Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18:9° Jornada: Sporting CP vs D. Chaves (5-1)



A jornada 9 da Liga NOS jogou-se no Estádio de Alvalade, com o Sporting a receber o Desportivo de Chaves.


O Sporting apresentou Daniel Podence como novidade no 11 inicial.

A equipa de Jorge Jesus entrou forte como já seria de esperar e logo aos 6 minutos inaugurou o marcador. Canto batido por Bruno Fernandes e Bas Dost ao primeiro poste de cabeça abrir o ativo. Excelente golo do holandês!
A equipa do Chaves reagiu bem ao golo, chegou-se mais à frente ao mesmo tempo em que deu ideia de um certo relaxamento da equipa leonina, de qualquer forma a equipa flaviense não mesmo conseguiu criar situações de real perigo.
Em cima dos 15 minutos, uma jogada rápida de de ataque do Sporting, com a bola a ser lançada para Podence que descaiu para a direita, colocou no segundo poste onde surge Bas Dost que mais uma vez não perdoa e faz o 2-0 em Alvalade.
O Chaves teve momentos de ter mais bola, com uma boa qualidade de passe, como é apanágio nas equipas de Luis Castro.
Aos 29 minutos, jogada de Gelson que coloca em Acuña que atira a rasar o poste.
Dez minutos depois, Podence colocava a bola no avançado holandês, que tira um adversário da frente e com um chapéu faz a bola passar muito perto do poste.
Logo de seguida, Bas Dost t inicia a jogada, que coloca a bola a isolar Gelson que na cara de Ricardo vê Acuña sozinho ao seu lado, coloca a bola no argentino que só teve que encostar. Estava assim feito o 3-0 para o Sporting.


Uma primeira parte muito bem conseguida pelos "leões", onde o futebol praticado foi condizente com o resultado. Bons momentos de futebol ofensivo, perante uma equipa do Chaves que embora tenha tido momentos de troca de bola, nunca conseguiu criar perigo efetivo para a baliza de Rui Patrício.


O inicio do segundo tempo trouxe um Sporting na mesma linha da primeira parte e, a equipa do Chaves aparecer mais atrevida e mais agressiva nos processos ofensivos.
Em cima do minuto 58, mais uma jogada de ataque do Sporting, com grande mérito de Piccini que recuperou a bola, coloca em Bas Dost, que por sua vez deixa Acuña pronto para o remate e, o argentino sem pedir licença, a fuzilar autenticamente o guardião flaviense.
O Sporting após o golo controlou sempre o encontro a seu bel prazer, enquanto o Chaves, foi "abaixo" com o golo sofrido e não conseguia criar qualquer incomodo a Rui Patrício.
Na entrada para o último quarto de hora, surge o 'hat-trick' de Bas Dost!
Jogada de Gelson, que coloca a bola em Piccini em busca da profundidade, onde ao segundo poste aparece o avançado holandês que de cabeça faz o seu terceiro golo no jogo.
Aos 81 minutos, após canto batido do lado esquerdo do ataque leonino,Bruno Fernandes do meio da rua atira fprte com a bola a passar muito perto da barra da baliza de Ricardo.
Sem que nada o fizesse prever, Davidson com uma excelente jogada individual faz um golaço a Patrício, perante alguma passividade leonina. Mas não se pode tirar qualquer mérito ao jogador do Chaves que faz um golaço.

Uma vitória justissima do Sporting, onde a mão cheia de golos é o reflexo da exibição consistente e convincente da equipa de Jorge Jesus.
Dinâmica, rapidez de processos e muita eficácia, foi assim que o Sporting escreveu a história deste jogo.
O Chaves, nunca conseguiu verdadeiramente impor o seu futebol nem criar perigo efetivo para a baliza de Rui Patrício.
No segundo tempo, quis mostrar uma imagem diferente, mais condizente com o seu futebol e com o ADN de Luis Castro, mas o quarto golo leonino, retirou por completo as esperanças da equipa flaviense. Valeu Davidson que fez um golaço e deixou a entender que a sua equipa podia ter dado mais ao jogo do que efetivamente deu.


De dizer que Podence dá outra dinâmica ao jogo do Sporting e não entendi o porquê do jovem "leão" ter sido preterido das opções noutras alturas. Mas a verdade é que Daniel Podence dá coisas boas ao jogo ofensivo e pode alternar com Gelson entre a ala e o corredor central. Fica apenas a pecar na finalização, mas com a sua idade é algo que poderá resolver rapidamente.

A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...