Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 24° Jornada: Portimonense vs FC Porto (1-5)



Portimonense e FC Porto encontraram-se no Estádio Municipal de Portimão para o jogo referente à 24° jornada da Liga NOS.


Sérgio Conceição desenhou um 11 próximo do seu habitual. As novidades foram Diogo Dalot que entrou para o lugar do lesionado Alex Telles e Otávio substituí o suspenso Jesus Corona.


Uma entrada muito forte do FC Porto que não deram grandes chances a equipa do Portimonense.
Logo aos 10 minutos, Otávio coloca em Soares, com este a cruzar para Marega que de forma fácil abre o ativo! Neste primeiro golo fica na retina o excelente passe de Otávio.
O Portimonense respondeu por Nakajima que remata para defesa fácil de Casillas.
De novo pelo corredor esquerdo, Brahimi joga com Marega, o maliano cruza para a área, onde no segundo poste aparece Otávio que remata forte e amplia a vantagem dos "dragões".
O FC Porto estava a praticar um futebol, prático e a ser letal, enquanto a equipa de Vitor Oliveira, procurava ser igual a si próprio e incomodar Casillas, mas com remates de pouca relevância e maioritariamente de fora da área.
Depois dos golos sofridos, o Portimonense estava claramente diferente para melhor, Tabata e Dener tentaram surpreender, mas foi o FC Porto que aumentou a diferença no marcador. Maxi no corredor direto, cruza rasteiro onde surge Moussa Marega sem oposição a fazer o terceiro golo do jogo.


O futebol já foi inventado e o FC Porto mostrou isso mesmo. Praticou um futebol simples, prático e eficaz. A equipa de Sérgio Conceição apresentou um futebol pragmático e vence com clara justeza.
O Portimonense surgiu apático perante uma entrada fortíssima dos "dragões" e só depois dos dois primeiros golos sofridos conseguiu ser igual a si próprio e teve situações no último terço do terreno, embora sem perigo efetivo.
Eficácia e categoria atacante do FC Porto e graves erros defensivos dos algarvios fazem o resultado ao intervalo.



No segundo tempo, o Portimonense tentava encurtar a diferença no marcador, jogando mais no meio campo dos "dragões", mas foi o FC Porto que em cima do quarto de hora aumentou para 0-4!
Sérgio Oliveira, coloca em Diogo Dalot, que cruza para a área onde aparece Tiquinho Soares a desviar para o golo.
Pouco depois(63m), Otávio recupera a bola no meio campo ofensivo, joga em Marega, o maliano de primeira mete em Soares que já dentro da área remata cruzado e Ricardo Ferreira a executar um excelente intervenção.
Os "dragões" iam inteligentemente controlando o jogo com bola, mas continuavam a criar jogo ofensivo.
Aos 66 minutos, Brahimi abre em Dalot, o jovem de 18 anos procura a profundidade, cruza para o primeiro poste onde surge o argelino e com classe desvia para o poste mais longe, com a bola ainda a embater no poste e a fazer o quinto golo dos "azuis e brancos".
Só aos 72 minutos o Portimonense deu um ar da sua graça. Nakajima na zona central, coloca em Fabrício que de fora da área remata colocado com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Iker Casillas.
Em cima do fecho do jogo, livre para o Portimonense no lado direito do seu ataque, com Tabata a bater para a área onde surge Lucas com um belo cabeceamento a marcar o golo de honra da equipa algarvia.

Uma vitória tranquila do FC Porto que tal como o resultado indica não houve qualquer tipo de complicação ou oposição imposta pela equipa do Portimonense.
A equipa de Vitor Oliveira raramente conseguiu ser verdadeiramente incomodativa, pela falta de eficácia, mas também pela forma letal com que o FC Porto foi concluindo as suas jogadas de ataque e com isso ir tirando as forças aos jogadores algarvios.
Os "dragões", entraram muito fortes no jogo, mostraram pragmatismo na conclusão das jogadas, enquanto o Portimonense estava apático e a cometer erros defensivos graves.
No segundo tempo a equipa de Sérgio Conceição entrou controladora sem perder o ímpeto ofensivo e foi aumentando a diferença no marcador, perante um Portimonense impotente para pelo menos ter uma reação aceitável, dado ao nível de jogo que esta equipa já apresentou e tinha apresentado recentemente, principalmente nos jogos em casa.

Em suma, fica uma exibição quanto baste do FC Porto, onde a eficácia e o pragmatismo a meu ver foram as palavras de ordem e que se pode utilizar para qualificar esta exibição dos "Dragões".
Um futebol tranquilo, maduro e inteligente e letal,fizeram com que esta exibição se tornasse fácil.
A equipa de Vitor Oliveira tem aspetos a rever, principalmente a nivel defensivo. Hoje cometeu erros, principalmente de marcação, que hoje em dia, dada à evolução do futebol da formação, nem nas camadas jovens se admite alguns destes erros.

Na próxima jornada, na sexta-feira, temos clássico entre o FC Porto e o Sporting CP. O FC Porto mostrou que está bem e confiante e que seja qual for o desfecho da jornada 25, manterá o 1° lugar na tabela classificativa.


A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...