Desde o apito final do jogo entre o Leipzig e o FC Porto, que vários leitores pedem a minha opinião acerca desta situação do Iker Casillas, em que estão a querer criar uma "novela".
Pois bem, eu em primeiro lugar quero dizer que acho fundamental colocar os interesses da equipa à frente de qualquer estatuto. Ponto número um! Ponto número dois,é preciso que quem está a querer criar uma situação ou um ambiente conflituoso dentro do FC Porto, entenda que o passado e tudo o que se conquistou, não faz ganhar os títulos no presente muito menos no futuro. O Casillas, foi e ainda é, um excelente guarda-redes, estava a ter prestações de qualidade neste inicio de temporada, mas o treinador entendeu que quer começar apostar no José Sá. Pelo que deduzo pelas suas palavras, ele considera que é preciso olhar para o presente projetando o futuro e que José Sá é quem parte à frente. Como o próprio disse, é meramente uma "opção técnica". Ponto!
Atenção que não estou a falar se José Sá é ou não melhor do que Iker Casillas, até porque sabemos a resposta de forma imediata.
Pessoalmente, tenho pena que se tenham esquecido de Vaná Alves. O guarda-redes brasileiro, ex-Feirense, tem muita qualidade e poderia ser uma mais valia, na minha opinião.
Agora acredito que, podem estar a projetar uma saída, por exemplo já em Janeiro do guardião espanhol, em que todas as partes têm já esse conhecimento e chegaram a entendimento e, sendo assim Sérgio Conceição entendeu que o melhor é dar andamento e competitividade a José Sá desde já. Esta é uma possibilidade em que acredito que seja possivel e até a mais provável. Diga-se que não há ninguém que procure esta ou outras vias, preferem sempre a via problemática.
Eu não entro em polémicas, nem em nada que se pareça e não quero estar a parecer, diria, politicamente correto com esta forma de analisar. Até porque sei que 90% das pessoas e mesmo algumas do FC Porto vão dizer que algo se passou que não veio a público...pois eu não vou querer entrar por ai, o meu "trabalho" não é esse.
Fizeram o mesmo "filme" com José Mourinho quando sentou Casillas e deu a titularidade a Diego Lopez por achar que este último era melhor. O Barnabéu quase caiu em cima do treinador português e ele manteve a sua ideia até ao fim.
Agora deixem o Conceição fazer o seu trabalho e no final veremos o resultado. Ele tem o dever de zelar pelos interesses do clube e não acredito que esteja a fazer outra coisa se não isso mesmo.
Tenho apenas mais dois pontos sobre o treinador "azul e branco" para falar.
Primeiro, acho que era desnecessário falar do Benfica, do Svilar ou fosse de quem fosse. Ele como tem feito, e bem até agora, devia continuar a olhar apenas para a sua "casa".
Mas entendo o que ele quis dizer com o "estatuto igual a rendimento". Nisso ele tem plena razão e é preciso coragem para sentar alguém com um estatuto junto do grupo de trabalho e no clube.
Outro ponto que já tive a oportunidade de referir noutra ocasião e que falei que poderia vir a ser um problema, era o temperamento de Sérgio Conceição. Sabemos que ele tem o coração perto da boca, mas ele tem tido uma postura humilde e que como adepto do futebol agrada-me. Esta forma de estar dá estabilidade emocional ao grupo, mas também aos associados. Agora a verdade também é uma, tudo vem correndo de feição, se porventura o FC Porto entrar numa fase menos boa veremos como será a postura do treinador portista. Mas tal como referi, até ao dia de hoje tem tido um comportamento exemplar.
Hoje ele exaltou-se com os jornalistas devido a este tema, quando criam problemas onde (possivelmente) não há, é normal ficar-se assim...eu por mim falo.
Ps: Os jornais e comentadores, falaram de "frango" de José Sá e de Mile Svilar....na minha opinião, nem um, nem o outro são "frangos"...no Sá a bola é rematada com bastante força e ressalta para a frente onde o adversário já estava em cima dele, ai a defensiva portista devia também ter reagido mais rápido. No caso de Svilar, na altura que o livre é batido ele dá um passo para a frente e acho que foi esse movimento que originou o resto do lance. Atenção que é apenas uma opinião, não sou especialista,de todo.
Mas quem diz que isto é "frango" certamente que já não se lembram nem de Ivica Kralj nem de Carlos Bossio(nomeando apenas um de cada clube)!
Pensem pfv e não tentem desestabilizar os jovens que "amanhã" podem vir a ser o futuro de dois dos maiores clubes portugueses.
A Bola É De Todos
Comentários
Enviar um comentário