Como não houve Liga NOS este fim de semana e tendo em conta que a janela de mercado está aí, decidi referenciar cinco jogadores, do mercado nacional que as equipas "grandes" poderiam olhar para eles como reforços do plantel imediato ou mesmo para a próxima temporada.
Eles têm estado em alta nas suas equipas e acho que têm potencial para um patamar superior.
Começando pelo mais jovem, Raphinha do Vitória SC, tem apenas, 21 anos.
Chegou em 2015 ao D. Afonso Henriques, proveniente do Avaí e integrou a equipa B vimaranense. Na época 14/15, fez um jogo na equipa principal e desde da época 16/17 que figura nas primeiras escolhas do treinador. Nessa mesma época de estreia no plantel principal, fez 41 jogos e marcou 4 golos.
Até este momento, na época 17/18, vai com 26 partidas e 12 golos faturados, alguns deles de belo efeito e tem sido preponderante na equipa.
No rival eterno do Vitória, o SC Baga,também existe um jogador que se tem destacado. Já salientei Bruno Xadas noutra ocasião, mas desta vez é Paulinho o jogador "mais".
Formado no Santa Maria onde chegou a sénior, o jogador de 25 anos passou ainda por Trofense e Gil Vicente antes de chegar aos "Gverreiros". Na equipa de Barcelos permaneceu durante 4 temporadas onde nas duas últimas principalmente esteve presente em mais de 80 jogos e marcou 29 golos.
De Braga descemos agora até Portimão, mais propriamente ao Portimonense, onde estão dois jogadores com muita qualidade e que poderiam ser mais valias para o imediato em equipas de outro patamar.
Shoya Nakajima e Paulo Henrique, conhecido apenas por Paulinho, são dois jogadores que a meu ver merecem uma clara chamada de atenção.
Em relação ao japonês,com apenas 23 anos e muito futebol nos pés, o Portimonense detém apenas 20% do seu passe podendo adquirir os restantes 80% no final da época.
Tem uma cláusula de 10 milhões de euros e após o dia 31 de Janeiro passará para 20 milhões a sua cláusula de rescisão.
Formado no Tokyo Verdy transferiu-se para o FC Tokyo onde tem alternado entre a permanência no clube e o empréstimo, até chegar ao clube algarvio onde tem estado em claro destaque.
Depois Paulinho, igualmente com 23 anos, foi formado no Bahia onde chegou a profissional em 2012. Passou pelo Cordoba de Espanha, Cádiz e Eldense,clube também ele espanhol, Paulinho chegou a Portugal pela mão do Beira-Mar na época 14/15. Na época seguinte mudou-se para o Farense e desde 2016 que está nesta equipa do Portimonense.
A equipa treinada por Vitor Oliveira surpreendeu ao colocar uma cláusula de 20 milhões de euros neste jogador brasileiro.
Deixo para o fim um jogador do Estoril, mas que não pertence aos quadros do clube, mas sim da Udinese.
Lucas Evangelista, está emprestado ao clube da linha de Cascais e tem sido uma agradável surpresa, isto para quem não o conhecia.
O jogador brasileiro de 22 anos, começou no Desportivo Brasil, passou pelo São Paulo até a Udinese ter adquirido os seus direitos em 2014. Foi emprestado ao Panathinaikos da Grécia, em 2015. Jogou pouco na temporada passada na sua entidade patronal e esta época foi emprestado ao Estoril para dar um rumo diferente à carreira e acho que está na Liga certa.
Há mais jogadores que têm estado em bom plano e com capacidade para evoluir ainda mais, mas acho que estes merecem uma nota especial, porque podem chegar a outro patamar . São jovens e tem potencial para atingir outro nivel.
Numa opinião meramente pessoal, destes cinco jogadores, existem dois que acho que podem chegar a um nivel elevadíssimo. Shoya Nakajima e Lucas Evangelista tem qualidade para dar muito mais ao futebol.
São jogadores com pormenores de grande nivel e que proporcionam momentos de grande espetáculo. Dá um gosto especial vê-los jogar.
A Bola É De Todos

Comentários
Enviar um comentário