Avançar para o conteúdo principal

Grazie Fabio!









Caros leitores, no futebol, fala-se tanto do que não interessa quando se deveria dar destaque e com um ênfase bem acentuado a um dos melhores treinadores do futebol mundial que decidiu colocar um ponto final na sua longa caminha no mundo do futebol.

Fabio Capello aos 71 anos decidiu que estava na altura de abandonar em definitivo o mundo da "bola" depois de tantos anos em que serviu ao mais alto nível a modalidade.

Nascido em San Canzian d'Isonzo, Itália, começou a carreira de futebolista no SPAL e posteriormente jogou na AS Roma, Juventus e AC Milan até que em 1991 abraçou a liderança a partir do banco. Com duas passagens pelo Milan, onde obteve desde logo sucesso,
conquistando quatro título da Seria A italiana, três Taças de Italia e chegou de forma consecutiva a três finais da Champions League.
entre as passagens pelo clube 'Rossoneri', fica uma época ao serviço do Real Madrid. Nos 'Merengues', Capello pegou na equipa com esta a figurar no 6° lugar e terminou a época conquistando o título espanhol.
Teve também passagens pela AS Roma onde foi Campeão italiano e venceu uma Taça de Itália. Seguiu-se a 'Vecchia Signora' onde também conquistou o 'Scudetto' por duas ocasiões, embora esses títulos tenham sido retirados devido ao famoso "Calciopoli".
Voltou a Madrid, onde sagrou-se novamente campeão pelo Real. Na segunda temporada não correu como esperado e abandonou o clube. Mais tarde dirigiu a Seleção inglesa, posteriormente a Seleção Russa. Nesta época 17/18 Fabio Capello abraçou o projeto chinês do Jiangsu Suning, projeto esse que agora terminou.


Fabio Capello é daqueles treinadores que não são precisas muitas palavras para o definir nem são precisas palavras para o elogiar. Os títulos que conquistou falam por si e a postura com que sempre abraçou a liderança em todos os clubes mostram o respeito e o que ele próprio significa para o futebol mundial.

Capello, 'Don General' como também é conhecido, é uma lenda viva do futebol internacional e nós, como amantes do desporto rei, só podemos agradecer o privilégio pelo tempo em que esteve no ativo e pelos ensinamentos que indiretamente nos passou.


Em nome de A Bola É De Todos, deixo um agradecimento a Fábio Capello pela imagem que criou junto da modalidade e pela forma correta e digna com esteve sempre no mundo do futebol.





A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercado: AC Milan contrata André Silva (FC Porto)

Caros leitores, está confirmada a primeira venda do FC Porto. André Silva, a mais jovem pérola dos "dragões" foi vendido ao AC Milan por 38 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos. O Internacional português assinou um contrato com vínculo para as próximas cinco temporadas, ou seja até 2022. Penso que foi uma excelente venda. E olhando as necessidades atuais do FC Porto, os valores em cima da mesa tornaram-se irrecusáveis. Mas tal como disse nos jogadores do Benfica, com uma cláusula se rescisão de 60 milhões de euros, poderiam ter esticado um pouco mais, olhando à juventude, potencial e qualidade que apresenta neste momento. As prestação do jogador durante a temporada, e sendo já internacional A e titular na Seleção, deveriam ter sido fatores para fazer subir a parada. Pelo menos os 40 milhões de euros "limpos". Não tenho dúvidas que noutros tempos Jorge Nuno Pinto da Costa, recusaria prontamente esta proposta do Milan pelo jogador. Mas a necessidade d...

Mercado de transferências: "Money Talks"

A fortuna fala cada vez mais alto no mundo do futebol. Fortuna essa que "nasce" nas terras das arábias e nos negócios dos multimilionários asiáticos e russos. Contratar alguns dos melhores jogadores do mundo, ou 'craques' que estão a ser destaque em devida altura, fazem com que o desporto rei se torne um "hobby" para quem não tem noção e na verdade não sabe valorizar o significado de ter milhões e milhões de euros. Neste mercado de transferências tendo em vista a preparação da temporada 17/18, equipas como o Manchester City e o AC Milan, estão dispostos a tudo para vencer titulos imediatamente e para voltarem a ser destaques no futebol mundial. A equipa do sheik Mansour bin Zayed Al Nayan, até ao momento gastou em apenas 6 jogadores, um valor de 240 milhões de euros. Valor que pode aumentar mediante os objetivos definidos nos contratos dos jogadores. A maior curiosidade nestas contratações, principalmente pela exorbitância gasta, é que com a exceçã...

Ainda se lembra de... Juninho Pernambucano

Esta semana a nossa rubrica "Ainda se lembra de..." fala português...do Brasil. O seu nome é Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mas para o mundo do futebol o seu nome é...Juninho Pernambucano! Nascido no Recife, Pernambuco, no dia 30 de Janeiro de 1975, Juninho iniciou o seu percurso no futebol com 16 anos de idade no clube da sua terra, o Sport Clube Recife. Passados pouco mais de dois anos, Juninho foi chamado à equipa principal onde no ano de 1993( 11 de Novembro) fez a sua estreia. Destacou-se com a camisola do "Leão", tornou-se numa referência da equipa, um idolo para a massa associativa do Sport e suaz exibições e os seus golos de livre começaram 'aqui' a ser famosos, com tudo isto, começou a cobiça de clubes de maior dimensão. O Vasco da Gama, fez uma proposta que foi aceite e em 1995 Juninho integrou " o gigante da colina" . Teve dificildades em cimentar-se na equipa titular onde só em 1997 conseguiu ter a importância desejada...