Avançar para o conteúdo principal

Uefa Europa League: Viktoria Plzeň vs Sporting CP (2-1)



O Estádio Doosan Arena recebeu a 2° mão dos Oitavos de final da Europa League com a equipa da casa, o FC Viktoria Plzeň a receber o Sporting CP.


Jorge Jesus desenhou um 11 inicial com Petrovic no miolo, passando Battaglia para lateral direito. Mas o principal destaque foi a titularidade de Bas Dost.


A jogar num esquema de 4-3-3, com Bruno Fernandes e Bryan Ruiz a estarem a frente de Petrovic no meio campo leonino, o Sporting viu o Viktoria Plzeň chegar ao golo aos 6 minutos. Canto curto, a bola é colocada em Kovaric, este cruza para a área onde aparece Bakoš, que de cabeça tira a bola do alcance de Rui Patrício e abre assim o ativo no Doosan Arena. No entanto, o golo deveria ser anulado porque na altura do cruzamento, Bakoš está adiantado.
Com meia hora de jogo e para além do golo, não existiam momentos dignos de registo para nenhum dos lados.
O Sporting tinha mais posse de bola, mas sentia dificuldades na construção fazendo com que Bruno Fernandes não tivesse uma posição definida em muitos momentos. Para além disso, a equipa leonina não conseguia criar um perigo efetivo para a baliza do Plzeň.
A equipa checa, criava problemas ao Sporting na construção do seu jogo, assim como quando recuperava a bola, onde mostrava agressividade e alguma rapidez nos processos.
Aos 39 minutos, Battaglia na direita, coloca em Bruno Fernandes, com este a cruzar de forma antecipada para a área onde Dost "amortece" a bola para Bryan Ruiz e o costa-riquenho completamente solto e na cara do guarda-redes, atira displicentemente para fora!!! Que perdida!!!!



No segundo tempo, o Sporting, por intermédio de Bruno Fernandes, parecia querer mudar a história deste jogo. Quer pela forma como falava comos colegas, assim como na postura como estava em campo.
Aos 5 minutos, Fernandes remata forte, para defesa incompleta de Hruska, na recarga e com oposição, Acuña atira ao poste, na segunda tentativa atira por cima! Grande oportunidade leonina para chegar ao empate e ganhar tranquilidade na eliminatória.
O Plzeň sentia dificuldades em ter bola, mas principalmente criar jogo ofensivo perto da baliza de Rui Patrício. Até que aos 62 minutos a equipa checa através de Havel esteve muito perto de igualar a eliminatória, depois de um cruzamento da esquerda, surge em zona frontal e cabeceia por cima, mas muito perto da barra.
Logo de seguida, o Plzeň chega ao 2-0! Havel numa zona mais interior, procura a linha de fundo, cruza atrasado onde aparece Bakoš que após falha defensiva, bate Patrício sem dificuldades. De referir, a meu ver, André Pinto fica muito mal na fotografia. O central leonino desconcentrado na marcação deixa fugir o capitão da equipa checa.
Na entrada para os últimos 10 minutos da partida, Gelson surge pelo lado direito, remata forte e obriga Hruska a defesa apertada.
Já depois do minuto 90, Montero na direita chuta para a frente, Bas Dost acredita e ganha ao central do Plzeň e ganha uma grande penalidade numa altura crucial e decisiva da partida. Na conversão o holandês displicente, remata para o meio onde Hruska defende e na recarga, Bruno Fernandes atira por cima. Inacreditavel!!!

O jogo vai ter mais 30 minutos de futebol!


Aos 92 minutos, Havel na área, remata, Rui Patrício defende, mas o esférico fica solto. A sorte foi não ter aparecido nenhum jogador do Plzeň, ficando apenas Piccini.
Ao minuto 99, Bruno Fernandes cruza para a área onde aparece Bryan Ruiz de cabeça a obrigar Hruska a uma excelente intervenção.
Em cima do interregno, o Sporting conseguiu chegar ao precioso golo! Canto de Bruno Fernandes e Rodrigo Battaglia a desviar para o golo leonino!

Ao início do segundo tempo do prolongamento (107m), depois de um canto, Hejda cabeceia ao segundo poste, valeu Patrício a defender!
Aos 117 minutos, Petrzela remata de fora da área, a bola sofre um desvio e a bola passa muito perto do poste!


Na minha forma de analisar, o Sporting sofreu para manter o sonho vivo de ir longe nas competições europeias por culpa própria. Teve oportunidades claras para marcar, quer por Bryan Ruiz (1° parte),por Acuña(2° parte) e na grande penalidade falhada de Bas Dost. Mas parece-me principalmente que Jorge Jesus não deu ao jogo a abordagem correta.
Para mim, como adepto do futebol é complicado entender como Jorge Jesus com 2 laterais direitos de raiz, coloca Rodrigo Battaglia como lateral, onde ele por mais que se esforce, não consegue ser um jogador útil para a equipa.
Depois colocar um jogador como Piccini que vem de lesão quando o jogo esta com ritmo não digo alto, mas com um nível de jogo mexido o suficiente para que o italiano sentisse dificuldades em entrar no jogo.
De qualquer forma e depois de vencer a primeira mão em casa sem consentir nenhum golo, os "Leões" passam bem a eliminatória.

Amanhã, sexta-feira, ficaremos a saber qual será o adversário do Sporting para os Quartos de final da competição.



A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...