Avançar para o conteúdo principal

Mercado de transferências: FC Porto: Waris e Paulinho assinam a título de empréstimo



O FC Porto confirmou a aquisição a título de empréstimo do avançado ganês, Abdul Majeed Waris, que chega proveniente do Lorient, atual 6° classificado da Ligue 2.

Para os meus leitores que desconhecem este jogador de 26 anos, posso dizer-vos que Waris é um jogador rapidíssimo, com alta agilidade e que é versátil. A sua forma de jogar, faz-me lembrar o antigo internacional inglês, Shaun Wright-Phillips. Waris é um tanto mais alto, mas a sua forma de jogar é idêntica.
Normalmente costuma jogar mais no corredor esquerdo (embora seja destro), onde flete para a zona central em busca do remate, mas também pode jogar mais na zona central e como avançado centro.

Majeed Waris, surgiu em 2010 na equipa sueca do BK Hacken, onde passados 3 anos se transferiu para o Spartak de Moscovo. Durante o tempo em que pertenceu ao clube clube russo, teve em 2013 um empréstimo ao Valenciennes. Na época seguinte, transferiu-se para o Trabzonsport onde permanceu uma temporada, mudando-se para o Lorient em 2015 até então.


De dizer também que está fixado em 6 milhões de euros uma futura aquisição dos direitos do jogador por parte do FC Porto.
Os dragões já têm boas experiências em jogadores vindos deste clube francês, basta vermos Vicent Aboubakar.


O outro jogador contratado e que também ele chega por empréstimo é Paulinho.
Paulo Henrique, conhecido no futebol por Paulinho, já é conhecido do publico que acompanha a Liga NOS, não precisando assim de muitas apresentações.
Se Waris oferece versatilidade, Paulinho não fica nada atrás. O jogador que chega proveniente do Portimonense, pode jogar no miolo, mas também pode jogar com qualidade nos corredores, ou como médio mais ofensivo, numa espécie de "9,5".
Mesmo sendo um jogador que pode jogar em várias posições, diria que a melhor posição seria como médio de transição.
Num esquema de 3 médios, juntamente com Danilo Pereira e Hector Herrera, não tenho dúvidas que seria o ideal para Paulinho.

Este jogador de 23 anos, que foi um dos meus destaques da primeira metade da temporada, foi formado no Bahia onde chegou a profissional em 2012. Passou pelo Cordoba de Espanha, Cádiz e Eldense,clube também ele espanhol, Paulinho chegou a Portugal pela mão do Beira-Mar na época 14/15. Na época seguinte mudou-se para o Farense e desde 2016 que está nesta equipa do Portimonense.
A equipa treinada por Vitor Oliveira surpreendeu ao colocar uma cláusula de 20 milhões de euros neste jogador brasileiro, no entanto é desconhecido até ao momento o valor que os "dragões" terão de pagar para assegurar os préstimos do jogador a título definitivo.
Galeno e Fede Varela, fazem a viagem em sentido contrário. Vão representar o Portimonense e assim procurar ter destaque no escalão máximo do futebol português.


Jogadores versáteis fazem sempre falta num plantel de futebol. Dão outras opções ao treinador durante o jogo, podendo mexer no sistema, sem ter que fazer substituições e isso é um fator que nos dias que correm é muito relevante.
Estas duas aquisições para a segunda metade da época, podem ser importantes, é preciso que se integrem bem numa nova e bem distinta realidade. Em breve veremos se serão contratações, ou reforços para o plantel 17/18 do FC Porto.



A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...