Avançar para o conteúdo principal

Breel Embolo: um prodígio dos Camarões com "sabor" helvético



Caros leitores,no futebol e como em tudo na vida, todos nós temos referências do passado. Referências essas, que por vezes se esfumam da nossa mente devido aos atuais jogadores de grande categoria que proporcionam-nos excelentes momentos de futebol. Mas o futuro pertence aos mais novos e, nesse sentido, quero fazer sobressair um jovem que tem todos os predicados para se destacar num futuro próximo.
É camaronês, escolheu representar a Suíça e atualmente veste as cores do Schalke 04. O seu nome é...Breel Embolo!


Breel Donald Embolo nasceu em Yaoundé, Camarões, no dia 14 de Fevereiro de 1997.
Criado na Suíça, os seus primeiros passos no futebol, foram dados ao serviço do Nordstern e posteriormente no Old Boys. Com um enorme e claro potencial, Embolo chamou atenção doa responsáveis do Basel que o recrutaram para as suas fileiras no ano de 2010.
Quando estava prestes a completar 16 anos, assinou o seu primeiro contrato profissional.
A sua estreia pelo emblema helvético, surgiu em jogo a contar para a Europa League na época 13/14, frente ao Red Bull Salzburgo.

A sua estreia na 'Raiffesen Super League' , a principal Liga Suíça, foi frente ao Aarau três dias depois entrando no segundo tempo.

Breel Embolo, tornou-se um destaque na segunda equipa com mais titulos da Suíça(20, superado apenas pelo Grasshopper com 27). A sua aceleração, o seu porte físico e a capacidade finalizadora era o que sobressaía mais no seu futebol.
O interesse de vários clubes do futebol europeu tornou-se uma realidade. Do conhecimento público foi o interesse do Manchester United de José Mourinho, que Embolo rejeitou preferindo rumar ao Schalke 04.
O jogador camaronês, naturalizado suíço, com apenas 19 anos, assinava assim pelo clube alemão a troco de 22,5 milhões de euros.
Foram 91 partidas pela equipa principal do Basel onde marcou 31 golos e saiu como tricampeão suíço.
Começava então uma nova aventura. A primeira oportunidade para mostrar a sua capacidade e qualidade atual, projetar o seu potencial em palcos bem distintos e muito mais complicados.
No dia 29 de Agosto de 2016, a sua estreia teve direito a golo. Marcou na vitória por 4-1 diante o FC 08 Villingen em jogo da Taça da Alemanha.
Em termos de Liga, a equipa do Schalke, não começou a época de forma brilhante e no dia 15 Outubro de 2016 ocupava a 16° posição da Bundesliga. Faço referência a esta data, porque foi quando Embolo sofreu um revés. Lesionou-se no jogo frente ao Augsburg, depois de uma entrada de Konstantinos Stafylidis, onde deixou o internacional suíço com uma ausência de 6 meses, com uma fratura e rotura de ligamentos no tornozelo.
Completou apenas 10 jogos e marcou 3 golos na época 16/17.
Na presente temporada, tinha como responsabilidade fazer esquecer o avançado holandês, Klaas-Jan Huntelaar que regressou ao Ajax. Mas na verdade regista 8 partidas até ao momento, 5 para a Bundesliga e 1 para a Taça e ainda 2 partidas pelo Schalke 04 II, que joga na Oberliga Westfalen.
Esteve em campo num total de apenas 295 minutos.

Em termos de Seleção, Embolo já representa a Suíça desde as Seleções jovens. A sua estreia pela Seleção A, ocorreu em Março de 2015 diante os EUA.
Embolo tem até ao momento 9 internacionalizações e1 golo marcado.


#Curiosidade: Embolo, nas suas estreias, quer na Europa League,Liga Suíça, e Seleção principal helvética, entrou substituindo sempre o mesmo jogador, Josip Drmić.


A Gazzetta dello Sport, colocou Breel Embolo como fazendo parte das 50 promessas do futebol mundial de 2016.
Recusou ingressar nos 'red devils', preferindo o Schalke 04. Algo que entendo pela maior facilidade de adaptação ao país e mesmo à língua alemã.
A verdade é que este jovem jogador, tem todas as características para sobressair no futebol europeu. É forte, rápidissimo com bola, excelente drible e demonstra grande eficácia. Com 20 anos já demonstra uma maturidade futebolística assinalável e para além de ser dado como ponta de lança móvel, também desempenha com muita qualidade o papel de extremo.

Em breve não tenho qualquer dúvida de que vamos ouvir falar muito neste nome como reforço de uma equipa de topo. Por isso estimados leitores, fixem-no...um dos craques do futuro chama-se, Breel Embolo.



#craquesdofuturo


A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...