Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 28° jornada: Benfica vs Vitória SC (2-0)



O futebol da Liga NOS está de regresso após paragem para os compromissos internacionais e com isso chega também a fase decisiva do Campeonato.
No fim de tarde deste sábado, o Benfica recebeu no Estádio da Luz o Vitória SC em jogo a contar para a 28° jornada.

Rui Vitória não efetuou qualquer alteração no 11, relativamente aos últimos jogos dos encarnados.
Rúben Dias recuperou após lesão que o afastou da estreia na Seleção A e Sálvio também está de regresso, mas não tira o lugar a Rafa que atravessa um excelente momento de forma.


O Benfica assumiu o jogo desde o início, com mais bola, uma noa dinâmica e a jogar em toda a largura do terreno de jogo.
Aos 8 minutos, bola na esquerda em Cervi, que cruza para a área, a defensiva do Vitória não se faz a bola, surge Rafa próximo do segundo poste, com Miguel Silva a rematar contra o extremo do Benfica e por pouco a bola não entrava na baliza.
Em jeito de resposta, lance rápido do Vitória por intermédio de Raphinha Belloli que na esquerda, cruza rasteiro, valeu Grimaldo no corte! Já aparecia Sturgeon pronto para desviar para o golo!
Com 15 minutos de jogo a equipa de José Peseiro ia procurando defender bem, de forma consistente com um bloco médio/ baixo e, com três homens rapidissimos a estratégia passava por partir de forma rápida para o contra-ataque.
Com a defensiva do Vitória tão fechada, o Benfica sentia dificuldades em penetrar na zona mais recuada do Vitória, principalmente pela zona central. Aos 18 minutos e numa dessas tentativas de "furar" a defesa vimaranense, Pizzi entende-se bem com Jonas que "pica" a bola para o transmontano já na área, rematar de primeira mas ao lado. Bom entendimento do jogo ofensivo encarnado.
Aos 23 minutos, canto curto na esquerda para o Vitória, com Heldon a cruzar para a área onde Jubal de cabeça coloca em Raphinha com este a fazer o golo . No entanto Jubal está em fora de jogo na altura do cruzamento de Heldon. Fica o aviso do Vitória!
De seguida, novamente Raphinha a cruzar na esquerda, com a bola tensa a passar toda a área encarnada, valeu mais uma vez Alex Grimaldo afastar para canto!
Perto do intervalo(42 minutos), João Aurélio após canto batido na direita, estava com o braço esquerdo aberto e a bola bateu-lhe. Após indicação do video-árbitro e depois de Carlos Xistra ter ido verificar o lance, assinalou grande penalidade que Jonas com um "tiro" não desperdiçou e abriu o ativo na Luz!

Uma primeira parte bem disputada como aliás, já se esperava.
O Benfica a assumir o jogo, com mais bola, mais iniciativa, perante um Vitória SC personalizado que trouxe como principais objetivos defender de forma coesa, condicionar o jogo ofensivo encarnado e partir de forma rápida para o ataque.
O Benfica chegou ao golo numa grande penalidade, mas esta desvantagem do Vitória não belisca em nada a prestação muito bem conseguida que teve nos primeiros 45 minutos.



O segundo tempo começou como foi o maior tempo de jogo da primeira parte. O Benfica com bola, tranquilidade e paciência na procura de penetrar na defensiva do Vitória, teve perto de ampiar a vantagem, valeu ao Vitória Miguel Silva, que por duas vezes negoi o golo a Alex Grimaldo, primeiro com um enorme passe de Franco Cervi e posteriormente por Zivkovic. Excelentes momentos do guardião do Vitória SC!
Aos 60 minutos, lance pela direita por Zivkovic, vira o flanco para Grimaldo e o lateral canhoto do Benfica a desferir um remate forte com a bola ainda a bater no relvado e a obrigar Miguel Silva a defesa apertada.
Aos 75 minutos, canto batido pela direita do ataque encarnado, a bola chega a Jardel, mas o central encarnado atirou ao lado.
Neste segundo tempo, o Vitória preocupou-se quase exclusivamente em defender e no ataque pouco ou nada incomodou Bruno Varela.
Aos 77 minutos e com o Benfica já a jogar numa espécie de 4-4-2 depois da entrada de Raúl Jiménez, Zivkovic lança o avançado mexicano no corredor, este na profundidade cruza de "letra", onde a boca da baliza, Jonas de cabeça amplia a vantagem do Benfica!
A cinco minutos dos 90, Zivkovic aproveita um passe errado de Hélder Ferreira, sai disparado rumo a baliza de Miguel Silva, remata cruzado, mas a bola a sair ao lado do poste esquerdo.
Aos 87 minutos, livre direto para o Vitória, bem batido por Matheus que obrigou Varela a uma defesa apertada. O melhor que o Vitória fez no segundo tempo.
Já na compensação, Seferovic surge em zona favorável para voltar aos golos mas atira por cima!


Como já tem sido habitual nos últimos jogos do Benfica, a maturidade, tranquilidade e a paciência têm sido as palavras de ordem para conseguirem chegar ao triunfo.
Hoje o Benfica conseguiu uma vitória complicada, não pelo perigo que o Vitória causou na globalidade dos 90 minutos, mas pelas dificuldades que causou ao Benfica para que pudesse conseguir os três pontos.
O Benfica para além da qualidade de jogo que mostrou,teve sempre discernimento, mesmo quando o resultado estava na margem mínima.
O Vitória SC nunca procurou tirar mais dividendos e ser atrevido, em busca do empate. No entanto, a equipa de José Peseiro teve principalmente na primeira parte, uma postura agradável, onde taticamente foi quase irrepreensível, mas no segundo tempo, limitou-se quase a defender.
Em suma fica uma vitória importante, mas difícil do Benfica, perante uma equipa personalizada do Vitória SC que quase se limitou a defender e, defendeu quase sempre bem.
Com este desfecho, o Benfica fez o que tinha que fazer para se manter na luta pelo título e para provisoriamente assumir a liderança, visto que o FC Porto só joga na segunda-feira diante o Belenenses no Estádio do Restelo.



A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...