Avançar para o conteúdo principal

Taça da Liga: Sporting CP vs União da Madeira (6-0)




A Taça da Liga também se jogou no Estádio de Alvalade, com o Sporting a receber o União da Madeira.

Jorge Jesus procedeu a algumas alterações, mas manteve grande do seu 11 tipo. A entrada de Salin para a baliza, Bruno César voltou ao lado esquerdo da defesa e Bryan Ruiz entrou para jogar à frente de William Carvalho.

Uns primeiros 15 minutos praticamente de sentido único, com o Sporting mais rápido nos processos, mas sem criar situações de perigo iminente. Isto, perante uma equipa do União, que se preocupava em estar bem posicionada e de forma timida, aqui e ali ia se chegando à baliza de Salin.
Aos 20 minutos, Sagna complicou o que era simples, Doumbia recuperou a bola ao jogador do União e na cara comno guarda-redes Chastre, abre o marcador em Alvalade.
O União, não se ressentiu do golo sofrido e através de Rodrigo Henrique, esteve perto do empate. Jogada pelo lado esquerdo do ataque madeirense, com Rodrigo a rematar para junto do primeiro poste da baliza leonina, valeu o guardião francês que atendo defendeu.
Pouco depois novo lance de uma subida do União da Madeira com Pica a rematar de fora da área, mas por cima.
Aos 26 minutos excelente momento da equipa insular, com Flávio Silva a trabalhar bem na direita, cruza atrasado para área onde aparece Rodrigo Henrique atirar por cima.
Após o golo o União da Madeira soltou-se, mostrou outros predicados, o que também mexeu com o Sporting.
Em cima da meia hora, a melhor situação criada pelo Sporting, foi por intermédio de Podence, que ja dentro da área, atira rasteiro com a bola a bater no poste.
passados 10 minutos, jogada do Sportingpelo corredor esquerdo, surge o cruzamento para a área, onde aparece Doumbia a cabecear para uma boa defesa de Chastre.
Perto do intervalo, Coates esteve perto de ampliar a vantagem . Canto batido por Acuña, que chega ao central uruguaio, que remata forte, Chastre ainda defende, mas a bola ainda bate na barra.

Uma primeira parte muito bem disputada, principalmente depois do golo leonino.
O Sporting mesmo tendo sempre mais bola, mais iniciativa de jogo, não criava situações de golo até surgir o erro defensivo dos madeirenses.
A partir dai, o jogo foi outro. O União soltou-se, subiu mais no terreno, trocou bem a bola e mostrou agressividade ofensiva, o que ajudou a criar perigo e frisson junto da baliza de Salin.
O Sporting respondeu bem, e sentiasse que se acelerasse podia fazer estragos e esteve mesmo perto de poder fazer pelo menos mais golo, valeu ao União o guarda-redes Chastre.


O segundo tempo começa com o Sporting a procurar aumentar a sua vantagem.
Aos 51 minutos, canto batido da esquerda do ataque leonino com Jérémy Mathieu a saltar mais alto que toda gente e de cabeça bate Chastre que não teve hipótese.
Pouco depois, acabado de entrar, Bruno Fernandes, remata forte de fora da área e Chastre atento a fazer uma excelente intervenção.
De seguida foi Bas Dost que remata forte sem deixar a bola bater no chão a obrigar Chastre a um
O holandês, no momento seguinte, descaido para a esquerda, tenta um golo de bandeira, a bola bate na barra. Excelente momento de Bas Dost.
Com as constantes ameaças chegaria o terceiro golo leonino. Canto de Bruno Fernandes, Coates cabeceia e Chastre a tentar atirar a bola com uma palmada atira contra Doumbia e nasce assim o 3-0 para a formação de Jorge Jesus.
Aos 67 minutos, Bas Dost tira o guarda-redes do União do caminho, serve Gelson Martins, que de forma fácil fez 4-0 no jogo.
Em cima do quarto de hora final, Mathieu recupera a bola, arranca para o ataque, passa para Podence, que voltou a colocar no francês, que de pé direito atira muito torto. Contudo, é de salientar o momento ofensivo de Jérémy Mathieu!
O quinto golo nasceu aos 78 minutos por Coates. Iuri coloca em Podence, com o "baixinho" a servir o central uruguaio que bate Chastre para o 5-0.
Rodrigo Henrique, procurou dar um ar da sua graça e do meio da rua atira para um excelente intervenção de Salin.
Na resposta a este remate? Iuri na direita, flete para a zona central, e com o seu pé canhoto tira a bola do alcance de Chastre e faz a meia dúzia em Alvalade.
O sétimo golo esteve perto de acontecer por Bas Dost valeu Alef a atirar para canto.
Antes do apito final, Bruno Fernandes teve duas oportunidades para marcar. Dois remates fortíssimos,com o primeiro a ser defendido por Chastre e o segundo a passar perto ds barra da baliza do União.

Tal como os próprios números indicam, hoje viu-se uma vitória inequívoca do Sporting, que jogou quanto bastasse para levar de vencida a equipa do União desta forma tão expressiva.
O erro do União no primeiro golo leonino, nenhum treinador do mundo consegue prever e qualquer estratégia cai por terra assim. No entanto, a equipa madeirense mesmo a perder quer na primeira parte, onde cresceu no jogo e teve bons momentos em alvalade,quer depois do 2-0, o União teve sempre uma boa troca de bola, procurou tirar ainda alguns dividendos do jogo, mas com os golos seguintes, as forças foram caindo. Algo perfeitamente normal, olhando não só as capacidades individuais e coletivas, mas também às circunstâncias do jogo.
Uma palavra para esta equipa de Ricardo Chéu que mesmo com o claro desnivelamento de qualidade individual e coletiva, levou a Alvalade uma equipa que mesmo não criando muitos problemas ao Sporting, não se fechou na defesa em momento algum e mediante as suas possibilidades, tinha o foco na baliza de Salin.

Quero deixar uma nota sobre Rodrigo Henrique. O jogador de 24 anos do União da Madeira, que chegou na época passada do Atlético Pernambucano, merece que olhem para ele com outros olhos, porque mostrou ser um jogador com capacidade para algo mais no futebol português.





A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...