Avançar para o conteúdo principal

Liga NOS 17/18: Fim!




Boas tardes meus estimados leitores...que saudades que já tinha de partilhar algo convosco!!!

Pois bem, agora que terminou a atribulada edição da Liga NOS 17/18, chegou a altura de felicitar o novo Campeão Nacional, o FC Porto, mas também fazer um balanço do bom e do mau que se viveu esta temporada.

Começando desde já pelo mau, de forma a arrumar rapidamente e para procurar esquecer a má imagem do futebol português que foi criada por muitas pessoas. Esta temporada teve momentos inacreditáveis . Nunca vi tantas pessoas do futebol a denegrir o seu 'ganha pão'.
Foi ridículo o espetáculo montado fora dos relvados,quando houve tantos motivos de interesse, não só pela competitividade vivida na tabela classificativa (algo que não acontecia há muito, muito tempo!), como também pelos grandes momentos que os jogadores proporcionaram dentro dos relvados.
Uma temporada inteira onde as quezílias,a mesquinhez e a má fé foram quase diárias.
Quis deixar esta nota sublinhada a vermelho, porque de fato é algo que deve ser analisado pelas instâncias competentes de forma a punir severamente quem faz mal à modalidade e a comunicação social,na minha formade analisar é peça fulcral para acabar com todos estas situações.
Não se deixem influenciar por palavras alheias ao que os vossos olhos conseguem enxergar. Por mais influências externas ao futebol no campo que possa existir, nada é mais forte do que a competência dos jogadores e das equipas técnicas. Que se desengane quem pensa que sim e seja humilde para admitir a falta de competência e de rigor em alguns momentos. Por vezes pode acontecer erros que não deixem vencer e,eles de fato acontecem, mas não é isso que faz ou deixa de fazer um campeão nacional.

Agora sim! Falemos do bom e do que é realmente importante,o futebol!
Como disse anteriormente, esta época teve momentos de grande interesse, com a Liga a ser muito competitiva e praticamente até ao fim.
Olhando para as equipas candidatas ao título e, começando pelo Campeão, o FC Porto conseguiu atingir o sucesso com jogadores que já pertenciam aos seus quadros. Destaco três deles que para mim foram preponderantes nesta conquista. É incompreensível como Aboubakar esteve emprestado, quando é claro para todos que é um jogador de inequívoca qualidade, Moussa Marega a jogar numa posição em que pode render e ser explosivo só trouxe benefícios à equipa e com isso, foi importantíssimo toda a temporada e sentiu-se a sua falta na manobra ofensiva da equipa. Para terminar, Ricardo Pereira que teve duas épocas emprestado ao Nice, amadureceu e hoje é um jogador muito completo que faz todo o corredor com relativa facilidade. Foi muito inteligente e está de parabéns o FC Porto quando viu potencial no jogador, emprestou sem cláusula de compra para agora tirar rendimento desportivo e mais tarde dividendos financeiros.
Quero apenas deixar uma nota sobre Herrera. O mexicano na época passada passou por muito. Os associados pediam insistentemente a sua saída,porque o jogador não dava o que podia dar à equipa. Ora, sempre procurei explicar que jogava fora do seu hábitat natural e esta época a jogar onde se sente bem, ficou patente a sua qualidade e a sua importância no grupo de trabalho.
Depois não há como fugir. Sérgio Conceição com o seu estilo muito próprio e com uma personalidade que na verdade desde há muito que não se via para os lados do Dragão, conseguiu ser um líder, apelar à união, ao espírito de sacrifício e principalmente de manter vivo o compromisso nos momentos menos bons.
Podemos dizer que foi um Porto à sua imagem. Garra, coração, amor, muito amor ao azul e branco. Parabéns ao FC Porto!

