Avançar para o conteúdo principal

Taça da Liga: Benfica vs Portimonense(2-2)





O Estádio da Luz recebeu mais uma jornada da Taça da Liga com o jogo entre o Benfica e o Portimonense.

As equipas apresentaram algumas alterações em relação ao último jogo da Liga NOS, embora o Benfica só tenha feito 4, mantendo a maior parte do núcleo duro.
Entre outras alterações, é de salientar no Benfica, o regresso de Mile Svilar e Ruben Dias à competição.

O jogo começa praticamente com o Benfica na frente do marcador. Jogada de entendimento entre Zivkovic e Grimaldo, com o espanhol a cruzar atrasado para o suspeito do costume, Jonas, que com um remate certeiro e a fazer o primeiro golo do jogo. Estavam decorridos 50 segundo de jogo. Momento sinalizado por Rui Vitória que surgiu nas imagens a apontar para o placar e a dizer de forma satisfatória, "cinquenta segundos".
O Portimonense respondeu bem ao golo sofrido, passou a jogat no meio campo encarnado, com o Benfica sempre a espreitar o contra-ataque.
Aos 12 minutos, Pizzi esteve perto de aumentar a vantagem! Jogada na zona central, com Pizzi a entender-se com Jonas, com o brasileiro a fazer um compasso de espera, mete no transmontano, mas este atirou ao lado. Excelente situação para marcar, num lance onde Jonas estava fora de jogo, mas não foi assinalado.

Com 20 minutos jogados e depois do golo logo no início, podia-se pensar que iria ser um Benfica avassalador, mas não se efetivou. O Portimonense não sentiu o golo sofrido e passou largos minutos no meio campo do Benfica, mas sem conseguir criar situações de perigo. A equipa algarvia mostrava-se sempre bem posicionada e quando não tinha bola, fazia uma
Aos 25 minutos, nova jogada de ataque do Benfica, com Sálvio a surgir dentro da área e perto da baliza,mas atirar muito torto.
Em jeito de resposta e perante uma enorme displicência e falta de responsabilidade, Lisandro faz um passe falhado em zona proibida, com Paulinho a rematar cruzado, Svilar não agarrou e valeu Ruben Dias aliviar.
Nesta fase o Portimonense estava "apertar" o Benfica para que cometesse erros, e novo lance perigoso para a equipa algarvia, com um cruzamento tenso que passou toda a área, valeu agora Lisandro Lopez a tirar.
Aos 32 minutos, canto batido da direita do ataque encarnado, e ao segundo poste, Lisandro aparecer e de cabeça a fazer o 2-0 na Luz.
Com 3 minutos passados depois do golo do Benfica, o Portimonense esteve perto de reduzir a desvantagem.
Canto da esquerda do ataque algarvio, com Lisandro a fazer quase uma assistência para Pedro Sá que cabeceia para a baliza, valendo Svilar que com uns reflexos de assinalar negou o golo ao Portimonense.

Uma primeira parte bem disputada,pautada pelo equilíbrio. O Benfica marcou 2 golos, mas a fazer um jogo a meio gáz e tranquilo. Essa tranquilidade ou essa calmia, esteve perto de criar dissabores devido ao facilitismo em alguns momentos.
A equipa de Vitor Oliveira, entrou praticamente a perder manteve sempre a sua ideia de jogo e uma postura competitiva o que esteve sempre perto empatar do que o Benfica ampliar a vantagem. Mesmo após sofrer o segundo golo, o Portimonense não baixou os braços e esteve perto de reduzir.

Entrou o Benfica marcar na primeira parte e o Portimonense fez o mesmo no reatar da partida. Livre batido para a área encarnada e Pires, de cabeça reduz a diferença no marcador, perante passividade da defesa do Benfica.
O encontro ia sendo dividido com bolas proximas das áreas,mas sem momentos de maior relevo para serem dignos de registo.
Pouco passava dos 60 minutos, uma boa jogada de entendimento encarnado, que culmina com um remate potente de Pizzi ao lado.
Aos 67, novo momento encarnado, com Jonas a entender-se com Diogo Gonçalves, mas este já dentronda área não consegue fazer o "chapéu" a Léo, fazendo a bola a sair por cima.
Na entrada para os últimos 15 minutos, o Benfica começou a ser mais agressivo na pressão e a ter momentos de mais rapidez no seu processo ofensivo e Salvio lançado por Jonas, remata forte, mas Léo a defender.
Aos 85 minutos, canto para o Portimonense, com Jadson de cabeça a empatar o resultado a duas bolas. Mais uma vez uma nítida falta de agressividade defensiva dos encarnados.
O golo algarvio, agitou a equipa do Portimonense, que perante apenas dois médios do Benfica ia criando problemas nas suas transições rápidas.
Aos 93 minutos, o Portimonense esteve perto de marcar de novo por Lumor, mas em zona lateral já dentro da área, atirou para longe.

