A jornada 28 da Liga NOS trouxe até nós um jogo grande. SC Braga e Sporting CP defrontaram-se na Pedreira de Braga.
Jorge Jesus sem poder contar com William Carvalho, passou a responsabilidade para Rodrigo Battaglia de jogar a frente da defesa e Marcos Acuña voltou ao corredor esquerdo substituindo Rúben Ribeiro.
Um início de jogo em que o Sporting se impôs desde logo e foi encostando a equipa de Abel Ferreira a sua zona mais defensiva. Não conseguiu criar oportunidades claras de golo, mas criou um frisson junto da baliza de Matheus.
Aos 10 minutos, Gelson na direita cruza para a área onde Bas Dost deslocado atira de cabeça, mas ao lado.
A equipa do SC Braga sentia dificuldades em assentar o seu jogo e em chegar perto da baliza de Rui Patrício.
Foi assim nos primeiros 16 minutos da partida.
Com 20 minutos jogados, Bruno Fernandes trabalha bem na zina central, coloca a bola em Acuña, o argentino cruza tenso, valeu Raúl Silva a cortar. Continua a criar frisson a equipa de Jorge Jesus!
Com o passar dos minutos a equipa de Abel foi subindo as linhas, crescendo na partida, estabilizando a sua estratégia e chegando com mais frequência ao último terço do terreno.
Aos 28 minutos,lance ofensivo do SC Braga pelo lado esquerdo, a bola a ser lançada para Wilson Eduardo, Mathieu atrapalha Rui Patrício e Wilson por muito pouco não consegue abrir o ativo na Pedreira!
Pouco depois da meia hora, Bruno Fernandes recebe a bola a zona central já dentro da área e a meia volta remata, mas a bola a sair a figura de Matheus.
Perto dos 45 minutos, Gelson incompreensivelmente simula falta de Paulinho, a bola sobra para Ricardo Horta que cruza de forma tensa,Mathieu esturvado por Esgaio e na tentativa de fazer o corte, coloca a bola dentro da baliza. No entanto, como a jogada é analisada desde o seu início, o video-árbitro juntamente com o árbitro entenderam que Paulinho tocou em Gelson Martins. O que pelas várias imagens que passaram, não descortinei qualquer falta do jogador do SC Braga.
De dizer que Gelson com esta queda numa zona do terreno perigosa, podia comprometer(como comprometeu) a equipa.
Uma primeira parte bem disputada, intensa e com momentos distintos nestes primeiros 45 minutos. O Sporting a entrar bem na partida, a pegar no jogo e a empurrar o SC Braga para a sua zona mais recuada. Com o passar dos minutos, a equipa de Abel subiu as suas linhas, pegou no jogo e passou a jogar mais no meio campo dos "leões".
Perto do final surgiu a situação do golo anulado ao SC Braga, onde considero que o árbitro foi manifestamente infeliz na decisão.
No segundo tempo, a equipa do SC Braga entrou bem, apresentou-se subida no terreno, pegou no jogo e aos 50 minutos teve mesmo a possibilidade de abrir o ativo. Livre batido do lado direito do ataque dos "Gverreiros", a bola é colocada em Raúl Silva que não acerta bem na bola, o esférico sobra para Paulinho, valeu Contrão a fazer o corte para canto.
Com 60 minutos de jogo, o Braga mantinha a toada com que entrou após o interregno,subido, com uma boa dinâmica, agressivo e incomodativo, enquanto a equipa do Sporting não conseguia aparecer na partida nem chegar com qualidade ao último terço do terreno.
Aos 68 minutos, André Horta a receber a bola na zona central, progride sem oposição, remata forte com a bola a sair muito perto do poste direito da baliza de Rui Patrício.
Na resposta, Bruno Fernandes, da mesma forma do jogador do SC Braga, remata fortíssimo com a bola a não sair muito longe da trave da baliza de Matheus.
Numa das raras chegadas com qualidade do Sporting a baliza do SC Braga nesta segunda parte, Rúben Ribeiro na esquerda, flete para a zona central, remata sem preparação e Matheus sem ver a bola partir, a defender com dificuldades. Bom momento do Sporting!
Aos 82 minutos, jogada rapidissima do SC Braga, com Dyego Sousa abrir em Ricardo Esgaio, este cruza rasteiro para o segundo poste, mas nem Paulinho nem Dyego Sousa conseguem o desvio. Que oportunidade para os "Gverreiros"!
Aos 87 minutos, livre batido para a área, após um primeiro toque, Vukcevic ao segundo poste,cabeceia para o meio da área onde surge Raúl Silva que de cabeça faz o primeiro golo na Pedreira de Braga!
A vitória sorriu ao SC Braga num jogo intenso, duro, mas que a meu ver dignificou o futebol português.
O Sporting entrou bem, assumiu as despesas do jogo, mas com o passar do tempo, a equipa de Abel encaixou na estratégia de Jorge Jesus e nunca mais se perdeu. Passou a jogar mais no meio campo leonino e o Sporting passou a ter mais dificuldades no jogo.
No segundo tempo, houve pouquíssimo Sporting para quem queria estar na luta pelo título e cresceu uma equipa de "Gverreiros" que demonstraram que queriam o terceiro lugar da Liga NOS.
Muito stress neste jogo, muito querer, muitas quezílias, mas é de elogiar as equipas,que, repito, dignificaram o futebol português, ao contrário dos dirigentes ao longo de toda a semana.
Em suma,fica um excelente jogo de futebol, que decidiu a luta do Sporting CP pelo título e galvanizou o SC Braga no objetivo de chegar ao terceiro lugar, visto que agora está apenas a 1 ponto.
A Bola É De Todos
Comentários
Enviar um comentário