Avançar para o conteúdo principal

Taça de Portugal: Oitavos de final: FC Porto vs Vitória SC( 4-0)




O Estádio do Dragão também foi palco dos oitavos de final da Taça de Portugal, com o FC Porto a receber e a vencer o Vitória SC por 4-0.

Sérgio Conceição apresentou poucas mexidas no 11 inicial, como aliás tem sido habitual. Casillas foi a grande novidade na equipa "azul e branca" e a grande ausência foi Yacine Brahimi.
De dizer também que o Vitória fez 6 alterações para este encontro.

O FC Porto teve algumas dificuldades em assentar o seu jogo, mas entrou quase a marcar. Canto batido por Telles e Danilo ao primeiro poste desvia para o poste mais distante e acerta no ferro.
O Vitória jogava no campo todo, mas não criava um perigo efetivo para a baliza de Iker Casillas.
Aos 12 minutos, Carlos Xistra teve em evidência. Assinalou uma grande penalidade, a meu ver, sem sentido, mas a interpretação do árbitro foi que Victor Garcia deu deliberadamente com a mão na bola e apontou para a marca de penálti. Na conversão, Aboubakar não perdoou e abriu o ativo.
Aos poucos o FC Porto ia crescendo na partida, com Danilo Pereira a encher o campo. Aos 26 minutos Danilo, mais uma vez, estava com a pontaria afinada para...o poste. Servido por Ricardo, Danilo atira ao ferro da baliza de Miguel Silva.
Ao minuto 37, o Vitória criou perigo por Rincón. Valeu Casillas atento a defender!

No segundo tempo, mais propriamente aos 52 minutos, há um lance que o Vitória reclama um penálti sobre Fábio Sturgeon, mas a meu ver, o lance foi bem ajuizado. O jogador do Vitória dá-me a ideia que forçou a falta, de qualquer forma ele próprio não soube "ganhar" o penálti, caso fosse essa a sua intenção.
Danilo que tanto ameaçou, transformou essa ameaça em golo aos 58 minutos. Canto de Telles e Danilo a não falhar. Pouco depois foi André André a marcar, mas sem direito a festejo. O respeito pelo Vitória falou e bem, mais alto. De salientar neste golo o passe de Herrera para Aboubakar que não consegue bater Miguel silva sobrando a bola para André que apenas teve que encostar.
Na resposta o Vitória esteve perto de reduzir por Heldon. Golo negado novamente um "interveniente" no Dragão...o poste. Era um golaço do jogador cabo-verdiano.
Aos 83 minutos, André André iria bisar na partida. Canto de Alex Telles, com Soares a dar de cabeça e na sobra o número 20 portista a só precisar de encostar.

A vitória do FC Porto não sofre qualquer tipo de contestação,tal como espelha o resultado. Mesmo assim, a exibição dos "dragões" não foi "exuberante" do inicio ao fim, mas foi a equipa mais perigosa durante os 90 minutos.
Danilo estava em dia "sim" e isso foi puxando sempre a equipa para melhores níveis, enquanto o Vitória estava a querer jogar o jogo pelo jogo, mesmo não incomodando Casillas. Isto até surgir o segundo golo do FC Porto.

Uma equipa que queira seguir em frente na Taça não pode fazer 6 alterações, por mais que se confie nos jogadores. Sabendo que o encontro iria ser duro, Pedro Martins deveria apostar na melhor equipa de forma a incomodar o FC Porto.
A não ser que já entrasse psicologicamente derrotado ou com o pensamento de que não conseguiria ultrapassar o poderio do FC Porto.
Em relação aos "azuis e brancos", desde do início da Liga que digo que este plantel é muito curto para as ambições do FC Porto. Prova disso mesmo é Sérgio Conceição utilizar quase sempre o seu núcleo duro, alterando apenas uma ou outra "peça". Há duas visões possiveis para eata situação. Em primeiro lugar, utilizar (quase)sempre os mesmos, ajuda ao entrosamento, rotinas, dinâmicas individuais e coletivas. Recordo os meus leitores que estes jogadores jogam quase todos desde a pré-temporada. Conceição não quis experiências e apostou em crisr desde logo um 11 tipo e assim se mantém nos dias que correm. Por outro lado, a fadiga vai acabar por surgir, olhando para as competições em que está inserido assim como na vontade que há em vencer e fazer boa figura, como é o caso da Champions League.
A equipa está bem, está forte e está principalmente focada. Nos últimos jogos salientei isso mesmo. Esta equipa está completamente concentrada no objetivo e dentro de campo só há um foco...golos e golos. E assim é que é a modalidade, sem golos não há vitórias e esta equipa, está cheia de vontade de conseguir mais vitórias. O problema pode é ser, repito, a fadiga nos jogadores mais utilizados que podem ficar mais susceptíveis a lesões musculares.

A bola é de todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...