Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 25° Jornada: FC Porto vs Sporting CP (2-1)




A 25° jornada da Liga NOS trouxe-nos um clássico do futebol português. O FC Porto recebeu o Sporting CP em pleno Estádio do Dragão.

Sérgio Conceição apresentou um 11 com três jogadores da formação no 11 inicial. Diogo Dalot, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência, com este último a ser a grande e única novidade, sendo ele o substituto de Tiquinho Soares como homem mais adiantado.

Do outro lado, Jorge Jesus desenhou uma equipa com algumas alterações. Ristovkski é a novidade na lateral direita, William e Coentrão estão de regresso ao 11 inicial, Rodrigo Battaglia volta ao miolo, Bryan Ruiz é o substituto de Gelson Martins na equipa leonina.

Uns primeiros 10 minutos de jogo sem um domínio declarado de nenhuma das equipas,dividido, mas com o FC Porto a ter uma maior iniciativa de jogo.
Aos 12 minutos, canto para o FC Porto, batido pelo lado direito do seu ataque, a bola fica no meio de alguns jogadores, sobra para Marega que remata ao poste, a bola volta ao maliano que remata para a baliza e na linha de golo, Bryan Ruiz aliviar para longe. Esteve muito perto o golo dos "Dragões".
Aos 18 minutos contra-ataque do Sporting com Bruno Fernandes a colocar a bola com Bryan Ruiz que passa para Doumbia que cai num duelo com Dalot, mas na minha forma de analisar não há grande penalidade.
De dizer que o jogador da Costa do Marfim preferiu atirar-se para o chão do que finalizar numa situação propícia e com grande probabilidade de fazer golo.
Ao minuto 21, novo lance de ataque rápido dos "leões" com Bruno Fernandes a isolar Doumbia que perante a saída de Casillas, remata sem preparação e o guardião espanhol ainda defende com a bola a sair pela linha final.
Jorge Jesus colocou Bruno Fernandes a jogar na zona central e a verdade é que o Sporting melhorou imenso e começou a criar perigo no último terço do terreno.
Aos 23 minutos, Bruno Fernandes remata se forma traiçoeira com a bola a bater na relva e a obrigar Casillas a defesa difícil.
Em resposta a este bom momento do Sporting, o FC Porto criou muito perigo num contra-ataque rapidíssimo com Moussa Marega a ir pelo lado direito em direção a baliza e com apenas Patrício pela frente remata cruzado e a bola a não passar muito longe do poste do poste direito.
Aos 28 minutos, chegou o primeiro golo do clássico! Após canto a favor do FC Porto, a bola sobra do lado contrário para Herrera que trabalha bem com Maxi, este devolve ao mexicano que cruza a bola onde aparece Marcano que coloca a bola entre Patrício e Mathieu e abre assim o ativo no Dragão.
Após o golo o FC Porto cresceu e foi empurrando o Sporting para a sua zona defensiva.
Aos 36 minutos, todos ficam parados com exceção de Dalot que acredita e vai até a linha de fundo, segura, coloca em Paciência, e este em boa posição a rematar com pouca confiança e atirar a malha lateral.
Um minuto depois de chegar aos 45, Bryan Ruiz lança na diagonal o recém entrado Rafael Leão foge a marcação de Felipe, e já dentro da área, remata certeiro para o fundo das redes de Casillas!

Uma primeira parte onde o clássico melhorou de forma substancial a partir dos 20 minutos.
O FC Porto mais agressivo, mais rápido em grande parte dos lances do jogo e ofensivamente mais intenso.
O Sporting sentiu algumas dificuldades, mas melhorou bastante após o posicionamento de Bruno Fernandes ser retificado, equilibrou mais a equipa e a formação leonina criou mais perigo para a baliza de Casillas.
Mesmo após o golo sofrido a equipa não baixou os braços e quando já se pensava no intervalo, os "leões" acabaram por conseguir o golo do empate.
Ao interregno, um FC Porto mais ofensivo perante um Sporting mais de ataques rápidos, mas com o desfecho a ser igual para ambos.

O segundo tempo,começa praticamente com o golo do FC Porto! Otávio lança Paciência que cruza atrasado onde aparece Yacine Brahimi que sem grande oposição, bate Rui Patrício e volta a colocar os "dragões" na frente do marcador!
Aos 64 minutos, livre para o Sporting descaido pelo lado esquero do ataque leonino, com Bruno Fernandes a bater para a área e Coates a cabecear, a bola a desviar ainda em marcado Marcano e a não passar muito longe da barra.
Pouco depois, canto de Bruno Fernandes e Bryan Ruiz a surgir ao primeiro poste e a cabecear perigoso com a bola ainda a bater na lateral do poate esquerdo de Casillas.
Aos 79 minutos e após lance ofensivo do Sporting, Aboubakar lança Marega que isolado faz um chapéu a Patrício e quando a bola se encaminhava para entrar, surge Battaglia que tira a bola em cima de linha de golo.
O Sporting ia subindo as suas linhas linhas, ia chegando cada vez mais perto da baliza de Casillas, enquanto o FC Porto ia "chamando" o Sporting com as suas linhas mais baixas para posteriormente partir rápido no contra-ataque.
Aos 87 minutos, Coates cabeceia para junto do poste onde aparece Montero que não consegue desviar para a baliza porque Casillas foi mais rápido e agarrou a bola.
Aos 89 minutos Ruben Ribeiro cruza para o segundo poste onde aparece Rafael Leão que sem qualquer oposição e na cara de Casillas atira escandalosamente por cima. Que perdida de Leão!!!

Uma vitória justa do FC Porto porque para além de ter tido mais qualidade de jogo ofensivo, durante mais tempo de jogo, mostrou mais qualidade na finalização.
Os "Dragões" foram mais fortes, mais agressivos, mais intensos e mais eficazes.
A equipa de Jorge Jesus, não entrou muito bem no jogo e só melhorou de forma bastante significativa quando Bruno Fernandes se posicionou na zona central.
O Sporting durante quase todo o jogo não conseguiu fazer mais do que 3 passes seguidos e isso mostra a falta de confiança, provavelmente pela ausência de jogadores decisivos e de alto calibre como são Bas Dost e Gelson Martins, mas também penso que tiveram a noção da diferença do momento atual das duas equipas.
Só nos últimos, diria, 10/15 minutos, o Sporting pegou no jogo e procurou o empate, embora acredito eu, tenha sido também de forma propositada do FC Porto.
Este desfecho é merecido por parte dos azuis e brancos, mas o Sporting CP só pode queixar-se de si e da sua ineficácia e mesmo da sua falta de qualidade na hora de decisão.
O jogo foi equilibrado, possivelmente o empate poderia ser o mais justo, mas o diferencial no último passe e na qualidade finalizadora foram os fatoresque para mim decidiram a partida.
Agora com 8 pontos de diferença entre estas duas equipas, o título para o Sporting começa a ser uma miragem e aumenta a expectativa do FC Porto em voltar a festejar um título da Liga NOS.

Para além dos pontos e de tudo o que envolve o clássico, quero terminar dizendo que foi um excelente jogo de futebol, a partir do momento do minuto 20.
Normalmente os clássicos raramente são muito bem jogados, mas hoje os adeptos do futebol viram um jogo de qualidade e que principalmente dignifica o futebol português.




A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...