Avançar para o conteúdo principal

Potencial em bruto na Liga NOS 17/18



Como não houve Liga NOS este fim de semana e tendo em conta que a janela de mercado está aí, decidi referenciar cinco jogadores, do mercado nacional que as equipas "grandes" poderiam olhar para eles como reforços do plantel imediato ou mesmo para a próxima temporada.
Eles têm estado em alta nas suas equipas e acho que têm potencial para um patamar superior.

Começando pelo mais jovem, Raphinha do Vitória SC, tem apenas, 21 anos.
Chegou em 2015 ao D. Afonso Henriques, proveniente do Avaí e integrou a equipa B vimaranense. Na época 14/15, fez um jogo na equipa principal e desde da época 16/17 que figura nas primeiras escolhas do treinador. Nessa mesma época de estreia no plantel principal, fez 41 jogos e marcou 4 golos.
Até este momento, na época 17/18, vai com 26 partidas e 12 golos faturados, alguns deles de belo efeito e tem sido preponderante na equipa.

No rival eterno do Vitória, o SC Baga,também existe um jogador que se tem destacado. Já salientei Bruno Xadas noutra ocasião, mas desta vez é Paulinho o jogador "mais".
Formado no Santa Maria onde chegou a sénior, o jogador de 25 anos passou ainda por Trofense e Gil Vicente antes de chegar aos "Gverreiros". Na equipa de Barcelos permaneceu durante 4 temporadas onde nas duas últimas principalmente esteve presente em mais de 80 jogos e marcou 29 golos.

De Braga descemos agora até Portimão, mais propriamente ao Portimonense, onde estão dois jogadores com muita qualidade e que poderiam ser mais valias para o imediato em equipas de outro patamar.
Shoya Nakajima e Paulo Henrique, conhecido apenas por Paulinho, são dois jogadores que a meu ver merecem uma clara chamada de atenção.
Em relação ao japonês,com apenas 23 anos e muito futebol nos pés, o Portimonense detém apenas 20% do seu passe podendo adquirir os restantes 80% no final da época.
Tem uma cláusula de 10 milhões de euros e após o dia 31 de Janeiro passará para 20 milhões a sua cláusula de rescisão.
Formado no Tokyo Verdy transferiu-se para o FC Tokyo onde tem alternado entre a permanência no clube e o empréstimo, até chegar ao clube algarvio onde tem estado em claro destaque.

Depois Paulinho, igualmente com 23 anos, foi formado no Bahia onde chegou a profissional em 2012. Passou pelo Cordoba de Espanha, Cádiz e Eldense,clube também ele espanhol, Paulinho chegou a Portugal pela mão do Beira-Mar na época 14/15. Na época seguinte mudou-se para o Farense e desde 2016 que está nesta equipa do Portimonense.
A equipa treinada por Vitor Oliveira surpreendeu ao colocar uma cláusula de 20 milhões de euros neste jogador brasileiro.

Deixo para o fim um jogador do Estoril, mas que não pertence aos quadros do clube, mas sim da Udinese.
Lucas Evangelista, está emprestado ao clube da linha de Cascais e tem sido uma agradável surpresa, isto para quem não o conhecia.
O jogador brasileiro de 22 anos, começou no Desportivo Brasil, passou pelo São Paulo até a Udinese ter adquirido os seus direitos em 2014. Foi emprestado ao Panathinaikos da Grécia, em 2015. Jogou pouco na temporada passada na sua entidade patronal e esta época foi emprestado ao Estoril para dar um rumo diferente à carreira e acho que está na Liga certa.

Há mais jogadores que têm estado em bom plano e com capacidade para evoluir ainda mais, mas acho que estes merecem uma nota especial, porque podem chegar a outro patamar . São jovens e tem potencial para atingir outro nivel.


Numa opinião meramente pessoal, destes cinco jogadores, existem dois que acho que podem chegar a um nivel elevadíssimo. Shoya Nakajima e Lucas Evangelista tem qualidade para dar muito mais ao futebol.
São jogadores com pormenores de grande nivel e que proporcionam momentos de grande espetáculo. Dá um gosto especial vê-los jogar.




A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...