Depois, o Benfica. O mau planeamento da época, o vender jogadores importantes sem adquirir nenhum com relevância direta no 11 inicial para além de Krovinovic, podia ter sido remediada quando a equipa conseguiu chegar ao primeiro lugar, mas as más opções do treinador, foram a meu ver, o fator principal para terminar com este ciclo vencedor.
Na minha forma de analisar, o momento da época, foi na partida entre o Benfica e o FC Porto onde Rui Vitória decidiu retirar Pizzi, colocando Seferovic. Não deveria me cingir apenas a este dado, mas para mim foi um momento decisivo, não só pela forma como o jogo estava a decorrer, mas no que traria à tabela classificativa.
Mas, nem tudo está bem quando se ganha, assim como nem tudo está mau quando se perde. O bom que este Benfica teve foi "descobrir" um novo sistema, com boas nuances que eu penso que trará coisas boas no futuro. Há qualidade inegável para fazer mais e bem melhor, mas na SAD encarnada é preciso que haja alguém, quê admita os erros e dê a mão a palmatória de que houve falta de humildade em não levar a sério os rivais diretos e preferiram os euros do que reforçar devidamente o plantel.
Não digo que termina um projeto, mas que treme, treme e tudo é colocado em causa. Mas isso acontece não só no Benfica, aconteceria em qualquer equipa de topo.
Agora, é preciso definir novos alvos, porque é preciso sangue novo e de qualidade inegável. Deixar partir quem já deu muito ao clube e quem não tem a qualidade para fazer a diferença que se pensava.
É preciso não ser dependente de ninguém, mas entender a importância que este ou aquele jogador tem na equipa. E para além de Jona,s, Pizzi é um desses casos. Toco no nome do transmontano, pelas insistentes noticias que dão conta da sua saída no próximo mercado de transferências. Mesmo com a qualidade de Krovinovic, Zivkovic e o próprio Renato, caso os clubes cheguem acordo, Pizzi tem e faz coisas que os outros ainda não têm maturidade para o fazer. Pelo menos para jogar na direita pode ser uma mais valia até a nivel defensivo por tudo que já falamos ao longo das duas épocas anteriores.
Antes de ir ao mercado internacional, é necessário olhar para casa. É um ponto de partida e devem ter isso em atenção. Nesse aspeto, acredito que têm.
Para 2018/19, acredito que o plantel encarnado vai surpreender pela quantidade e qualidade dos seus jogadores.

Para terminar temos o Sporting CP. Poucas pessoas falam, olhando (compreensívelmente) para o Benfica, mas a equipa de Jorge Jesus, mesmo vencendo a Taça CTT e podendo ainda vencer a prova rainha do futebo português, a meu ver não é suficiente para montante gasto para ter um plantel de muita qualidade e com varias opções para diferentes lugares.
Os "Leões" gastaram muitos milhões de euros e mesmo relativamente aos rivais diretos que pouco abriram os cordões à bolsa, deveriam ter feito mais na Liga. Não quero com isto dizer que foi uma má época, até porque por esse caminho o Benfica deu "mais nas vistas", mas para além do dinheiro, ter o mesmo treinador, supostamente cimenta-se ainda mais uma ideia de jogo e com a qualidade e jogadores de referência internacional, esperava-se mais na luta pelo titulo.
Num aspeto o Sporting ganhou. Tem para mim o melhor jogador da Liga. Bruno Fernandes, em ano de estreia espalhou classe, golos e muito futebol na Liga portuguesa. Acho que sobre isso não haverá muitas dúvidas. Foram os 9 milhões mais bem gastos pelo Sporting nos últimos tempos.
No entanto, espera-se"finalmente" as saídas de Rui Patrício, William Carvalho e do "insatisfeito" Bas Dost e em contraste penso que Rafael Leão vai surgir insistentemente na equipa principal e será um dos destaques leoninos.

Uma palavra para as equipas que desceram até à Ledman Liga pro e em sentido inverso, aquelas que agora regressam ao escalão máximo do futebol português.

Com o desfecho da Liga, o Paços de Ferreira e Estoril-Praia descem à segunda Liga portuguesa.
A equipa da linha de Cascais tinha um plantel de muita qualidade, mas o mau arranque começou a fazer prever este final.