Um empate justo, que a meu ver, beneficia mais o Benfica do que o Portimonense, no que toca ao que se passou na globalidade do encontro.
O Benfica entrou forte e deu ideia que iria fazer um jogo que nunca aconteceu. Teve bons momentos de entendimento, mas demonstrou muita displicência e lentidão nos processos em muitas alturas do jogo.
Quando estava a entrar na sua melhor fase e Rui Vitória alterou o esquema para 4-4-2, o Benfica sofreu o golo do empate.
O Portimonense fez um jogo muito bem conseguido, teve calma e discernimento para correr atrás do resultado, sem nunca perder a sua ideia de jogo.
A equipa de Vitor Oliveira teve mesmo momento onde poderia levar de vencida este Benfica que teve quase o seu 11 habitual em campo.

Com este empate o Benfica complica as contas para passar à proxima fase da competição.
Caso o Vitória de Setúbal consiga os três pontos diante o SC Braga, os encarnados ficam pelo caminho.

O Benfica apresentou um 11 próximo do seu 11 habitual, o que a mim deixa apenas uma ideia de não haver muitas mexidas. O jogo de dia 3 de Janeiro frente ao Sporting CP. Com a paragem natalícia, acredito que Rui Vitória quis manter dentro do possivel os jogadores mais utilizados neste novo sistema tático, principalmente Krovinovic, Pizzi e Jonas, para que se mantenham em alta rotação. Deixar Fejsa de fora, acredito que fosse para evitar uma potencial lesão, visto ser um jogador suscetível a isso.

A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: Benfica contrata Filip Krovinovic (Rio Ave)

Mais uma contratação para a equipa das "águias"! Filip Krovinovic assinou um contrato até Junho de 2022, numa transferência que ronda os 3 milhões de euros. Para os meus leitores ficarem a conhecer melhor o novo reforço do Benfica, Krovinovic nasceu em Zagreb no dia 28 de Agosto de 1995. Iniciou a sua formação no Dínamo  local com 13 anos, mas foi no NK Zagreb que fez  todo o seu percurso de crescimento até chegar a profissional aos 17 anos. Tornou-se peça importante na equipa completando 78 jogos e marcou 13 golos. Isto em pouco mais de duas épocas. Chegou ao Rio Ave na época 15/16, onde mostrou qualidade nos 17 jogos em que esteve presente, mas estava na fase de adaptação. Esta temporada, Krovinovic esteve presente em 26 jogos, a contar para a Liga NOS e marcou por 5 vezes. Em todas as competições, o croata completou 36 jogos, o que faz um total de 2112 minutos. Em termos das suas características, é um jogador com grande capacidade técnica. Tem um excelente control...

Paris Saint Germain: Neymar Jr assina até 2022 e torna-se na maior transferência do futebol mundial

Quando se pensava que o futebol já não nos surpreendia muito mais, eis que agora surgiu esta exorbitante contratação do Paris Saint Germain. Neymar Jr. deixou assim um colosso como é o Barcelona, para integrar um projeto milionário da Oryx Qatar Sports Investments, empresa a quem pertence o Paris Saint Germain. O dono da empresa, assim como dono do clube parisiense é o qatari Nasser Al-Khelaïfi. Temos que ver o negócio assim, porque de fato a realidade é esta. O futebol desde que teve o investimento destes empresários e dos fundos, deixou de ser uma modalidade desportiva e passou a ser um negócio que move milhões, muitos milhões de euros. Esta contratação bateu de longe qualquer recorde de transferências do futebol mundial. O Paris Saint Germain para conseguir adquirir o passe de Neymar Jr. , pagou ao Barcelona a módica quantia de 222 milhões de euros. Valor estipulado na cláusula de rescisão do jogador quando rubricou contrato com o clube 'blaugrana'. O jogador era...

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...