Avançar para o conteúdo principal

Mile Svilar: O prodígio belga do Benfica




Caros leitores, depois das palavras de José Mourinho acerca de Mile Svilar, dizendo por exemplo, que "o miúdo é fera", "vão pagar muito dinheiro por ele" ou "vai ser um dos grandes guarda-redes".
Essas palavras fizeram eco em muitos sítios, fóruns e páginas, onde agora parece que todos sabiam que o jovem belga tinha este potencial. Quando ele chegou, só salientaram que o Benfica comprou um jovem que apenas defendia na Youth League pelo Anderlecht.
Eu escrevi sobre Svilar no dia 28 de Agosto quando foi oficializado no clube da Luz. Dei-vos a conhecer o passado dele, as caracteristicas e a minha opinião acerca do seu potencial.

Se não leu e quer saber mais sobre Mile Svilar, tem aqui a oportunidade...




Caros leitores, o Benfica contratou finalmente um guarda-redes. Não é um alguém com "calo" de baliza nem um experiente, muito pelo contrário. Na altura em que se falava de guardiões para suprimir a ausência de Ederson Moraes e olhando para a forma do Benfica atuar no mercado, jovens com potencial para projetar e mais tarde tirar dividendos de uma futura transferência, achei que havia três nomes com capacidade para tal. Miguel Silva, guarda-redes do Vitória SC, Pedrag Rajkovic do Maccabi Tel Aviv e Mile Svilar da equipa belga do Anderlecht.
Pois bem, a equipa da luz optou por Mile Svilar.
Acredito que seja um desconhecido para a grande maioria dos meus leitores, algo perfeitamente normal, visto que Svilar nunca jogou na Belgian Pro League.

Para que fiquem a conhecer um pouco melhor este jovem prodígio das balizas a quem se prevê um enorme futuro, Svilar, nasceu em Antuérpia, Bélgica, no dia 27 de Agosto de 1999. Para além de belga, Svilar tem passaporte sérvio, tal como o seu pai, Ratko Svilar, antigo guarda-redes internacional pela Jugoslávia que é um histórico do Antuérpia onde esteve durante 16 anos.
Mile Svilar, iniciou a sua formação em clubes como FCO Wilrijk e o K. Beerschot AC antes de chamar atenção do Royal Sporting Club Anderlecht. Chegou a treinar no Chelsea, mas o seu pai achou por bem que o melhor para a sua evolução seria o Anderlecht. No ano de 2014 integrou então a formação do clube de Bruxelas e na temporada seguinte já se destacava na Youth League onde em 2015 e em 2016 alcançou as meias-finais da competição.
O jovem de 17 anos (está prestes a fazer 18), embora seja sub-17, defende a baliza dos sub-19 e é o terceiro guarda-redes da equipa principal.

Em termos de seleção da Bélgica, o jovem prodígio é internacional desde os sub-15, esteve no Euro 2016 na categoria de sub-17 anos e já marca presença nos sub-19.

Ao olharmos para as suas caracteristicas , não podemos esperar ver neste jovem belga um Ederson na forma de jogar com os pés. Não. Mas posso assegurar aos meis leitores que a Liga NOS vai receber um guarda-redes especial, bem, é melhor ser mais moderado neste momento e dizer apenas um guardião diferente. Sim, diferente. Mile Svilar, é um guarda-redes que tem um posicionamento diferente da grande maioria. Está normalmente posicionado um pouco mais à frente do habitual para quando surgem remates de fora da área dar um ou dois passos para trás para ter tempo de reagir e para ludibriar o adversário e quando a bola está proxima ou dentro da sua área ele esta uns passos mais para trás perto da linha de golo, assim tem mais uns segundos para reagir. Pode parecer estranho assim à primeira vista, mas não é. Assim ele tem mais tempo de reação e quer pelo chão quer pelo ar ele ataca a bola sempre de forma decidida.
Depois tem outro pormenor que aos olhos do espetador é excelente! Svilar gosta de, dar espetáculo. É um guarda-redes que gosta, diria, de adornar a sua intervenção. Gosta de "voar" em grande estilo.
Depois tem muita agilidade, é rapidissimo a chegar ao chão, dá o "corpo à bola" sem receios.
Mile Svilar tem tudo para ser um guarda-redes de topo, não tenho dúvidas, mas há evidentemente aspetos a melhorar, de estranhar seria que com 17 anos não tivesse.
Acho que é preciso dar-lhe um treino específico de posicionamento e de tomada de decisão em determinados momentos do jogo.

Acredito mesmo que o Benfica adquiriu os serviços de um jovem com um enorme futuro e que está e vai estar ainda mais referenciado pelos maiores clubes do mundo.
É um diamante em bruto de 1.89m que precisa ser lapidado com calma e dar-lhe a oportunidade na altura certa, porque acredito que pode ser um guarda-redes de classe mundial, não tenho qualquer dúvida.
A sua aparência, com cabelo grande e ondulado, certamente fará os benfiquistas se recordar de um compatriota seu, que também jogava no mesmo posto e que marcou uma fase na equipa da Luz, quando chegou rotulado de melhor guarda-redes do mundo aos 35 anos, refiro-me a Michel Preud'homme.

Bruno Varela pela postura que tem apresentado será para manter aposta até que aconteça algo grave que o faça sair da baliza. Se o português estiver à altura do desafio, provavelmente Svilar vai ser o número dois juntamente com Júlio César. Não consigo deixar este jovem de fora por completo, assim como é impossivel colocar Júlio César como terceiro guarda-redes, embora eu acredito que o brasileiro estará mais vezes no banco, o estatuto ainda controla muitas situações.
Para terminar, dizer que o atleta rubricou um contratou até Junho de 2022 e é agora o novo numero 1 dos encarnados e o negócio foi fechado por valores a rondar os 3 milhões de euros, com o Anderlecht a ficar com 10% do passe do atleta como salvaguarda para uma futura transferência que se projeta milionária.


A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...