinco minutos do intervalo, bom entendimento entre William e Bruno César, com o internacional português a colocar a bola em Bas Dost no segundo poste, mas o avançado holandês a não conseguir chegar ao esférico.
Aos 42 minutos, o primeiro golo do jogo! Boa jogada entre Tozé e Zizou que teve a felicidade de Desviar em Fabio Coentrão e deixou descoberto Rafael Costa que com tempo desfere um remate ao angulo superior esquerdo e abre o ativo. Excelente golo do Moreirense!

Uma primeira parte, nem sempre bem jogada aos olhos do espectador muito pelo jogo afunilado na zona central. Sem haver um "comandante" do jogo, com o passar do tempo, o Sporting foi subindo mais no terreno, empurrando o Moreirense mais para a sua defensa. Essa subida também facilitou o contra-ataque da equipa de Manuel Machado que depois de defender bem e de forma coesa,ao recuperar a bola procurava logo a baliza de Patrício, com critério. De qualquer forma, houve situações de golos, boas jogadas e perto do intervalo finalmente um golo.

O segundo tempo, só começou a ter ação após os quinze minutos.
Lance entre Piccini e Ruben Lima, no corredor direito do ataque dos "leões", que deu origem a um livre que seria crucial para o golo do Sporting. Após a cobrança do livre, a bola sobra para Bruno César que bombeia a bola para a área onde surge sem marcação William que remata para a defesa de Jhonatan manda a bola para a frente com esta a bater em Aberhoune que faz auto-golo.
Na resposta Rafael Costa do meio da rua remata colocado e obriga Patrício a uma excelente intervenção.
Aos 68 minutos o Sporting esteve perto de passar para a frente no marcador. Gelson surge no corredor esquerdo, onde ficou com a bola após Bas Dost ganhar a bola nas alturas, "picou" a bola sobre Jhonatan mas a bola a embater na barra.
Aos 91 minutos rapido ataque do Moreirense com Cadiz a servir Aouacheria que remata rasteiro mas perigoso. Defende bem Patricio.

Um empate que se aceita pela forma como de correu todo o jogo. A equipa de Jorge Jesus esteve melhor no segundo tempo, principalmente onde colocou mais agressividade no processo ofensivo o que fez toda a diferença e que ajudou a chegar ao empate.
A equipa do Moreirense foi quase sempre muito forte a defender e a sair com critério e rapidez para o contra-ataque. De dizer que mesmo com o Sporting a "carregar" nos minutos finais Manuel Machado nunca deixou de ter homens na frente quer para agarrar os defesas do Sporting como porventura poder também "matar" o jogo.

Aos 33 minutos de jogo aconteceu um lance polêmico. Não há como fugir. Mesmo que o video-arbitro não possa interferir diretamente nesta situação, continua o mesmo problema que já referi noutra ocasião. O posicionamento das camaras. Se o lance fosse mandado seguir e originasse golo, iria ser complicadíssimo resolver esta questão porque a transmissão não oferece as melhores condições para ajudar a resolver a duvida da tão falada verdade desportiva.
O problema aqui é que o auxiliar presumiu que Tozé tocou na bola, porque ele ficou com o visão tapada pelo próprio jogador.
Pessoalmente não entendo como é que a camara que mostra a bola ao centro no início de jogo ou no retomar a partida após o interregno,não foi utilizada para esclarecer esta situação.

Como digo muitas vezes aos meus leitores, as dimensões do relvado, (não no comprimento, mas na largura), por vezes não facilita a quem joga com mais largo, que tem mais dinâmica ofensiva e que normalmente imprime intensidade ao jogo com a subida dos laterais.
Estádios como este em Moreira de Cônegos, em Paços de Ferreira ou mesmo em Tondela, criam bastantes problemas à adaptação ao jogo das equipas chamas "grandes".

A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...