Avançar para o conteúdo principal

Taça CTT: Grupo A: Benfica vs SC Braga (1-1)



O Estádio da Luz foi palco do jogo entre o Benfica e o SC Braga em jogo a contar para o grupo A da Taça CTT.


Muitas alterações em ambas as equipas e com estreias de assinalar de parte a parte. Krovinovic do lado da equipa encarnada substituiu Jonas no apoio ao ponta de lança e André Moreira estreou-se na baliza dos "Gverreiros".

O Benfica pegou no jogo desde o apito inicial. Mais iniciativa de jogo, mais rapidez de processos e com boa mobilidade de toda a equipa, isto sem haver uma grande intensidade no jogo.
O SC Braga não conseguia construir jogo ofensivo, procurava sim estar bem posicionado defensivamente e tentar sair rápido no contra-ataque, quando tivesse oportunidade.
Pouco passava dos dez minutos de jogo quando Raul Jimenez abre o ativo. Livre batido para a área da equipa minhota, com Jardel a dar de cabeça, a defensiva bracarense alivia mal e assiste de forma involuntária o mexicano que executa um forte remate de primeira. Excelente golo de Jimenez!
Só aos 20 minutos a equipa de Abel Ferreira conseguiu criar perigo junto da baliza de Júlio César. Livre batido por João Carlos Teixeira para Danilo que ao segundo poste tenta colocar em Hassan que não consegue desviar para golo, mas fica uma boa situação de perigo para os "Gverreiros".
O SC Braga teve duas oportunidades de livre direto em zona frontal à baliza, mas não conseguiu criar perigo, nem Danilo , nem de seguida por Jefferson.
Em resposta, eliseu do meio da rua e descaido para o corredor esquerdo, Eliseu atirou forte e André Moreira sentiu muitas dificuldades para suster o remate do lateral esquerdo dos encarnados.


Uma primeira parte onde o Benfica foi superior de forma mais acentuada, nos primeiros 15 minutos. A partir dai o Braga procurou crescer mais no jogo, subir mais no terreno. Teve apenas uma oportunidade de perigo efetivo junto da baliza de Júlio César.
Com o passar do tempo o jogo tornou-se mais dividido, mais equilibrado, aqui e ali algum frissom em ambos os lados, mas o grande diferencial neste momento é a eficácia na finalização encarnada.


O segundo tempo, não começou com um grande futebol. A primeira situação de perigo aconteceu aos 56 minutos e para o SC Braga. Excelente visão de João Carlos Teixeira, que coloca a bola em Hassan e o egipcio roda bem sobre Jardel e na cara de Julio César, não consegue fazer o empate, na recarga Xadas cabeceia por cima. Nesta jogada fica o perigo bracarense e a excelente intervenção do guarda-redes de 38 anos.
Aos 65 minutos, de novo Hassan a criar incômodo à defensiva encarnada, depois de mais uma boa jogada do Braga.
A equipa de Abel Ferreira começava "apertar" mais o Benfica em busca do golo do empate, enquanto o Benfica procurava ser mais controlador do que tentar "matar" o jogo.
Aos 67 minutos, após canto batido por Jefferson, Ricardo Ferreira de cabeça a fazer o empate na Luz.
O Benfica acordou e em jeito de resposta, Krovinovic após jogada individual, a testar os reflexos de André Moreira que desvia para canto. Excelente momento na Luz.
Na entrada para os últimos 10 minutos o Braga volta ameaçar. Depois de um cruzamento da direita, Fábio Martins ganha a bola dentro da área e fica novo perigo para a baliza encarnada.
A equipa de Abel pressionava o Benfica perto da sua primeira fase de construção o que dificultava a construção de jogo ofensivo. Quando o Benfica chegava perto da área do Braga o Benfica não conseguia criar perigo, até que...Jonas à entrada da área atira forte e colocado ao canto inferior direiro da baliza defendida por André Moreira. Excelente momento para fechar o jogo.


Um empate que se pode considerar justo. Houve equilíbrio no jogo, nunca houve uma clara superioridade de nenhuma das equipas (com exceção dos primeiros 15/20 do primeiro tempo onde o Benfica foi melhor) houve oportunidades de parte a parte e momentos em que os guarda-redes tiveram que dizer "presente".


Deixar apenas umas notas.
Do lado do Benfica, Krovinovic pode vir a ser mais importante neste Benfica do que muitos poderiam inicialmente pensar. Pode ser o terceiro médio e equilibrar mais o miolo em jogos de maior peso e esforço dos homens do meio campo frente a outro tipo de equipas. Isto sem a equipa perder inteligência e capacidade reativa para o ataque.
Assim como Bruno Fernandes faz no Sporting CP e Otávio a espaços faz no FC Porto.
Pode ser a forma de ser criado um plano B para este Benfica e não falta qualidade e inteligência ao jovem croata para singrar e ser importante nesta equipa encarnada. Vamos ver se Rui Vitória tem o mesmo discernimento.

Muitas pessoas olharam logo para Gabriel Barbosa como avançado centro, ou um jogador que pudesse ser o substituto de Jonas na zona central, mas desde apresentação do jovem brasileiro que o vi como um substituto de Carrillo e não de Mitroglou.
Pode ser uma boa alternativa a Sálvio, mas o que não falta nesta equipa é qualidade nos corredores.
Agora com Krovinovic, a mostrar dinâmica para jogar a 8, Pizzi pode também ser uma "nova" alternativa para o corredor, como aliás mostrou nos últimos minutos do jogo de hoje.


Do lado do SC Braga, Bruno Xadas e João Carlos Teixeira são de fato duas mais valias para este Braga. O jovem da formação bracarense tem muita qualidade técnica e "desmonta" qualquer equipa. Quando parte da ala e flete para zonas interiores é de fato muito perigoso.
Não deverá permancer muito tempo no minho e o adversário de hoje, pode bem ser o seu próximo destino.

O médio emprestado pelo FC Porto, está a começar adaptar-se ao futebol profissional em Portugal de forma mais regular. Acredito que pode chegar na próxima época aos "dragões" com outra experiência e com muita rotação.

Para terminar, fico satisfeito por Ricardo Ferreira estar de regresso aos relvados. O central do SC Braga tem muita qualidade, pena ser tão fustigado pelas lesões. Cheguei a dizer que seria uma excelente aquisição para o...Benfica.




A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...