Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 29° jornada: FC Porto vs D. Aves(2-0)






O Estádio do Dragão recebeu o jogo entre o FC Porto e o Desportivo das Aves, referente à 29° jornada da Liga NOS.


Sérgio Conceição apresentou um onze com duas alterações, em relação ao jogo da jornada 28 diante o Belenenses. Maxi Pereira cedeu o lugar a Otávio e Ivan Marcano regressa após cumprir castigo, relegando Osório para fora dos convocados.


Desde logo o FC Porto pegou nas rédeas do jogo com o Aves a limitar-se apenas a manter um posicionamento assertivo. Aos 5 minutos de jogo, Ricardo pelo lado direito, cruza com a bola a bater num adversário sobe e na tentativa de colocar a bola na área, chega-se Felipe e o jogador do Aves, Tissone, que dá um toque na perna de Ricardo, com o árbitro Nuno Almeida a assinalar grande penalidade. Na conversão, Alex Telles, com um remate fortíssimo não deu hipótese a Adriano.
De seguida, mais um lance ofensivo do FC Porto, com a defensiva do Aves a tentar tirar a bola da sua zona defensiva, Otávio procurou fazer o corte e nessa iniciativa, o médio do FC Porto é feliz com a bola a ressaltar para a baliza e a bater novamente Adriano. Estava assim feito o 2-0 no Dragão!
Numa rara subida de contra-ataque da equipa do Aves, Amiton é isolado por Guedes, mas o avançado avense mostrou muita displicência e Telles fez o corte. Que oportunidade desperdiçada!
Aos 23 minutos, mais uma jogada de ataque do FC Porto, que culmina com um remate forte de Yacine Brahimi que Adriano se opõe com muita qualidade e desvia para canto.
Com meia hora de jogo, os "Dragões" mantinham maior superioridade em todas as fases do jogo, mas a equipa de José Mota estabilizou e começou a sair da sua zona defensiva com mais qualidade pecando muitas vezes no momento de criar um perigo efetivo para a baliza de Iker Casillas.
Aos 35 minutos, jogada de Aboubakar pelo lado direito, onde procura a profundidade, cruza atrasado para a entrada da área onde surge Brahimi lançado a rematar de primeira à barra da baliza de Adriano. Excelente jogada da equipa de Sérgio Conceição.
Em cima do intervalo, jogada individual de Herrera dentro da área, que termina com um remate do mexicano que Adriano defendeu a dois tempos.

Uma primeira parte com clara superioridade do FC Porto, com mais bola, mais qualidade de jogo, perante um Desportivo das Aves que inicialmente sentiu dificuldades em assentar o seu jogo e só depois dos 25 minutos começou a subir mais no terreno e a chegar ao último terço do terreno, mesmo sem ser incomodativo.
Em três minutos o FC Porto conseguiu uma vantagem confortável e justa até ao momento.


O segundo tempo começa com a equipa do Aves subida e a querer mudar o rumo dos acontecimentos, mas aos 56 minutos Soares com um cabeceamento testou atenção de Adriano.
Pouco depois foi Aboubakar que com um remate forte obrigou Adriano a uma excelente intervenção.
Aos 81 minutos Alex Telles com um livre direto obriga Adriano a defesa apertada.
O Desportivo das Aves só na reta final melhorou e aos 90 minutos conseguiu ter um momento digno de registo com Hamdou a enviar a bola ao ferro da baliza de Iker Casillas.


Uma vitória justa do FC Porto que foi melhor em todos os momentos do jogo. Os "Dragões" jogaram o suficiente para levar de vencida a equipa do Aves, que defendeu bem mediante as suas possibilidades, mas nunca soube atacar da melhor maneira ao ponto de ser incomodativo.
O Desportivo das Aves demorou a estabilizar o seu jogo e só depois da meia hora conseguiu construir com algum critério. Na saída para o ataque, mas faltou sempre qualidade na altura da decisão.
No segundo tempo a equipa de José Mota parecia querer mexer com o jogo, mas foi o FC Porto sempre a comandar o rumo da partida. Apenas na parte final o Aves "aqui e ali" tentou dar um ar da sua graça.

Em suma fica uma vitória tranquila do FC Porto que nunca foi colocado a prova pela equipa do Desportivo das Aves.
Com este desfecho, os azuis e brancos continuam assim a 1 ponto da liderança e deixa a jornada 30 ainda com uma maior expectativa. O clássico do Estádio da Luz marcado para o próximo domingo terá todos os condimentos para ser um jogo de grande espetáculo e que dignifique verdadeiramente o futebol português.




A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...