Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 10° Jornada: Rio Ave vs Sporting CP (0-1)




O Estádio dos Arcos foi palco do jogo entre o Rio Ave e o Sporting CP, em jogo a contar para a 10° jornada da Liga NOS.

A equipa de Jorge Jesus não apresentou qualquer alteração em relação ao último jogo da Liga NOS frente ao Desportivo de Chaves.

Uma primeira parte onde os primeiros 15 minutos tiveram dinâmica, intensidade, rapidez de processos em ambas as equipas e lances de frisson.
A equipa da casa esteve sempre bem posicionada defensivamente, agressiva na pressão, igualmente na transição, onde também procurava saidas rápidas na procura do desequilíbrio.
Os leões, mesmo não tendo tanta bola como de costume, mantiveram sempre a sua identidade. O Sporting esteve bem posicionado, procurando construir e chegar rapidamente à baliza de Cássio.
Aos 32 minutos o primeiro lance de perigo efetivo para a baliza do Rio Ave. Acuña, ainda distante da baliza de Cássio, remata forte com a bola a passar perto da barra.
Em jeito de resposta o Rio Ave esteve muito perto do golo! Cruzamento de Lionn e João Novais com um cabeceamento colocado, obriga Rui Patrício a uma excelente intervenção.
Em cima dos 40 minutos, Barreto em zona frontal, remata forte com Patrício a defender.



Uma primeira parte bem disputada, onde o Rio Ave mostrou-se mais agressivo, mais forte na zona intermediária do terreno, devido à forma como Jesus apresentou a equipa. Teve uma grande oportunidade para marcar onde Patrício disse "presente".
O Sporting menos "dono do jogo" como tem sido habitual e com poucas chances de fazer mexer o ativo.


Jesus bem, alterou as "peças" e com isso, mexeu nas nuances da equipa e o segundo tempo começa quase com o Sporting a marcar. Bruno Fernades foi lançado na profundidade, cruza para a área e Bas Dost fica a centímetros do golo.
Na resposta, Barreto flete da direita para a zona central, remata forte com Patrício a "voar" para uma enorme defesa!
Com 60 minutos jogados, o Rio Ave continuava a mostrar-se mais agressivo mais lúcido no jogo, enquanto o Sporting estava um tanto lento, previsível com dificuldades em penetrar-se na defensiva vilacondense.
Canto batido do lado esquerdo do ataque dos "leões", com André Pinto atirar de cabeça ao lado.
Na resposta, João Novais(excelente jogo do médio do Rio Ave!) Cruza para o segundo poste, onde surge Guedes pronto a encostar para o golo, valeu Piccini a tirar o "pão da boca" ao avançado do Rio Ave.
Aos 75 minutos, trabalho individual de Rúben Ribeiro, que remata forte e colocado com a bola a não sair muito longe do poste esquerdo de Rui Patrício.
Ao minuto 83 lance de ataque do Rio Ave, com Nuno Santos a rematar fortíssimo com Patrício a fazer uma enorme defesa e Guedes na cara do guarda-redes, sem oposição atira por cima. Falhanço escandaloso!
No lance seguinte, como quem não marca, arrisca-se a sofrer, lance de contra-ataque para o Sporting, com Bas Dost à ponta de lança a fazer o primeiro golo do jogo! Excelente o golpe cabeça de cabeça do holandês.
Aos 89 minutos livre para o Rio Ave, com Guedes a cabecear e mais uma vez Patricio atento a defender.



Um vitória do Sporting que penaliza, a meu ver, mais o Rio Ave. A equipa de Miguel Cardoso foi quem praticou melhor futebol, mais agressivo em todas as fases do jogo, mais esclarecido e foi a equipa que teve as melhores oportunidades para marcar.
O Sporting teve dificuldades no miolo, devido à superioridade da equipa de Vila do Conde naquela zona do terreno( principalmente na primeira parte), mas também demonstrou alguma displicência para além da falta de agressividade em alguns momentos do jogo.
Aqui ficou bem patente a diferença que faz ter qualidade nos jogadores. Dois pontas de lança, que na "cara do golo" um fez a diferença e o outro não. A qualidade também se paga e aqui ficou visível que na luta pelo título estes 3 pontos podem fazer a diferença.
Exelente jogo de João Novais,Pelé e Ruben Ribeiro, mas Rui Patrício para mim foi o homem do jogo e, isso diz quase tudo.


O Sporting sofreu o mesmo que o Benfica com um miolo de dois homens. Daniel Podence é mais um jogador de nivel ofensivo, e não ajuda no equilibrio e no preencher mais o meio campo, na ajuda defensiva, algo que Bruno Fernandes a ser o "8" sente igualmente dificuldades em assumir essa responsabilidade. Creio que isto é culpa da sistematica alteração de Jesus. Ora Bruno Fernandes joga a médio de transição, ora joga no apoio a Bas Dost, assim é complicado de cimentar de uma vez por todas as rotinas da posição como da equipa.
Algo que no segundo tempo com a entrada de Battaglia deu outra forma ao jogo da equipa, houve melhoras em alguns aspetos,mas a equipa continuou a sentiu dificuldades, devido à postura sempre agressiva e pressionante do Rio Ave.



A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...