Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS: 17/18: 12° Jornada: D.Aves vs FC Porto (1-1)




A jornada 12 da Liga NOS jogou-se no Estádio do Desportivo das Aves com a equipa local a receber o FC Porto.

Sérgio Conceição apresentou um sistema de jogo diferente Menos um homem no miolo, neste caso Sérgio Oliveira e, Soares, dois meses depois da lesão, a surgir no 11 "azul e branco".

A primeira jogada de perigo, surgiu logo aos 3 minutos e para a equipa da casa. O rapidíssimo Amilton beneficiou com o escorregão de dois jogadores do FC Porto, entra na área, em esforço coloca a bola em Agra, que atira cruzado, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza de José Sá.
Em jeito de resposta o FC Porto chega ao golo aos 6 minutos. Soares na zona central, a ver Ricardo Pereira a desmarcar-se pelo lado direito, e o jogador português a bater Quim e a fazer o primeiro golo do jogo.
No golo o maior destaque vai para o excelente passe de Soares!!!
Aos 9 minutos a equipa da casa esteve perto da igualdade. Jogada estruturada do Aves e alguma displicência portista e Arango atira à trave! Excelente iniciativa avense!

Com 15 minutos jogados, o Aves teve duas oportunidades claras de golo, perante a eficácia "azul e branca". Procurava estar bem posicionado defensivamente e construir sempre com critério e em toda a largura do campo.
O golo foi um murro o estômago do Aves, mas a equipa de Lito Vidigal manteve a sua estratégia para o jogo de hoje.
Os "dragões" entraram bem, mostrando mais iniciativa de jogo, mais bola, chegaram ao golo, mas na zona intermediária, era notório a falta de algum apoio, pela forma como o Aves pressionava.
Aos 24 minutos, livre descaido para a esquerda, perto da área azul e branca, com Paulo Machado a bater para a zona do segundo poste onde aparece Amilton que de cabeça atirar muito mal. Lance perigo para a baliza dos "dragões".
Aos 35 minutos de jogo, jogada rápida do Aves, com Amilton a colocar em Salvador Agra que demonstrou alguma lentidão a executar o remate onde por sua vez saiu rapidíssimo José Sá aos pés do jogador do Aves negando um eventual lance iminente de golo. Excelente momento do guardião "azul e branco"!

Uma primeira parte muito interessante do Aves, que esteve sempre muito à vontade com a bola e na construção do seu jogo ofensivo. Pressionante quando não tinha o esférico, surgiu algumas vezes perto da baliza de Sá onde criou situações de frisson e de real perigo onde teve oportunidades para marcar e porventura estar em vantagem por esta altura.
O FC Porto entrou bem, a pressionar, marcou, mas aos poucos sentiu algumas dificuldades em pensar as suas jogadas com qualidade devido à forma do Aves pressionar. A qualidade finalizadora foi o grande diferencial ao interregno.

Após o regresso dos balneários, o Aves logo aos 47 minutos mostrou que iria manter a iniciativa de jogo da primeira parte e Arango de fora da área, atirou por fima mas não muito longe da baliza de Sá.
Aos 51 minutos, e de forma displicente Corona faz uma falta inútil e levou o segundo amarelo sendo assim expulso e fica de fora do jogo frente ao Benfica da próxima sexta feira dia 1 de Dezembro.
Aos 63 minutos, mais uma jogada de ataque do Aves, mas esta com resultado diferente. Lance pela esquerda de Amilton que cruza para a área onde surge Vitor Gomes liberto de marcação e de cabeça a fazer o golo do empate.
Desde o golo aos 6 minutos que o FC Porto não rematava de forma enquadrada com a baliza. Com o empate no resultado, o FC Porto precisava mudar a sua postura e subiu mais no terreno, procurando ter mais alguma rapidez nos processos ofensivos, mas não conseguiu fazê-lo de forma efetiva.
O Aves estava tranquilo e confortável no jogo e continuava a ter mais bola e até mesmo mais critério do que a equipa dos "dragões".
Aos 90 minutos, lance de possível grande penalidade dentro da área do Aves com falta sobre Danilo Pereira. Na minha forma de ver o lance, o jogador avense não toca apenas em Danilo. Ao contrário do que disse o comentador, o jogador do Aves não deu deliberadamente e simplesmente no jogador do FC Porto. O que não quer dizer que não fosse penalti. De qualquer forma com o video-árbitro em comunicação com o árbitro não tiveram o entendimento de assinalar ordem para grande penalidade.

Um empate que em termos do que se passou na globalidade do jogo, a equipa do Aves sai mais prejudicada porque falando honestamente, foi melhor do que o FC Porto em muitos momentos esta noite.
Um jogo pouco conseguido da equipa de Sérgio Conceição que a meu ver foi o culpado não pelo resultado, mas pela forma como montouna equipa.
Eu quando tive oportunidade de ver o 11 que Sérgio Conceição escolheu para o jogo de hoje e deparei-me com 2 homens no miolo, estranhei porque era certo que o Aves iria procurar coesão no miolo povoando mais a zona central do meio campo tendo ainda os homens do ataque que iriam fechar mais por dentro.
Com isso era Brahimi que para além de ser habitual procurar zonas interiores era ele o homem a dar linha de passe a Danilo ou Herrera, porque estes dois jogadores estavam algo condicionados na construção.
A equipa do Aves esteve sempre muito personalizada, serena e coesa e com um futebol com momentos muito agradáveis.
Sempre disse que esta equipa tem jogadores para fazer isto e mais ainda. Hoje fizeram uma excelente exibição e mesmo no empate não se fecharam e mostraram ambição de querer algo mais do jogo.
As vezes não se fala, mas tudo é questão de postura e de ter uma mentalidade vencedora.

A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...