Avançar para o conteúdo principal

Sérgio Conceição prefere "rendimento Sá" em detrimento de "estatuto Casillas"




Desde o apito final do jogo entre o Leipzig e o FC Porto, que vários leitores pedem a minha opinião acerca desta situação do Iker Casillas, em que estão a querer criar uma "novela".

Pois bem, eu em primeiro lugar quero dizer que acho fundamental colocar os interesses da equipa à frente de qualquer estatuto. Ponto número um! Ponto número dois,é preciso que quem está a querer criar uma situação ou um ambiente conflituoso dentro do FC Porto, entenda que o passado e tudo o que se conquistou, não faz ganhar os títulos no presente muito menos no futuro. O Casillas, foi e ainda é, um excelente guarda-redes, estava a ter prestações de qualidade neste inicio de temporada, mas o treinador entendeu que quer começar apostar no José Sá. Pelo que deduzo pelas suas palavras, ele considera que é preciso olhar para o presente projetando o futuro e que José Sá é quem parte à frente. Como o próprio disse, é meramente uma "opção técnica". Ponto!
Atenção que não estou a falar se José Sá é ou não melhor do que Iker Casillas, até porque sabemos a resposta de forma imediata.
Pessoalmente, tenho pena que se tenham esquecido de Vaná Alves. O guarda-redes brasileiro, ex-Feirense, tem muita qualidade e poderia ser uma mais valia, na minha opinião.

Agora acredito que, podem estar a projetar uma saída, por exemplo já em Janeiro do guardião espanhol, em que todas as partes têm já esse conhecimento e chegaram a entendimento e, sendo assim Sérgio Conceição entendeu que o melhor é dar andamento e competitividade a José Sá desde já. Esta é uma possibilidade em que acredito que seja possivel e até a mais provável. Diga-se que não há ninguém que procure esta ou outras vias, preferem sempre a via problemática.
Eu não entro em polémicas, nem em nada que se pareça e não quero estar a parecer, diria, politicamente correto com esta forma de analisar. Até porque sei que 90% das pessoas e mesmo algumas do FC Porto vão dizer que algo se passou que não veio a público...pois eu não vou querer entrar por ai, o meu "trabalho" não é esse.

Fizeram o mesmo "filme" com José Mourinho quando sentou Casillas e deu a titularidade a Diego Lopez por achar que este último era melhor. O Barnabéu quase caiu em cima do treinador português e ele manteve a sua ideia até ao fim.
Agora deixem o Conceição fazer o seu trabalho e no final veremos o resultado. Ele tem o dever de zelar pelos interesses do clube e não acredito que esteja a fazer outra coisa se não isso mesmo.
Tenho apenas mais dois pontos sobre o treinador "azul e branco" para falar.
Primeiro, acho que era desnecessário falar do Benfica, do Svilar ou fosse de quem fosse. Ele como tem feito, e bem até agora, devia continuar a olhar apenas para a sua "casa".
Mas entendo o que ele quis dizer com o "estatuto igual a rendimento". Nisso ele tem plena razão e é preciso coragem para sentar alguém com um estatuto junto do grupo de trabalho e no clube.
Outro ponto que já tive a oportunidade de referir noutra ocasião e que falei que poderia vir a ser um problema, era o temperamento de Sérgio Conceição. Sabemos que ele tem o coração perto da boca, mas ele tem tido uma postura humilde e que como adepto do futebol agrada-me. Esta forma de estar dá estabilidade emocional ao grupo, mas também aos associados. Agora a verdade também é uma, tudo vem correndo de feição, se porventura o FC Porto entrar numa fase menos boa veremos como será a postura do treinador portista. Mas tal como referi, até ao dia de hoje tem tido um comportamento exemplar.
Hoje ele exaltou-se com os jornalistas devido a este tema, quando criam problemas onde (possivelmente) não há, é normal ficar-se assim...eu por mim falo.



Ps: Os jornais e comentadores, falaram de "frango" de José Sá e de Mile Svilar....na minha opinião, nem um, nem o outro são "frangos"...no Sá a bola é rematada com bastante força e ressalta para a frente onde o adversário já estava em cima dele, ai a defensiva portista devia também ter reagido mais rápido. No caso de Svilar, na altura que o livre é batido ele dá um passo para a frente e acho que foi esse movimento que originou o resto do lance. Atenção que é apenas uma opinião, não sou especialista,de todo.
Mas quem diz que isto é "frango" certamente que já não se lembram nem de Ivica Kralj nem de Carlos Bossio(nomeando apenas um de cada clube)!
Pensem pfv e não tentem desestabilizar os jovens que "amanhã" podem vir a ser o futuro de dois dos maiores clubes portugueses.



A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...