Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: 29° jornada: V. Setúbal vs Benfica(1-2)



A jornada 29 da Liga NOS jogou-se no Estádio do Bonfim, com o Vitória local, a receber o Benfica, novo líder do campeonato.


Rui Vitória desenhou para esta partida o 11 habitual, mas no entanto, uma dor na zona lombar deixou Jonas de fora da lista para o jogo,fazendo assim uma baixa de última hora. Raúl Jiménez foi o escolhido pelo treinador ribatejano para jogar na frente de ataque encarnada.


O jogo começa praticamente com o golo do Vitória de Setúbal! O Benfica procurava pegar no jogo, mas em cima do minuto 3, Nuno Pinto na esquerda cruza para o lado contrário, onde no segundo poste surge Costinha que aproveita uma desatenção de Alex Grimaldo e com um remate cruzado bate Bruno Varela que nada conseguiu fazer para impedir o golo sadino. Estava assim aberto o ativo no Bonfim!
A equipa de Rui Vitória procurou reagir ao golo sofrido com Jiménez a colocar a bola em Franco Cervi que aos 7 minutos teve perto do empate com um remate forte que saiu ao lado do poste esquerdo da baliza de Cristiano.
Com 20 minutos de jogo e depois de sentir dificuldades em assentar o seu jogo devido ao Vitória jogar com as linhas juntas, o Benfica tentava acelerar os processos ofensivos e assim criar perigo efetivo junto da baliza sadina,mas até ao momento sem sucesso.
O Vitória de Setúbal, defendia de forma junta e até ao momento coesa e quando subia no contra-ataque, não criava perigo efetivo, mas deixava a defesa do Benfica em alerta.
Aos 25 minutos, Pizzi no lado direito, flete para dentro e cruza de pé esquerdo, Jardel na área "penteia" a bola e obriga Cristiano a uma excelente defesa.
Logo de seguida, Grimaldo coloca a bola em Zivkovic, que cruza de forma tensa e Cervi a desviar com a bola a passar muito perto do poste esquerdo de Cristiano. Que perigo!
Esta jogada foi uma premonição do que viria acontecer de seguida! Rafa na direita, cruza largo e antecipadamente para o segundo poste onde livre de marcação surge Raúl Jiménez que não perdoa e faz a igualdade na partida!
Depois de chegar ao golo, o Benfica aumentou a sua intensidade ofensiva, com bons e rápidos processos em busca do golo da vantagem.
O Vitória de Setúbal por outro lado, tinha como maior preocupação, manter um posicionamento correto, com olhos postos no seu contra-ataque.


Uma primeira parte onde o Vitória de Setúbal entrou praticamente a vencer. O Benfica sentiu dificuldades em construir o seu jogo devido ao bom posicionamento defensivo da equipa sadina, mas perto da meia hora chegou ao empate, quando já se justificava.
Depois do golo, a equipa encarnada pegou em definitivo na partida, com o corredor esquerdo a demonstrar o habitual entrosamento e rapidez de processos, mas sem conseguir chegar ao interregno em vantagem.
A eficácia da equipa de José Couceiro é um dado importante desta primeira parte, assim como a reação encarnada que sem o melhor marcador da Liga NOS conseguiu chegar ao empate e com isso estabilizou e passou a jogar com o seu habitual ADN.


Na segunda parte, o Benfica procurou chegar ao golo que lhe permitisse passar para a frente do marcador. Pegou no jogo praticamente desdo reatar da partida, muita bola no último terço do terreno, mas com 60 minutos de jogo, sem conseguir efetivar essa maior superioridade sobre a equipa da casa.
O Vitória de Setúbal não conseguia chegar com frequência perto da baliza de Varela, preocupando-se mais em defender.
Aos 62 minutos, bom trabalho da equipa sadina, com a bola a ser colocada em Costinha, que trabalha bem sobre o jogador do Benfica, coloca em Edinho que no coração da área e sem marcação, atira muito por cima. Que perdida!!!
Três minutos depois, foi a vez de André Pereira que de fora da área, remata forte com a bola a não sair muito longe do poste direito da baliza de Bruno Varela!
A melhor fase do Vitória nesta segunda parte!
Na entrada para o último quarto de hora da partida, o Vitória estava melhor na partida, mais rápido, mais pressionante, enquanto a equipa de Rui Vitória estava lenta na transição e novamente com dificuldades na construção do seu jogo assim como penetrar na zona defensiva do Vitória de Setubal, nomeadamente na zona central.
Aos 83 minutos Seferovic cruza para a área onde Jiménez com um pontapé de bicicleta testou atenção de Cristiano que defendeu de forma fácil.
De seguida, Sálvio isolou-se mas a rematar de pé esquerdo, muito, muito torto!
Passados 40 segundos do minuto 90, Jiménez com sorte no ressalto deixa sem querer a bola em Sálvio que trabalha bem sobre o lateral e sofre grande penalidade de Luis Felipe, jogador acabado de entrar na equipa do Vitória. Na conversão, Raúl Jiménez coloca a bola bem junta ao poste direito e mesmo com Cristiano a estirar-se, coloca o Benfica passou na frente do marcador!

Uma vitória muito dificil, mas justa do Benfica num jogo onde o Vitória de Setúbal valorizou e muito estes três pontos conseguidos antes do clássico diante o FC Porto no próximo domingo.
A equipa de José Couceiro teve, a meu ver, uma postura digna, com uma estratégia bem definida, mostrou inicialmente eficácia e teve, a meu ver, nos pés de Edinho o momento do jogo, onde podia ter complicado e muito a vida ao Benfica.
O Benfica como não pôde contar com Jonas, teve que mudar um pouco a sua estratégia, com outras nuances dentro do sistema tático habitual,sentiu dificuldades em pensar e assentar o seu jogo, mas com o passar dos minutos foi conseguindo criar situações claras onde já justificava o golo na altura que conseguiu a igualdade.
No segundo tempo, pegou no jogo em busca do golo que desse a vantagem, o Vitória depois de passar os primeiros 15 minutos a defender, passou para cima na partida, podia ter passado de novo para a frente do resultado, não conseguiu, marcou o Benfica já fora do tempo regulamentar, mas que traz também justiça ao resultado.

Em suma, fica um excelente jogo de futebol, com um Vitória de Setúbal personalizado, que repito, valorizou e muito a vitória do Benfica, que não fez um grande jogo, mas que demonstrou a tal fibra de campeão.
São estes jogos que fazem um campeão Nacional!



A Bola É De Todos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...