Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 27° Jornada: FC Porto vs Boavista (2-0)




Dérbi portuense na jornada 27 da Liga NOS, com o FC Porto a receber no Estádio do Dragão o Boavista.

Sérgio Conceição apresentou três alterações comparativamente ao jogo da passada semana diante o Paços de Ferreira.
Herrera volta a miolo após suspensão, deixando André André de fora, Otávio entra para o lugar de Waris e Maxi faz subir Ricardo Pereira no corredor direito, relegando Corona para o banco de suplentes.

O jogo começa praticamente com o golo do FC Porto. Canto batido do lado direito do ataque "Azul e branco", a defensiva do Boavista afasta, Maxi recupera, joga na direita em Sérgio Oliveira, o médio cruza para a área onde surge Felipe e, este sem oposição, cabeceia para o golo, abrindo o ativo no Dragão. Excelente golpe de cabeça do central dos "Dragões"!
O Boavista não sentiu o golo e foi subindo as suas linhas.
Aos 10 minutos de jogo, Renato Santos teve nos pés o empate. Já dentro da área, rematou de forma pouco ortodoxa e atirou por cima.
Perto do quarto de hora, Felipe novamente procurou o bis, mas desta vez Vagner a opor-se com muita qualidade.
O Boavista foi ficando cada vez mais solto, com a sua defesa subida, a construir com critério e jogar em toda a largura do campo.
Com os "Axadrezados" subidos, o FC Porto aposta no contra-ataque, mas a sua qualidade de jogo diminuiu devido ao crescendo do Boavista na partida.
A 5 minutos do intervalo, Vitor Bruno comete falta sobre Sérgio Oliveira, com o árbitro a mostrar o cartão vermelho ao jogador do Boavista. No entanto, após consulta das imagens, recuou na decisão e mostrou bem o cartão amarelo ao jogador da turma do Bessa.
Em cima do interregno, livre batido do lado esquerdo do ataque do Boavista, com Fábio Espinho a cruzar para a área onde aparece Henrique ao primeiro poste atirar ao lado.

Uma primeira parte com poucas situação claras de golo, mas a ser um dérbi muito interessante de se seguir.
O FC Porto entrou praticamente a vencer, mas contrariamente ao que se podia pensar, o Boavista cresceu na partida, ficou mais solto, construiu com qualidade e esteve muitas vezes a jogar perto do último terço do terreno.
Os "Dragões" mostraram eficácia, tiveram mais tempo de posse de bola, mas o seu futebol, nesta primeira metade, não se revelou tão dominador, nem demonstrou a qualidade habitual dos pupilos de Sérgio Conceição.

O segundo tempo começa logo com o FC Porto muito perto do seu segundo golo. Herrera é servido por Ricardo, o mexicano trabalha bem dentro da área, mas remata fraco e a figura de Vagner. Fica na retina o excelente passe de Ricardo Pereira!
O Boavista continuou a praticar um bom futebol, com uma boa troca de bola e aos 56 minutos, Fábio Espinho cruzou para a área onde Mateus estava a espera para desviar para a baliza, valeu Sérgio Oliveira com um corte providencial a negar o golo aos "Axadrezados".
Logo de seguida, a equipa de Jorge Simão voltou a estar muito perto do golo! Mateus num remate "seco" e na diagonal, obriga Iker Casillas a uma defesa espetacular!!! Grande momento de futebol no Dragão.
Aos 60 minutos, os "Dragões" voltaram a criar perigo, com Oliver em destaque, o eapanhol coloca a bola em Herrera com o mexicano atirar a figura de Vagner.
Aos 63 minutos, Herrera chega mesmo ao golo! Vagner de forma completamente ridícula coloca a bola em Herrera e de forma fácil amplia a vantagem, quando só tinha o guarda-redes brasileiro a sua frente.
Perto dos 70 minutos, Maxi é rasteirado por Sparagna com o árbitro assinalar grande penalidade. Na conversão, Sérgio Oliveira escorrega e dá dois toques (com o remate) e marca golo. O árbitro, mais uma vez recorre as imagens e assinala livre indireto para o Boavista.

O FC Porto vence esta partida, mas a meu ver, não demonstrou o brilhantismo a que já habituou os seus associados. No entanto, a entrada de Oliver deu outra qualidade a construção de jogo da equipa de Sérgio Conceição e com isso, a equipa ganhou também outra estabilidade com um jogador mais perto de Sérgio Oliveira e Herrera.
O Boavista pela postura com que se apresentou no Estádio do Dragão, pela forma como jogou principalmente até sofrer o segundo golo(63m), merecia outro resultado.
A Vitória não está em discussão, mas o ponto principal que para mim separou as duas equipas foi a eficácia.
Os associados e simpatizantes da equipa do Boavista têm que estar satisfeitos e orgulhosos pelo jogo que a equipa fez esta noite. Os "Axadrezados" fizeram um jogo de muita qualidade, jogaram com critério e criaram calafrios a defensiva do FC Porto.

Com este desfecho, o FC Porto volta assumir a liderança da classificação com mais dois pontos que o Benfica.






A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...