Não me sai da memória as imagens dos jogadores e direção do Nacional da Madeira na chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro cabisbaixos onde tinham ficado a saber à momentos que estava confirmada a descida e é também por isso que me alegra o regresso dos rubrinegros à Liga NOS.
O engenheiro Rui Alves e a equipa técnica liderada por Costinha fizeram um excelente trabalho.
A outra equipa que já fazia falta ao futebol nacional e que é a grande referência dos Açores . O Santa Clara está finalmente de regresso ao escalão principal pela mão de um treinador que eu sempre elogiei. Carlos Pinto!

Espero que esteja tudo bem convosco e com as vossas famílias. Nunca me esqueço de vocês nem da vossa fidelidade. Somos mais de 29 000!
Estamos juntos!

Um grande abraço,

A Bola É De Todos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ainda se lembra de... Álvaro Recoba

A nossa rubrica "Ainda se lembra de...", esta semana viaja até ao Uruguai, onde nasceu um dos jogadores que poderia ter sido uma estrela cintilante do futebol Mundial bem ao nível do seu pé canhoto. Adorado por Massimo Moratti,chegou a ser o mais bem pago do mundo, mas o seu desleixo, infelizmente era maior do que a vontade de vencer. Hoje é dia de revivermos, um potencial não expressado,El Chino...Álvaro Recoba! Álvaro Alexander Recoba Rivero, nasceu no dia 17 de Março de 1976 em Montevideu, no Uruguai. Desde menino que já mostrava dotes de craque e foi no Danubio que começou a dar os primeiros passos na modalidade. Depois de completar a formação no clube, em 1993 e ainda com 17 anos, Recoba passou a integrar o plantel principal. Em duas épocas, El Chino, efetuou 31 jogos,marcou 32 golos e mostrou muito do seu potencial. Por esta altura, era bem evidente que atenção dos maiores clubes do país, estivesse virada para o então jovem jogador. Em 1996, O Nacional, clube...

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibraimović celebrou no dia de ontem 36 anos... Para os meus leitores que queiram ficar a conhecer melhor este espetacular e presunçoso ponta de lança sueco, deixo-vos um artigo que escrevi em 2016. "Caros leitores, penso que este 'player' todos conhecem,acho mesmo que o mais difícil seria encontrar quem não conhecesse!  Zlatan Ibrahimović, nasceu em Malmö(Suécia) no dia 3 de Outubro de 1981. Começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no Malmö BI entre 1991 e 1998 Zlatan jogou FBK Balkan e Malmö FF. Foi no Malmö FF que começou a destacar-se fazendo com que o Ajax de Amesterdão avançasse para a sua contratação. Ibracadabra (nome que ele próprio se auto-intitulou) destacou-se ao marcar um golo que ainda hoje não é esquecido por quem o idolatra e que pode ser visto no YouTube em quase todos os videos 'dos melhores golos'. Um jogador que se destaca pela sua envergadura, e que espanta por não ser muito comum encontrar jogadores com 1.95m ter tanta técnic...

Ainda se lembra de...Paolo Maldini

O "Ainda se lembra de..." desta semana , "viajou" até Itália, mais propriamente até Milão. Como nem só de avançados, nem médios goleadores vive o desporto rei, hoje os meus estimados leitores irão reviver as memórias de um defesa central que praticava o seu futebol com classe e elegância. Para além disso,mostrou-se sempre leal ao AC Milan. Por isso e muito mais, hoje o destaque é...Paolo Maldini! Paolo Cesare Maldini, natural de Milão, nasceu no dia 26 de Junho de 1968. Filho de uma lenda do Milan, Cesare Maldini, seguiu os passos do seu pai e com 10 anos de idade iniciou a sua formação no clube 'rossoneri', mesmo sendo ele adepto da "Vecchia Signora" onde tinha Roberto Bettega como o seu maior ídolo. Começou por jogar a extremo esquerdo, passando também por ser defesa no mesmo corredor, até se figurar como defesa central, tal e qual tinha sido o seu pai. Maldini ainda jovem treinava com a equipa principal, mas não podia jogar, porque com e...