Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 28° jornada: SC Braga vs Sporting CP (1-0)



A jornada 28 da Liga NOS trouxe até nós um jogo grande. SC Braga e Sporting CP defrontaram-se na Pedreira de Braga.

Jorge Jesus sem poder contar com William Carvalho, passou a responsabilidade para Rodrigo Battaglia de jogar a frente da defesa e Marcos Acuña voltou ao corredor esquerdo substituindo Rúben Ribeiro.

Um início de jogo em que o Sporting se impôs desde logo e foi encostando a equipa de Abel Ferreira a sua zona mais defensiva. Não conseguiu criar oportunidades claras de golo, mas criou um frisson junto da baliza de Matheus.
Aos 10 minutos, Gelson na direita cruza para a área onde Bas Dost deslocado atira de cabeça, mas ao lado.
A equipa do SC Braga sentia dificuldades em assentar o seu jogo e em chegar perto da baliza de Rui Patrício.
Foi assim nos primeiros 16 minutos da partida.
Com 20 minutos jogados, Bruno Fernandes trabalha bem na zina central, coloca a bola em Acuña, o argentino cruza tenso, valeu Raúl Silva a cortar. Continua a criar frisson a equipa de Jorge Jesus!
Com o passar dos minutos a equipa de Abel foi subindo as linhas, crescendo na partida, estabilizando a sua estratégia e chegando com mais frequência ao último terço do terreno.
Aos 28 minutos,lance ofensivo do SC Braga pelo lado esquerdo, a bola a ser lançada para Wilson Eduardo, Mathieu atrapalha Rui Patrício e Wilson por muito pouco não consegue abrir o ativo na Pedreira!
Pouco depois da meia hora, Bruno Fernandes recebe a bola a zona central já dentro da área e a meia volta remata, mas a bola a sair a figura de Matheus.
Perto dos 45 minutos, Gelson incompreensivelmente simula falta de Paulinho, a bola sobra para Ricardo Horta que cruza de forma tensa,Mathieu esturvado por Esgaio e na tentativa de fazer o corte, coloca a bola dentro da baliza. No entanto, como a jogada é analisada desde o seu início, o video-árbitro juntamente com o árbitro entenderam que Paulinho tocou em Gelson Martins. O que pelas várias imagens que passaram, não descortinei qualquer falta do jogador do SC Braga.
De dizer que Gelson com esta queda numa zona do terreno perigosa, podia comprometer(como comprometeu) a equipa.

Uma primeira parte bem disputada, intensa e com momentos distintos nestes primeiros 45 minutos. O Sporting a entrar bem na partida, a pegar no jogo e a empurrar o SC Braga para a sua zona mais recuada. Com o passar dos minutos, a equipa de Abel subiu as suas linhas, pegou no jogo e passou a jogar mais no meio campo dos "leões".
Perto do final surgiu a situação do golo anulado ao SC Braga, onde considero que o árbitro foi manifestamente infeliz na decisão.

No segundo tempo, a equipa do SC Braga entrou bem, apresentou-se subida no terreno, pegou no jogo e aos 50 minutos teve mesmo a possibilidade de abrir o ativo. Livre batido do lado direito do ataque dos "Gverreiros", a bola é colocada em Raúl Silva que não acerta bem na bola, o esférico sobra para Paulinho, valeu Contrão a fazer o corte para canto.
Com 60 minutos de jogo, o Braga mantinha a toada com que entrou após o interregno,subido, com uma boa dinâmica, agressivo e incomodativo, enquanto a equipa do Sporting não conseguia aparecer na partida nem chegar com qualidade ao último terço do terreno.
Aos 68 minutos, André Horta a receber a bola na zona central, progride sem oposição, remata forte com a bola a sair muito perto do poste direito da baliza de Rui Patrício.
Na resposta, Bruno Fernandes, da mesma forma do jogador do SC Braga, remata fortíssimo com a bola a não sair muito longe da trave da baliza de Matheus.
Numa das raras chegadas com qualidade do Sporting a baliza do SC Braga nesta segunda parte, Rúben Ribeiro na esquerda, flete para a zona central, remata sem preparação e Matheus sem ver a bola partir, a defender com dificuldades. Bom momento do Sporting!
Aos 82 minutos, jogada rapidissima do SC Braga, com Dyego Sousa abrir em Ricardo Esgaio, este cruza rasteiro para o segundo poste, mas nem Paulinho nem Dyego Sousa conseguem o desvio. Que oportunidade para os "Gverreiros"!
Aos 87 minutos, livre batido para a área, após um primeiro toque, Vukcevic ao segundo poste,cabeceia para o meio da área onde surge Raúl Silva que de cabeça faz o primeiro golo na Pedreira de Braga!

A vitória sorriu ao SC Braga num jogo intenso, duro, mas que a meu ver dignificou o futebol português.
O Sporting entrou bem, assumiu as despesas do jogo, mas com o passar do tempo, a equipa de Abel encaixou na estratégia de Jorge Jesus e nunca mais se perdeu. Passou a jogar mais no meio campo leonino e o Sporting passou a ter mais dificuldades no jogo.
No segundo tempo, houve pouquíssimo Sporting para quem queria estar na luta pelo título e cresceu uma equipa de "Gverreiros" que demonstraram que queriam o terceiro lugar da Liga NOS.
Muito stress neste jogo, muito querer, muitas quezílias, mas é de elogiar as equipas,que, repito, dignificaram o futebol português, ao contrário dos dirigentes ao longo de toda a semana.
Em suma,fica um excelente jogo de futebol, que decidiu a luta do Sporting CP pelo título e galvanizou o SC Braga no objetivo de chegar ao terceiro lugar, visto que agora está apenas a 1 ponto.

A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...