Avançar para o conteúdo principal

Sérgio Conceição prefere "rendimento Sá" em detrimento de "estatuto Casillas"




Desde o apito final do jogo entre o Leipzig e o FC Porto, que vários leitores pedem a minha opinião acerca desta situação do Iker Casillas, em que estão a querer criar uma "novela".

Pois bem, eu em primeiro lugar quero dizer que acho fundamental colocar os interesses da equipa à frente de qualquer estatuto. Ponto número um! Ponto número dois,é preciso que quem está a querer criar uma situação ou um ambiente conflituoso dentro do FC Porto, entenda que o passado e tudo o que se conquistou, não faz ganhar os títulos no presente muito menos no futuro. O Casillas, foi e ainda é, um excelente guarda-redes, estava a ter prestações de qualidade neste inicio de temporada, mas o treinador entendeu que quer começar apostar no José Sá. Pelo que deduzo pelas suas palavras, ele considera que é preciso olhar para o presente projetando o futuro e que José Sá é quem parte à frente. Como o próprio disse, é meramente uma "opção técnica". Ponto!
Atenção que não estou a falar se José Sá é ou não melhor do que Iker Casillas, até porque sabemos a resposta de forma imediata.
Pessoalmente, tenho pena que se tenham esquecido de Vaná Alves. O guarda-redes brasileiro, ex-Feirense, tem muita qualidade e poderia ser uma mais valia, na minha opinião.

Agora acredito que, podem estar a projetar uma saída, por exemplo já em Janeiro do guardião espanhol, em que todas as partes têm já esse conhecimento e chegaram a entendimento e, sendo assim Sérgio Conceição entendeu que o melhor é dar andamento e competitividade a José Sá desde já. Esta é uma possibilidade em que acredito que seja possivel e até a mais provável. Diga-se que não há ninguém que procure esta ou outras vias, preferem sempre a via problemática.
Eu não entro em polémicas, nem em nada que se pareça e não quero estar a parecer, diria, politicamente correto com esta forma de analisar. Até porque sei que 90% das pessoas e mesmo algumas do FC Porto vão dizer que algo se passou que não veio a público...pois eu não vou querer entrar por ai, o meu "trabalho" não é esse.

Fizeram o mesmo "filme" com José Mourinho quando sentou Casillas e deu a titularidade a Diego Lopez por achar que este último era melhor. O Barnabéu quase caiu em cima do treinador português e ele manteve a sua ideia até ao fim.
Agora deixem o Conceição fazer o seu trabalho e no final veremos o resultado. Ele tem o dever de zelar pelos interesses do clube e não acredito que esteja a fazer outra coisa se não isso mesmo.
Tenho apenas mais dois pontos sobre o treinador "azul e branco" para falar.
Primeiro, acho que era desnecessário falar do Benfica, do Svilar ou fosse de quem fosse. Ele como tem feito, e bem até agora, devia continuar a olhar apenas para a sua "casa".
Mas entendo o que ele quis dizer com o "estatuto igual a rendimento". Nisso ele tem plena razão e é preciso coragem para sentar alguém com um estatuto junto do grupo de trabalho e no clube.
Outro ponto que já tive a oportunidade de referir noutra ocasião e que falei que poderia vir a ser um problema, era o temperamento de Sérgio Conceição. Sabemos que ele tem o coração perto da boca, mas ele tem tido uma postura humilde e que como adepto do futebol agrada-me. Esta forma de estar dá estabilidade emocional ao grupo, mas também aos associados. Agora a verdade também é uma, tudo vem correndo de feição, se porventura o FC Porto entrar numa fase menos boa veremos como será a postura do treinador portista. Mas tal como referi, até ao dia de hoje tem tido um comportamento exemplar.
Hoje ele exaltou-se com os jornalistas devido a este tema, quando criam problemas onde (possivelmente) não há, é normal ficar-se assim...eu por mim falo.



Ps: Os jornais e comentadores, falaram de "frango" de José Sá e de Mile Svilar....na minha opinião, nem um, nem o outro são "frangos"...no Sá a bola é rematada com bastante força e ressalta para a frente onde o adversário já estava em cima dele, ai a defensiva portista devia também ter reagido mais rápido. No caso de Svilar, na altura que o livre é batido ele dá um passo para a frente e acho que foi esse movimento que originou o resto do lance. Atenção que é apenas uma opinião, não sou especialista,de todo.
Mas quem diz que isto é "frango" certamente que já não se lembram nem de Ivica Kralj nem de Carlos Bossio(nomeando apenas um de cada clube)!
Pensem pfv e não tentem desestabilizar os jovens que "amanhã" podem vir a ser o futuro de dois dos maiores clubes portugueses.



A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...