Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 22° Jornada: Sporting CP vs Feirense(2-0)




O Sporting CP e o Feirense defrontaram-se em pleno Estádio de Alvalade em jogo a contar para a jornada 22 da Liga NOS.

Jorge Jesus desenha um 11 inicial com quatro alterações. William volta a equipa deixando Battaglia no banco de suplentes, Bruno César e Bryan Ruiz assumem a titularidade no lugar dos castigados Fábio Coentrão e Acuña. Montero junta-se a Doumbia no ataque da equipa leonina.

Um início de jogo, com o Feirense subido e pressionante, mas foi o Sporting quem esteve perto de abrir o ativo!
Livre em zona frontal de Jérémy Mathieu, que Caio defende bem, junto ao seu poste direito. Na recarga volta a negar o golo desta vez a Bruno César.
Aos 12 minutos, excelente jogada de contra-ataque do Sporting, com Montero a servir Doumbia que tentou tirar Caio do seu alcance, mas o costa-maefinense não conseguiu bater o guardião da equipa da Feira. Excelente oportunidade para os "leões"!
De seguida, Bryan Ruiz, em zona frontal, atira forte e colocado e novamente Caio a brilhar nas alturas! Excelente momento do Sporting, mas também do guarda-redes do Feirense!
Na resposta, contra-ataque rapidíssimo, com Edson Farias a isolar-se, apenas com Bruno César como opositor antes de chegar a Patrício, mas o jogador da equipa de Nuno Manta a decidir muito mal e atirar contra o jogador do Sporting! De qualquer forma fica na retina a ideia de jogo dos fogaceiros.
O Feirense veio a Alvalade com a estratégia de condicionar a construção de jogo do Sporting de forma agressiva e pressionante e após defender de forma coesa, partir de forma rápida e agressiva para o contra-ataque.
Aos 19 minutos, Bryan Ruiz recupera a bola, coloca em Montero, com este a abrir para Doumbia que trabalha bem frente ao defesa fogaceiro e faz o golo leonino. No entanto, o golo foi anulado por falta de Bruno Fernandes sobre Tiago Silva. Resta perceber em que ponto foi feito a falta de Bruno Fernandes, porque pelo que me apercebi,o lance é bem antes de Bryan recuperar a bola.
A equipa de Jorge Jesus, tinha, como já seria de esperar, uma maior iniciativa de jogo, mais bola, mais oportunidades para fazer golo, mas a forma agressiva como o Feirense defendia, ia também condicionando a forma do Sporting chegar até à baliza dos "fogaceiros. Quando chegava Caio era um opositor de grande nível.
Em cima da meia hora, Bryan Ruiz, cruza tenso para a área, onde aparece Montero a cabecear e Caio defender quase poor instinto. Excelente defesa do guarda-redes da equipa da Feira.
Pouco depois, o Sporting pede grande penalidade por braço na bola do jogador do Feirense, o lance prosseguiu, contra-ataque rapidíssimo da equipa de Nuno Manta, Edson Farias cruza para o segundo poste onde aparece João Silva que de cabeça obriga Rui Patrício a uma defesa complicadíssima.
Aos 33 minutos, Montero, mete a bola dentro da área para William e este faz um passe em jeito de remate e Doumbia a não conseguir desviar para a baliza. Mais uma clara oportunidade de golo para a equipa leonina.
Aos 42 minutos, novo livre para o Sporting, novamente batido por Mathieu e Caio, bem, a defender para canto. Na sequência, bola batida para o primeiro poste e William de cabeça atirar para fora.
Aos 43 minutos, remate fortissimo de Bruno Fernandes que mais uma vez obriga Caio a defesa muito apertada,a bola sobra para Montero, que trabalha bem e remata forte com a bola a bater na cabeça de Flávio. Foi assinalada grande penalidade, mas o video-árbitro, bem a ajuizar que não houve motivo para tal.
Em cima do interregno, nova oportunidade para o Sporting com Bryan Ruiz atirar por cima e na resposta, o Feirense esteve muito perto de fazer o golo, com um cabeceamento a passar muito perto do poste esquerdo ds baliza de Patrício.

Uma primeira parte de bom futebol, com intensidade, dinamismo e muita controvérsia.
A equipa do Sporting teve varias oportunidades para fazer golo, mas contou sempre com o guarda-redes Caio a dizer "presente". Quando não era o guardião do Feirense, eram os jogadores leoninos a desperdiçar as oportunidades.
Do lado da equipa de Nuno Manta Santos, a postura que está apresentar neste fim de tarde, é a mesma que tantos elogios mereceu na temporads passada. Uma equipa agressiva e com rapidez nos processos ofensivos, principalmente na forma ágil como tem procurado chegar ao último terço do terreno.

O segundo tempo, começou de novo com o Sporting a não conseguir ultrapassar Caio Secco. Canto batido por Bruno Fernandes, Doumbia de cabeça atira colocado e Caio defende, a bola sobra para Montero que atira para fora.
Ao chegar ao minuto 60, por esta altura o Feirense preocupava-se mais em defender e pouco conseguia chegar ao último terço,enquanto o Sporting tentava de todas as formas, chegar ao tão desejado golo. Mais bola, mais intensidade, mais rapidez nos processos de jogo, mas a equipa não conseguia finalizar da melhor forma. Quando não eram os "leões", era Caio Secco.
Aos 69 minutos, acabado de entrar, Rafael Leão, recebe a bola na esquerda, flete para a zona central, remata forte e obriga Caio a defesa apertada. No seguimento Gelson marca golo, mas o lance e anulado por fora de jogo.
Na resposta, boa jogada de ataque continuado por parte do Feirense, com a bola a chegar a Edson Farias que remata forte e a bola a bater no poste esquerdo da baliza de Patrício. Que perigo!
Aos 78 minutos, canto batido por Bruno Fernandes, a bola bate na cara de Coates, sobra para William que com Caio Secco aos "papéis" inaugura o marcador em Alvalade. Estava feito tão procurado golo por parte da equipa Jorge Jesus!
Depois de sofrer o golo, o Feirense subiu as suas linhas, começou a jogar mais no meio campo leonino, ia criando situações para finalizar, mas não conseguia criar um perigo efetivo para a baliza de Rui Patrício.
No minuto 90, jogada Bruno Fernandes que abre em Gelson Martins no lado direito, com este a cruzar para a área onde no meio dos adversários, aparece Montero que empurra para o 2-0 para o Sporting.
Perto do final da partida, Gelson na zona central, faz um passe a rasgar para Bruno Fernandes que na cara de Caio atira para fora.



Uma vitória justíssima do Sporting, onde o resultado não reflete minimamente as oportunidades que a equipa leonina teve para fazer golos.
Para além do desacerto dos "leões", o guardião Caio Secco teve em excelente plano e foi o principal culpado pelo resultado final contar apenas com dois golos para o Sporting.
Em relação a equipa de Nuno Manta Santos, esta postura, é mais condizente com o Feirense que na época passada proporcionou bons momentos de futebol na Liga NOS.
Não conseguiu marcar, mas teve duas oportunidades claras para fazer mexer o ativo a seu favor.
Esta equipa tem qualidade suficiente para praticar um bom futebol, como fez hoje em muitos momentos, mas principalmente para vencer os jogos do "seu campeonato".



A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...